Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O estrito sentido bíblico do termo mundo

.
O termo mais comum para mundo é “kosmos”, que em sua origem etmológica significa “ordem”, no sentido inverso de confusão e caos. Ou seja, Deus criou o mundo, que é criação perfeita. Tem a conotação de disposição de coisas organizadas, decoração, ornamento, beleza, regularidade. Porém, o termo com o passar do tempo ganhou outra conotação, que é a terra em contraste com o céu, onde existe um sistema mundial alienado que se tornou inimigo de Deus.
.
Encontramos nos manuscritos escritos em grego koiné do Novo Testamento quatro palavras que foram traduzidas por mundo.
.
Outra palavra encontrada é “aiõn”. Significa a duração da vida, a eternidade, época, duração de tempo. Mateus 12.32; Marcos 4.19; Lucas 18.30; Romanos 12.2; Hebreus 1.2; 11.3.
.
Oikoumene”. É o mundo habitado citado em Mateus 24.14; Lucas 12.1; Atos 17.6 .
.
Portanto, o mundo que a Bíblia Sagrada condena não é o físico e nem são seres humanos com costumes e liturgias diferentes.
.
O mundo condenado por Deus é o mundo espiritual composto por Satanás e seus anjos rebelados, agora identificados como demônios. Este mundo é composto por espíritos malígnos e pessoas que desobedecem os mandamentos bíblicos, amar a Deus em primeiro lugar o próximo como a nós mesmos.
.
Diz a Palavra de Deus que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Então, analisemos muito pausadamente qual é o mundo condenado por Deus segundo essa perspectiva...
.
Quem está matando, roubando e destruindo está dentro deste mundo espiritual. E pode ser uma pessoa distante e desconhecida, longe de qualquer religiosidade, ou alguém ultra religioso que está ao nosso lado.
.
Pergunte-se: as práticas dessa pessoa dizem que ela ama a Deus e ao próximo? Se sim, não é alguém mundado... Se não, sem importar quem seja, o tal está no mundo e precisa da nossa oração.
.
Por conta de manter os usos dos costumes denominacionais muitos são os crentes que entram no terreno espiritual do inimigo: roubam a felicidade das ovelhas, destroem a tranqüilidade delas e alguns até "matam", espiritualmente, recém-nascidos na fé.
.
Cuidado! Esforce-se para que a sua religiosidade esteja sempre baseada nas Escrituras Sagradas e não, meramente, em doutrinas denominacionais! .
.

E.A.G.

Nenhum comentário: