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domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Apocalipse: definições escatológicas sobre a Volta de Cristo, a Grande Tribulação e o Milênio

Os quatro cavaleiros do Apocalipse.
Tudo o que a Bíblia apresenta a respeito dos últimos acontecimentos da vida e da história não são simplesmente ocorrência de sorte ou azar para que façamos uma reflexão. O Livro de Gênesis mostra ao leitor da Bíblia que o Criador fez tudo compatível com um plano equilibrado e voltado para um ápice maravilhoso. Nada foi criado ao acaso. Quando Adão e Eva cederam à tentação do pecado, Deus pronunciou a promessa de que o descendente da mulher esmagaria a cabeça do Tentador (Gênesis 3.15; Apocalipse 12.9). E a partir deste episódio, gradualmente um plano de redenção é revelado com promessas aos servos do Senhor: a Abraão (Gênesis 12.3), a Davi (2 Samuel 7.11,16) e aos profetas do Antigo Testamento.

A redação do apóstolo Paulo enfatiza a inclusão da Igreja nesta promessa de salvação, dizendo o seguinte: "aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1.6). Ou seja: a Bíblia toda coloca em evidência o futuro assegurado pela própria organização de Deus com relação aos judeus e não judeus no Plano da Salvação em Cristo Jesus.

As testemunhas oculares que viram Jesus subir ao céu receberam a promessa da sua volta (Atos 1.11). Quando o Evangelho de Cristo alcançou os gentios através da pregação dos seguidores do Salvador, a mensagem compartilhada tinha como característica estar "em poder e no Espírito Santo, e em muita certeza", assim muitas pessoas abandonavam os ídolos e passavam a viver servindo ao Deus vivo e verdadeiro, e a aguardar a Volta de Jesus Cristo, a quem um dia morreu e ressuscitou, e torna o crente livre a ira futura (1 Tessalonicenses 1.5, 9-10).

As visões de João, relatadas no Livro do Apocalipse, quando este estava feito prisioneiro na ilha de Patmos, mostram um cenário escatológico apontando para a vitória posterior de Cristo, acrescentam a garantia do reino milenar antes do derradeiro juízo e dos novos céus e nova terra profetizados por Isaías (65.17; 66.22). Então, a partir da Ásia Menor, portanto, os conceitos premilenistas se espalharam com rapidez.

Ao ler o livro Apocalipse, é importante compreender alguns termos usados nas doutrinas escatológicas:

A segunda vinda de Cristo: Do Gênesis ao Apocalipse, a Bíblia aborda sobre a Segunda Vinda de Jesus, este evento é o mais esperado pela Igreja ao passar dos séculos. A volta corporal de Cristo à Terra, será primeiro nos ares, fora da visão da população mundial que não o reverencia e nem nEle crê, para levar consigo a Igreja ao céu, depois o retorno do Messias acontecerá na metade da Grande Tribulação, em glória, quando todo olho o verá, como juiz e Rei de todas as nações da Terra.

O arrebatamento: Reunião instantânea de toda a Igreja existente na terra para encontrar-se com Jesus nos ares e estar com Ele para sempre. é descrito nas narrativas bíblicas como o assalto e rapto repentino da Igreja. As pessoas lavadas e redimidas pelo sangue do Cordeiro serão retiradas desse mundo sem que as pessoas que não obedecem ao Senhor percebam de imediato o que ocorreu (1 Tessalonicenses 5.2, 4; 1 Corintios 15.52).

A Grande Tribulação: Geralmente, o termo "tribulação" é usado referindo-se às dificuldades e sofrimentos que o povo de Deus está sujeito a ser acometido. Está escrito em Atos 14.22 tem um aconselhamento de ânimo, falando aos cristão a não desanimarem na fé, pois os justos experimentam muitas aflições para entrar no Reino de Deus. Porém, Jesus é específico ao comentar sobre o final dos tempos, quando chegarão dias de Grande Tribulação sem igual na História da humanidade, quando o sol escurecerá e a lua não refletirá nenhuma luminosidade, as estrelas desabarão do céu, os poderes do céu serão abalados, momento em que o sinal do Filho do Homem surgirá (Mateus 24.21; e 24.29).

