Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 4 de abril de 2008

OS XIITAS CRISTÃOS

. . Reflexão referente o uso dos costumes e das doutrinas bíblicas. .
No texto literário existe um estilo de comunicação conhecido como hipérbole. É consistido numa expressão exagerada, feita de forma proposital, para melhorar o entendimento da mensagem através de uma chamada de atenção.
.
A hipérbole foi muito usada na composição dos textos bíblicos.
.
Jesus Cristo (confira: Marcos 9.43-48) fala sobre arrancar do corpo as mãos, os olhos e os pés, se eles nos fazem tropeçar na fé. Mas o Filho de Deus jamais incentivou a amputação de membros do nosso corpo, apenas usou o recurso linguístico do exagero para deixar bem assinalado sobre a importância em evitar tropeços no caminhar cristão.
.
Os sunitas e xiitas são os dois maiores ramos religiosos ligados ao islamismo, que pegam em armas e se matam uns aos outros, literalmente.
.
Na verdade não existem xiitas cristãos. Todos sabemos que não há assassinatos entre os diversos ramos do cristianismo. Jamais houve casos de membros da igreja evangélica X matando membros de Y ou Z por causa da placa denominacional. O que na realidade existe são as discussões teológicas acaloradas por parte de alguns fanáticos, que se esquecem, ou ignoram, completamente o mandamento do amor ao próximo.
.
Devido ao fanatismo e fervor quanto à defesa das regras denominacionais da instituição que eles fazem parte são identificados como cristãos xiitas, sendo aplicado o recurso da hipérbole.
.
A colocação do termo xiita sobre os tais pode soar desagradável. Mas, após analisar penso que a conotação faz sentido, e faz sentido com base bíblica. Digo isso lembrando de uma outra hipérbole usada pelo apóstolo João. Escreveu:“Todo aquele que odeia seu irmão é assassino...” - 1ª João 3.15 (Almeida Revista e Atualizada - a versão corrigida usa o verbo aborrecer no lugar de odiar).
.
Agora, pergunto: quantos irmãos não aborrecem outros irmãos só pelo fato deles não adotarem os "bons costumes" ligados à sua congregação? Infelizmente, eu encontro vários irmãos que desprezam o mandamento do amor a Deus e ao próximo porque querem fazer prevalecer, à força, os usos e costumes denominacionais fora das suas congregações.
. O que me faz aceitar a idéia da conotação de que os tais “apologetas” são xiitas cristãos é que eles fazem críticas abertas com absoluta falta de bases bíblicas. Quando sabemos que é necessário aos que pregam a Palavra de Deus fazer uso da exegese das Escrituras Sagradas, principalmente quando o crítico se arvora como defensor da sã doutrina bíblica.
.
Os xiitas cristãos , lamentavelmente, quando ousam citar a Bíblia Sagrada, fazem isso usando textos que não possuem contextos relacionados diretamente com as críticas que fazem! A doutrina deles sempre se estrutura em hipóteses.
..
Além disso, quero deixar claro que penso o seguinte: os tais “xiitas apologetas” possuem todo o direito de não apreciarem a liturgia e conduta de terceiros de outras denominações evangélicas... Porém eles não deveriam cometer o erro de dizer que todos os costumes diferentes dos que eles vivem na forma de buscar / louvar a Deus são heresias. Os xiitas evangélicos deveriam imitar o apóstolo Paulo, que, em algumas das suas cartas escreveu “Digo eu, não o Senhor”... e assim deixou separada a sua opinião pessoal do conteúdo do Evangelho de Cristo. Eles deveriam imitar a coragem de Paulo!
..
Sim, figurativamente, "cristãos xiitas" são assassinos.
.
É extremamente pesado dizer isso, mas está na Bíblia Sagrada tal exagero expressivo. . Veja mais neste blog sobre o assunto: . Inimigos imaginários.
.
E.A.G.

Nenhum comentário: