Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O FOGO DO PENTECOSTE - DOS TEMPOS DE ATOS DOS APÓSTOLOS AOS DIAS DE HOJE



Por Marcos Stefano
.
Entre 1906 a 1908, começou um movimento que mudaria a cara da fé cristã contemporânea. Em um antigo prédio da Rua Azuza, em Los Angeles, nos Estados Unidos, um grupo de crentes passou a ter experiências espirituais semelhantes àquelas narradas no livro de Atos dos Apóstolos.
.
Apesar do movimento pentecostal do começo do século 20 ter redescoberto os dons espirituais, incentivando os cristãos a buscarem o batismo no Espírito Santo com evidência do falar em línguas e trazendo novo fervor evangelístico, a verdade é que manifestações pentecostais ocorreram durante toda a história da Igreja. Às vezes, surgidas ao acaso; em outras, como parte de avivamentos.
.
Confira os principais movimentos:
.
33 d.C - Em um cenáculo na cidade de Jerusalém, os apóstolos e outros discípulos, em um total de 120 pessoas, recebem o derramamento do Espírito, acompanhado de fenômenos que lembravam o vento e o fogo, além da manifestação de línguas. Após explicação e pregação de Pedro, 3 mil se convertem. Como aconteceu durante a Festa das Colheitas (*), cinquenta dias depois da Páscoa, o evento recebe o nome de Pentecoste.
.
156 - Preocupado com a decadência espiritual da Igreja, Montano e as profetisas Prisca e Maxilla lideram um movimento pela restauração da manifestação do Espírito Santo, que se espalha pelo Norte da África, Ásia Menor, e partes da Europa. Mesmo com o apoio deTertuliano e Irineu, os montanistas acabam declarados heréticos.
.
387 - Agostinho, bispo de Hipona, no norte da África, e um dos notáveis pensadores de sua época, escreve: "Fazemos ainda como os apóstolos, que impuseram as mãos sobre os samaritanos e pediram o batismo no Espírito Santo. esperamos que os convertidos falem novas línguas".
.
1.173 - Na Europa medieval, o mercador Pedro Valdo e seus seguidores ensinam o saverdócio de todos os cristãos e rejeitam as relíquias e tradições, pregando a Bíblia às pessoas em suas próprias línguas. Há relatos de manifestações de glossolália e atos sobrenaturais entre eles.
.
1.530 - Enquanto a Reforma causa rebuliço em solo europeu, os huguenotes reconhecem a necessidade dos dons espirituais. "Nas montanhas de Cevénes, homens e mulheres caíam em êxtase, ocasião em que falavam em francês sobre a Bíblia, apesar de só conhecerem seu próprio dialeto", relatou o escritor E. H. Broadbenat.
.
1.630 - George Fox cria a Sociedade do Amigos e defende o relacionamento pessoal com Deus e a direção do Espírito Santo na vida do crente. Ridicularizados com o nome de quakers (tremedores) pelos anglicanos, eles relatam que recebiam com frequência o derramamento do Espírito e falavam em línguas.
.
1.830 - O evangelista Charles G. Finney começa a promover reuniões que produzem avivamentos notáveis em diversas cidades do interior dos Estados Unidos. O segredo para um trabalho bem sucedido, segundo ele, era o poder que havia recebido no batismo com o Espírito Santo.
.
1.834 - Na Inglaterra, um jovem e elegante ministro presbiteriano chamado Edward Irving ensina o batismo com o Espírito Santo e a prática de dons, como a glossolália.
.
1.855 - Dentro da Rússia czarista, manifestações pentecostais são noticiadas na Igreja Ortodóxa Grega.
.
1.864 - Pioneira das cruzadas de salvação divina, a norte-americana Mary Woodworth Etter declara que também fora batizada com o Espírito Santo. Em suas reuniões, pessoas entravam em êxtase ou caíam no chão, relatando depois que experimentaram "profunda transformação".
.
1.890 - Demos Shakarian, fundador da Full Gospel Business Man Fellowship (entidade presente em diversos países, inclusive o Brasil, e que reúne profissionais liberais e empresários evangélicos) relata que uma série de experiências espirituais especialmente profecias, entre camponeses na Armênia. Sua própria família, ao imigrar para os Estados Unidos, é exosrtada profeticamente a fixar residência na costa oeste.
.
1.891 - Movimentos de santidade incentivam seus membros a buscarem uma "segunda experiência com Deus". Daniel Awrey e sua esposa descobrem uma terceira e falam em línguas.
.
1.901 - Tem início o pentecostalismo modernop, quando na vigília da noite de ano novo, a estudante Agnes N. Ozman recebe oração com imposição de mãos de Charles Parkham e alunos da Escola Bíblica Betel, em Topeka, Kansas, EUA.
.
1.904 - Uma série de avivamentos acontecem em várias partes da Europa, especialmente no País de Gales. Naquela nação, Evans Roberts, um ex-mineiro, proclama um despertamento do Espírito, marcado por manifestações do poder de Deus.
.
1.906 - 1.908 - Em um galpão, no número 312 da Rua Azuza, em Los Angeles, EUA, o pentecostalismo explode e se espalha por todo o mundo.
.
1.910 - O operário italiano Luigi Francescon, que havia saído de Chicago, nos EUA, no ano anterior, chega ao Brasil em março e começa a pregar a mensagem pentecostal em São Paulo e Santo Antônio da Platina. Seis meses depois, chegam a Belém os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que criam a Assembleia de Deus. O movimento pentecostal começa no país.
.
1.950 - O advento de pregadores de curas e milagres provocam uma nova onda pentecostal no Brasil. Surgem em São Paulo as igrejas Quadrangular, O Brasil Para Cristo e Deus é Amor.
.
1.960 - Vários membros de igrejas episcopais presbiterianas, metodistas, luteranas nos EUA recebem a experiência do batismo com o Espírito Santo. Diferente de outros tempos, em vez de deixar a denominação, permanecem; surge a Renovação Carismática. Em 1966, o pentecostalismo chega também ao catolicismo.
1.965 - No Brasil, 32 igrejas batistas são excluídas da Convenção Batista Brasileira por aceitarem o batismo e os dons carismáticos do Espírito Santo. Sob a liderança de Enéas Tognini é criada a Convenção Batista Nacional.
.
1.985 - O estudioso norte-americano consagra o termo "Terceira Onda" em referência à aceitação de um trabalhar do Espírito entre evangélicos tradicionais. A ênfase, porém, não é mais no batismo com o Espírito, mas no evangelismo de poder e no uso de dons nas celebrações.
2.007 - Pentecostais e carismáticos já são mais de meio bilhão em todo o mundo. O Brasil é apontado como o maior país pentecostal do mundo, com mais de 24 milhões de crentes.
Fonte: Revista Eclésia, ano 11, edição 118.
__________
* - A Festa da Colheita também é chamada de Festa do Pentecoste.

2 comentários:

Anônimo disse...

irmãos quantos derramamento do Espirito santo ouve?porque buscar o batismo no Espirito santo se em 1ºcorintios diz que o Espirito da a quem ele quer e deseja?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Internauta em anonimato, não sei quantos avivamentos houveram ao longo da História. Mas me lembro que no livro de Joel existe uma profecia afirmando que o Espírito se derramaria sobre toda carne nos últimos dias.

Abraço.