Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O QUE SIGNIFICA SER PENTECOSTAL?


A palavra Pentecoste deriva-se de outra, bíblica, que significa cinquenta (ou quinquagésimo). No Antigo Testamento, Pentecoste era uma festa instituíta por Deus: a Festa dos Cinquenta Dias, comemoração e agradecimento dos judeus a Deus pelas boas colheitas.
.

Por causa do Espírito ter descido na Igreja, batizado a muitos durante os dias da Festa de Pentecostes, se convencionou denominar quem crê no batismo e crê na atuação dos dons do Espírito Santo, na atualidade, como crentes pentecostais. Veja: Levítico 23.15-22; Atos 2.1; 20.16 e 1ª Coríntios 16.8.
.

O diferencial entre os crentes pentecostais e os tradicionais é a crença no batismo com o Espírito Santo nos dias de hoje. Os pentecostais crêem, e recebem o batismo e os dons, os tradicionais, não... Porém, somos iguais ao crer que a salvação é apenas crendo em Jesus Cristo. Como alguns dizem: maior é a semelhança que nos une do que a diferença que nos separa.
.

Fazer barulho ou fazer silêncio não são sinais de estar ou não cheio do Espírito. Ser cheio significa agir no tempo certo de Deus, existe o tempo ideal para falar e também para ficar calado (Eclesiastes 3.7).
.

Segundo os teólogos e sociólogos, tanto o Edir Macedo quanto o Missionário Soares são classificados como neopentecostais. É uma corrente diferente dos pentecostais e dos tradicionais. Trata-se de movimentos que surgiram a partir de 1960, aproximadamente, com a fundação da Igreja Pentecostal Deus é Amor, pelo Missionário David Miranda.
.
E.A.G.

2 comentários:

FilipeLord disse...

"Bem explicado"- bem resumido, mas com um objetivo muito agradável.

DEUS abençoe.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Filipe.

A ideia foi exatamente essa, passar a mensagem completa com objetividade.

Valeu pelo carinho.

Abraço