Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 7 de junho de 2009

Os seguidores do erro do profeta Elias e a reação de Deus

Às vezes eu paro e fico vendo e ouvindo, ou lendo, alguns irmãos em Cristo, e me entristeço. De uns tempo para cá, confesso, eles têm sido cada vez menos vistos, ouvidos ou lidos por mim. Não me sinto mais estimulado a usar meu tempo prestando atenção neles, porque não me sinto edificado com o que fazem.

Alguns cristãos agem como se a denominação evangélica onde congregam seja o caminho, a verdade e a vida. Quase chegam a declarar que a alma que não obedecer o estatuto da sua denominação não herdará o Reino de Deus. E, ainda, outros, criticam tudo e todos, talvez pensando que sofrer da falta de bom humor seja o selo de santidade do crente em Cristo. E, de todos, os irmãos mais complicados são os que confundem bom humor com ironia e pirraça.

A gota d'água que faltava para transbordar o cálice da minha paciência com esta Turma da Pesada foi ter recebido, sem perguntar nada a respeito, o depoimento de uma jovem garota. Ela disse para mim que passou a se sentir desanimada na fé após ler alguns blogs que se intitulavam como cristãos. Não citarei o nome deles aqui... Então, comecei a pensar na razão disso acontecer. Vi que o conteúdo publicado era apenas de críticas pautadas em interpretações bíblicas passíveis de contra-argumentações . Apontam problemas (ou o que interpretam como problemas), mas não mostram nenhuma solução. Isto é nefasto demais!

Essa Turma da Pesada me lembra 1 Reis 19. Um dia o profeta Elias estava muito estressado, a causa do estresse era a perseguição de Jezabel, empreendida com o objetivo de matá-lo. Ele fugiu e se escondeu numa caverna. Ficou deprimido e com pensamentos amargos. Levantou sua voz para o céu e disse para Deus que só ele era o certinho, só ele não idolatrava a Baal.

Era uma crítica sincera da parte dele, porém, equivocada. Ele falou segundo o que os olhos dele viram, era a constatação das suas observações por onde seus pés haviam pisado... Aí, então, Deus lhe deu uma repreensão. Disse-lhe: “Elias, eu tenho reservado 7 mil homens que não dobraram seus joelhos diante de Baal, teu ministério terminou, sua última missão será ungir a Eliseu em teu lugar e a Jeú rei". Fim de um magnífico ministério por causa de conclusões precipitadas!  

Sobre as considerações desses irmãos, quanto a qualidade espiritual da vida cristã nos dia de hoje, para que pudessem ser críticos justos, seria necessário que eles tivessem conhecimento da Igreja num todo para dizer o que dizem. O máximo que podem ajuizar com justiça, se não tiverem pressa para fazer conclusões, é até o lugar onde a vista deles alcança e os seus pés já pisaram. 

Deus é o único Todo-Poderoso, o único que tudo vê e tudo sabe, portanto, é o único capaz de falar em planos gerais sem errar. Isto é óbvio, mas alguns teimam em ignorar esta realidade e insistem em continuar se comportando como deuses entre nós.

Oremos pelos irmãos, imitadores do erro profeta Elias. O conteúdo da mensagem deles se consiste em criticar, apenas. Na mesma letargia do profeta, não apontam para a solução dos problemas, colocam o dedo na ferida do próximo, mas não sabem como efetuar a cura. 

2 comentários:

Anônimo disse...

É irmão Eliseu, estamos vivendo tempos difíceis, graças ao Senhor que sempre haverão remanescentes, sempre haverá adoradores em espírito e em verdade e as portas do inferno, não vão prevalecer contra a igreja do Senhor.

Unknown disse...

Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida.