Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 23 de outubro de 2007

G12: POR QUAL MOTIVO DIZEM QUE É HERESIA?

.
.

Eu gosto de ler e ouvir a pregação do Evangelho. Além de ouvir pregações na igreja eu também leio jornais, revistas e livros e também utilizo a internet. E tenho absorvido tudo que se tem argumentado sobre o movimento G12. Tenho analisado atentamente e até agora, nos pontos finais dos artigos e nos “améns” dos pregadores tenho sentido o “gostinho de quero mais”...
.
Os preletores, que se posicionam como cristãos apologetas, autores de livros e articulistas, apesar de tudo o que já disseram ainda me devem uma explanação mais clara e concisa, argumentando de forma completa a razão de se colocarem contra o movimento G12. E creio que eles devem terminar suas refutações a todos os evangélicos também, a ponto de satisfazer a minha mente e a de todos os crentes que adotam o bom costume dos bereanos.
.
Por quê? Porque o cristão sincero é imparcial até o convencimento do Espírito Santo. O cristão sincero só toma partido sobre o que é ou não erro / pecado, quando as Escrituras assim dizem. O ser humano com a mente transformada pela renovação espiritual pensa e quer se guiar seguindo adiante através da explicação lógica das Escrituras Sagradas e não fundamentado sobre teses humanas.
.
Gratuitamente, já faz alguns meses, tenho recebido em minha residência uma revista com 50 páginas, belas fotos, cuja linha editorial denominacional evangélica divulga um ministério de doutrina tradicional, porém, acrescido do adjetivo "renovada". Ela é também bem escrita, e, como sou adepto dos ensinos do apóstolo Paulo, tenho lido os textos, examinado tudo e guardando só o que é bom.
.
Na última edição vieram duas matérias defendendo o movimento G12.
.
A minha pergunta não é me posicionamento à favor. É no sentido de buscar respostas claras: Por que para alguns o G12 é uma heresia? Onde está a explicação sobre isso nas Escrituras Sagradas, derrubando de vez essa doutrina e cortando o pescoço dela, como Davi fez com Golias?
.
Parte 2 dessa reflexão aqui.

.
.
.

E.A.G.
.
.
.

4 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Para mim, o principal problema com o G12 é nada mais que sua insistência em usar o número como cabala. Orar, estudar ou cantar em pequenos grupos é uma estratégia milenar da igreja. Quanto mais cresce, mais se dispersa. O problema é que doze não representa nada no contexto. O próprio Jesus disse: ...onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18:20). O que disso passar não vem de Deus!
Outro problema é em relação à necessidade de se ser líder. Todo mundo que ser líder de uma célula. E, definitivamente, nem todos nasceram para liderar.
Por fim, tem o modismo e a divisão, que acrescentam muito pouco à igreja como um todo.

Zanfa disse...

Eu não conheço esse movimento.

Vou procurar me informar melhor. =)

Agnaldo Santiago disse...

N�o tenho nada contra o movimento G12, s� n�o concordo com as heresias que est� entrando no movimento, isso � muito perigoso.

Joao Cruzue disse...

.

Não me inteirei sobre o G12. Mas há grandes Igrejas no Brasil que usam o sistema. Mas ele não é nem original
nem eficiente.

O primeiro sistema recente que tive notícia foram os "Pequenos Rebanhos" usados pela Igreja da China nos tempos do Pastor Watchman Nee.

Depois, veio aquela febre de "Grupos Familiares" de Paul Yongii Cho". Para quem ainda não tinha ouvido falar dos "Little Flocks" da China era o máximo.

O problema do G12 é outro. Foi o marketing negativo que fez dele a progaganda que precisava. Baixaram tanto o sarrafo que ele pegou.

Por que ele é tão conbatido?

Uma Igreja grande hoje tem mais compromisso com seu corporativismo do que com a pregação do Evangelho. A simples menção da palavra G12 diante de seus líderes causa arrepios, porque o cheiro da AUTONOMIA é uma ameaça real ao poder de mando e aos cofres.


Está é minha opinião.