Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ADMINISTRANDO CRÍTICAS

"Os ouvidos que atendem à repreensão são salutar, no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento" - Provérbios 15.32-33.



As críticas, quando embasadas nas Escrituras Sagradas, sendo sinceras e emitidas com amor, são construtivas. Não devem ser desprezadas.
.
Fira-me o justo, será isto uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que a minha cabeça não rejeitará...” - Salmo 141.5.
.
O rei Davi havia cometido assassinato e adulterado com a viúva do homem assassinado. Natã, um súdito de reino, era um profeta e o repreendeu. E não perdeu a sua vida por ter entregado a repreensão.
.
Existem quatro formas de criticar alguém.
.
• Falando bem de maneira sincera ;
.
• Falando mal de maneira falsa;
.
• Falando mal de maneira sincera;
.
• Falando mal de maneira falsa.
.
O bendizer de maneira verdadeira chama-se elogio e o bendizer de maneira falsa chama-se lisonja. O maldizer com verdades, quando feito sem critérios pode ser falta de amor e misericórdia; e o maldizer de maneira falsa é caluniar.
.
Ao cristão só cabe andar na verdade com amor e misericórdia . Não compete lisonjear e nem caluniar ninguém (Provérbios 16.21; 17.9) .
.
Não fique triste ou chateado com qualquer pessoa que o criticar. Quando acontece de ser criticado o correto é ir às páginas da Bíblia Sagrada analisar o conteúdo da censura, conferir se ela tem eco com o ensino do Evangelho do Senhor. Quando somos repreendidos com argumentações bíblicas é sinal que Deus nos trata como a filhos!
.
Você já deve saber disso:
.
• Paulo repreendeu Pedro e apesar da repreensão reconheceu a autoridade de apóstolo dele - Gálatas 2.7-11;
.
• Áquila e Priscila com brandura chamaram a atenção de Apolo sobre a forma errada que ele estava ensinando as Escrituras - Atos 18.26;
.
• e, Tiago, em sua carta, 5.19, diz que se algum de nós alertar um irmão e o tal se converter do seu erro salvaremos a alma dele.
.
E.A.G.

Nenhum comentário: