Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Voltaire e a sua infeliz declaração sobre a Bíblia e a religião

Voltaire, é o pseudônimo de François-Marie Arouet, pensador francês nascido em Paris, que viveu de 1694 à 1778. Ele foi uma das figuras que através das suas obras e ideias conseguiu influenciar os maiores pensadores franceses e americanos da sua geração. Foi conselheiro de reis. Escreveu obras em quase todas as formas literárias: obras científicas e históricas; poemas; peças de teatro; romances; panfletos; ensaios; e mais de 20 mil cartas.

Filho de um tabelião parisiense, foi educado pelos jesuítas no Colégio de Clermont, onde destacou-se entre os demais alunos.

Como surgiu o ceticismo de Voltaire

Ao escrever versos irreverentes contra os governantes, foi preso na Bastilha, entre 1717 a 1718.

Devido uma discussão com o príncipe, por volta de 1718, voltou a ser preso e obrigado a exilar-se na Inglaterra. Ali, em 1733, apresentou a obra Epístola a Urânio, que continha críticas contra os dogmas cristãos.

Em 1746, obteve um lugar na Academia Francesa e foi para a corte na condição de historiógrafo real, em consequência direta a Poemas de Fontenoy, publicado um ano antes.

Em 1755, fixou-se nas proximidades de Genebra. onde chocou ao mesmo tempo católicos A Donzela de Orleans, de 1755) e protestantes (Ensaio sobre os costumes, 1756).

Refugiado em Fernay, recebia a elite européia, da qual se tornou uma espécie de consciência. Aos 84 anos de idade, foi chamado a Paris para receber um busto em sua homenagem, concedido pela Academia e Comédie Française. Cansado, morreu naquele mesmo ano.

Você sabia?

Voltaire, viveu rico e como uma celebridade. Deu preferência a sua produção épica e trágica, mas foi nos contos e nas cartas que se impôs, sendo porta-voz dos iluministas. Certa vez ele afirmou que a Bíblia Sagrada e a religião não seriam aceitas no prazo de 100 anos. Um século depois desta afirmação, a Sociedade Bíblica de Genebra comprou a editora e a residência que haviam sido de Voltaire e ali começou a imprimir as Escrituras Sagradas.

E.A.G.

Atualizado em 13 de dezembro de 2017, às 14h30.

Fontes:
Força Para Viver,  Jamie Buckingham, página 98; 1ª impressão 1987, Venda Nova, Belo Horizonte/MG - oferecido por Arthur S. DeMoss Foundation e impresso pela Editora Betânia;
Wikipédia Brasil -  https:// pt. wikipedia . org/ wiki/ Voltaire
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, volume 24, página 5981, edição 1998, Nova Cultural Ltda.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esta notícia mostra o quanto Deus é poderoso e nós limitados como vapor de Fumaça como disso Tiago.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Somos vaidade, afirma o pregador em Eclesiastes. Como a bolha de sabão, muito frágeis.

Hoje existimos e num misterioso futuro (breve ou não)logo não somos mais nada.

Por mais que os homens valorizem uma personalidade, o futuro lhe reserva o mesmo que está reservado ao mais desprezado de todos os mortais. A tumba de um cemitério.

Só Deus e a sua Palavra dura para sempre! E quem quiser ter seu futuro ao lado dEle, precisa ter a Jesus como Senhor e Salvador pessoal. Quem assim fizer, descerá para sete palmos abaixo do solo um dia, mas seu espírito descansará com o Criador.

Abraço.

Emanoel Reis disse...

Emanoel Reis,Rio de janeiro diz:

Meus irmãos, Se Voltaire tivesse aprendido com Salomão que "a morte e a vida estão no poder da lingua e aquele que a ama comerá de seu fruto"(pv18:21),sem dúvida, a sua geração futura não estaria ,até os dias de hoje,degustando este fruto amargo de sua completa ignorância!"As portas do inferno não podem prevalecer contra esta palavra tão poderosa!
Deus seja louvado,pois "toda carne é como a erva e toda a sua glória como a flor da erva,Seca-se a erva,cai-se a sua flor!(1 pe 1:24).Amém!
emanoel77@yahoo.com.br.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Emanoel

Sobre a intelectualidade, lemos nas Escrituras Sagradas o seguinte:

"O saber ensoberbece" - 1ª Corintios 8.1 (ARA).

"Não sejais sábios aos seus próprios olhos" - Romanos 12.16.

Com essas informações bíblicas, podemos ponderar que é importante adquirir cultura, porém, devemos tomar cuidado para que o nosso coração não nos engane, fazendo-nos esquecer que o Senhor é quem detém toda a sabedoria, e que a Palavra de Deus deve ser considerada a informação mais importante que temos acesso.

Abraço.

Ediênio I F Martins disse...

Meus queridos, devemos avaliar com cuidado a história. Falo que muitos dizem sem ter noção, ou mesmo para impressionar. O Voltaire disse que se " Deus não existisse, seria preciso inventa-lo". Ele era deísta. Agora o que devemos entender, de fato, sua indignação com telegráfica aos dogmas da igreja Romana, que até então, obtinha influência sobre os monarcas católicos de sua época, o que ele não aceitava em hipótese alguma.Para ele, a igreja católica aprisionava os fiéis com superstições nada haver com a doutrina propriamente bíblica, tirando a liberdade dos mesmos. Criticava a intolerância religiosa e a influência na política secular de seu tempo.
E quanto ao fato dele conhecer a BIBLIA, deixo claro que Voltaire conheciauito bem, basta ler seus escritos, exemplo: dicionário filosófico, metafísica. Ele aborda vários temas bíblicos. O que posso dizer com relação ao fato dele pronunciar ou escrever a respeito da bíblia, entendo que com a evolução científica os homens cogita que onde a ciência chega a religião não mais predomina. O ateísmo, infelismente, tem tido um índice de crescimento significativo na Europa, com relevância na Inglaterra, onde e Alemanha palco das reforma protestante. E hoje estão a míngua da incredulidade. Mas Voltaire não era ateu. De nenhuma maneira. Ele disse defendendo a existência de Deus em seu tratado filosófico metafísica:"Se existo alguma coisa existe", se referindo ao ser supremo e criador.
Um abraço e graça e paz a todos.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Ediênio.

O artigo que publiquei, e estamos a trocar nossas postagens, não afirma se Voltaire era crente ou descrente de Deus.

Obrigado por sua manifestação, acrescentando mais dados sobre Voltaire.

Abraço.

Unknown disse...

Muito interessante o que você disse. Tudo depende do ponto de vista sobre um determinando assunto. Mas realmente essa declaração, talvez má interpretada, terminou com um desfecho irônico. Um abraço