Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

RESPOSTA PARA UM CRISTÃO QUE PEDE SOCORRO

"Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, é a prova daquilo que não podemos ver" - Hebreus 11.1 (KJA)



A seguinte solicitação chegou em uma das comunidades do site Orkut onde presto colaboração:

"Tenho passado por uma fase muito ruim, espiritualmente. Já não consigo sentir tanto a presença de Deus como antes. Quando eu firmo um propósito com o Senhor, na maioria das vezes eu o quebro. Eu jejuava, orava... Me encontro no declínio espiritual muito grande. Preciso muito de ajuda, porque não é só isso que está ocorrendo. O Adversário tem lutado muito para me tirar da Casa de Deus. O que eu faço?"

A minha resposta:

Você diz que está atravessando uma fase ruim, que não sente mais a presença de Deus. Focando esta declaração sua, quero pedir que reflita sobre emoção, sensação e fé.

O crente deve palmilhar a caminhada cristã pela fé, jamais por sensações, emotivamente.

Você está doente? Triste e desaminado? É a fé que te salva! Tal declaração é de Jesus (Marcos 5.34). Com fé, invoque a Jesus em oração, porque a promessa bíblica declara que "todo aquele que o invocar será salvo" (Atos 2.21).

Eu já passei momentos bons e momentos terríveis na minha vida, tempos em que, aparentemente, nada havia para eu dizer que existia razão de existir. Se eu tivesse seguido minhas sensações teria me suicidado. Mas, fiz o contrário. Firmei meus pensamentos em Deus, acreditei que existia razão para viver, pedi orientação a Ele para encontrar meios de ajudar outras pessoas, sendo que o coração dizia para mim que quem precisava de ajuda era eu. Orei meditando na oração de Jó, ao orar pelos amigos o Senhor mudou a vida do patriarca (confira: Jó 42.10).

Isto aconteceu comigo há quase dez anos atrás. O que fiz depois dessa oração teve repercussão internacional, ecoa positivamente até o dia de hoje abençoando muitas vidas dentro e fora do Brasil (não vem ao caso detalhar porque declinei meu nome, almejando receber o galardão no céu).

"Depois disso como você está?" - talvez queira perguntar. Respondo com prazer: Houve a reviravolta e estou muitíssimo bem! Todo o mal se reverteu de maneira extraordinária. Depois dessa fase tive outros problemas. Também superei todos eles agindo da mesma maneira. Sempre haverão aflições, mas Deus é maior que todas elas e nos torna vencedores.
Ande pela fé, jamais pelas sensações. Não creia em seu coração porque todo coração é corrupto, nossos corações nos enganam, diz a Bíblia (Jeremias 17.5-9).

Deus é contigo, creia na Palavra de Deus: "Nunca te desampararei e nem te deixarei", é a promessa do Senhor para todos que o amam. Confira: Josué 1.5.
___________

Um adendo, não enviado ao solicitante de conselho: muitos problemas que atravessamos, temos parte responsável por eles existirem. Nem sempre a culpa é só dos outros. Perceber isto geralmente resolve a situação mais rapidamente.

E.A.G.

Nenhum comentário: