Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O ÓTIMO HÁBITO DA LEITURA DA BÍBLIA SAGRADA



Quem tem o desejo de conhecer e manter um relacionamento permanente com Deus, quer levar uma vida cristã com fidelidade e estar seguro sobre quais são os passos que o Senhor requer dele, tem a sua disposição a Bíblia Sagrada para atingir tal objetivo. Ela é um dos maiores privilégios concedidos para nós.
.
Deus se revela mediante a sua Palavra. Ela nos ensina a viver. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” - Mateus 4.4.
..
É na Bíblia que encontramos o pão divino. À medida que lemos, com a ajuda do Espírito Santo, e nos dispomos a aplicar as verdades que Deus revela, conhecemos nova estabilidade espiritual, força e confiança. Então, podemos falar igual o profeta escreveu: “Achando as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e a alegria do meu coração” - Jeremias 15.16..
.
Ler é uma atividade básica do aprendizado. Se desejamos conhecer a Deus, precisamos formar em nós o hábito de ler as Escrituras Sagradas. .
.
Estar em contato pessoal com Deus pelo hábito da leitura diária, nos desprende da complexidade da análise de textos e versículos, facilita-nos a entender o sentido geral da passagem e o propósito do autor. A leitura nos dá discernimento espiritual, nos livra do perigo de indução ao erro, porque capacita-nos a perceber desvios de pregações que tomam versículos fora de contexto. Lendo a Bíblia Sagrada regularmente, conseguimos enxergar a atitude de pregadores que enfatizam coisas pouco importantes em detrimento de verdades mais importantes, dizendo coisas que a Bíblia Sagrada não diz.
..
Quem tem fome e sede da Palavra de Deus precisa ter a consciência de que é necessário mais do que o ingresso em um seminário. Não há erro em ser um seminarista, o equívoco é apenas ser um, desprezando a leitura regular e devocional das Escrituras..
.
Se contentar em conhecer a Palavra apenas através da explanação dela por terceiros é o mesmo que pensar estar alimentado através do almoço digerido por outra pessoa. Para verdadeiramente comer a Palavra, ter o contato direto com Deus, é necessário interação com os textos bíblicos pela leitura bíblica acompanhada de oração. Assim, permitimos que o Espírito grave as verdades lidas em nosso coração. Quem se dispõe a isso, não se contentando com alimento espiritual de segunda mão, medita na Palavra regularmente e passa a entender o que Deus fala.
..
Quando lemos, precisamos ter em mente que, em regra geral, a linguagem das Escrituras não é filosófica e nem científica. Ela é popular, por vezes poética ou analítica. Está repleta de afirmativas concretas, abordando fatos da existência e experiência do ser humano. E disso, todo leitor reverente se vê atraído e edificado gradativamente, à medida que se aprofunda na sua leitura.
..
“Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido” - Josué 1.8..
.
E.A.G.

2 comentários:

Cristiano Santana disse...

Prezado Eliseu

É sempre bom ir direto à fonte da sabedoria que é a Palavra de Deus. Infelizmente as pessoas preferem adquirir informações já processadas que são os livros inspirativos ou livros devocionais.
Estou acompanhando o alvoroço em torno da vinda do Max Lucado ao Brasil. Respeito o trabalho dele como escritor, mas fico pensando: se os cristãos resolvessem ler a Bíblia devocionalmente, todos os diariamente, por acaso eles não descobririam as mesmas coisas que o Max Lucado? Há cristãos que lêem inúmeros livros devocionais por ano enquanto a Bíblia permanece empoeirada na estante.

Os evangélicos no Brasil estão sofrendo do chamado "analfabetismo bíblico"; por isso não têm o discernimento necessário para detectar os modismos e teologias antibíblicas que assolam as nossas igrejas.

Um grande abraço


Cristiano Santana
http://cristisantana.blogspot.com

Eliseu Antonio Gomes disse...

Cristiano

Talvez você não tenha presenciado uma reunião onde o pastor perguntou quantos dos presentes já leram a Bíblia Sagrada do Gênesis ao último capítulo do Apocalípse. O resultado da pergunta quase sempre é assustador!

Abraço.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.