A informação que a Grande Tribulação durará sete anos não consta no Novo Testamento. O profeta Daniel apresentou esta previsão no capítulo 9 e versículos 24 ao 27, de maneira bastante detalhada. O Livro do Apocalipse retoma a questão de tempo, porém, especificando três anos e meio (ver as porções bíblicas 11.3; 12.6; e 13.5).

O pré-tribulacionismo: A perspectiva afirmando que o Arrebatamento acontecerá na História, sem aviso prévio, após o qual a Grande Tribulação será desencadeada é conhecida como Arrebatamento Pré-Tribulacional.A afirmação de que antes de Cristo retornar em glória, retornará em ser percebido pelo mundo para buscar a Igreja e conduzi-la ao céu, implica na defesa do argumento de que a Igreja não experimentará o terrível momento da Grande Tribulação.

O mid-tribulalacionismo: A perspectiva que afirma que o arrebatamento ocorrerá no meio do período da tribulação, mas a 2ª vinda de Cristo acontecerá ao final da mesma (portanto, a Igreja não passará pela segunda metade da tribulação).

O pós-tribulacionismo: A perspectiva dizendo que o arrebatamento coincidirá com a Segunda Vinda
de Cristo ao final da tribulação, portanto, segundo esta interpretação a Igreja passará pela tribulação A maioria dos pós-tribulacionistas interpretam que a Igreja será livrada, que Deus os protegerá de modo especial, como protegeu os israelitas das pragas do Egito (1 Tessalonicenses 5.9), mas há entre eles aqueles que acreditam que alguns crentes que estiverem vivos nesta época, serão martirizados.

O amilenismo: A perspectiva que diz que não haverá milênio terrestre, que os mil anos em Apocalipse 20 são simbólicos da era da Igreja em que vivemos. Nesta visão interpretativa, a Segunda Vinda dará início ao estado final dos novos céus e nova terra, o retorno do Senhor se dará ao final da História.

O pré-milenismo clássico ou histórico: O prefixo "pré" significa "antes". Teólogos dessa corrente  dizem  que a Segunda Vinda de Cristo precederá seu reinado milenar. Para eles o tempo de mil anos será literal, interpretam as profecias do Antigo Testamento, bem como as de Jesus de maneira estrita, para eles acontecerá literalmente como os textos bíblicos esclarecem. Jesus governará física e pessoalmente a Terra por exatos mil anos.

O pré-milenismo pré-tribulacionista / pré-tribulacionista dispensacionalista: É uma posição semelhante ao pré-milenista clássico, é o retorno invisível de Cristo nos ares.

O milênio: O período de mil anos revelado em Apocalipse; terá início no final da Grande Tribulação (20.1-6). Época maravilhosa, tempo no qual Cristo reinará em todo planeta Terra em comprimento às alianças abraâmica, davídica e da Nova Aliança. A cifra mil corresponde a mil anos, literalmente. Será uma temporada de paz, prosperidade e justiça. Nesta ocasião, Jesus Cristo, que outrora foi humilhado, sofreu e morreu pelos nossos pecados, se apresentará a todos como o Rei dos reos e Senhor dos senhores, e regerá as nações com vara de ferro (Gálatas 3;13; Apocalipse 19.15; Salmos 2.7-12; Isaías 11.1-10).

Esta época é aguardada com ansiedade pelo povo judeu. Jesus mantém esta esperança para Israel, apenas não revelou o tempo; Muitas profecias falam deste tempo glorioso aos descendentes da linhagem de Abraão (Zacarias 14.9-21; Miqueias 4.8-13; Daniel 2.44-45; Isaías 11.1-13; e 60.1 e 66.20; Lucas 2.25-38; Atos 15.16; Apocalipse 20.1-6).

O pós-milenismo: A perspectiva de que o mundo será "cristianizado" gradativamente, que o mundo será gradualmente convertido até que a Igreja tenha a capacidade de instalar na Terra um estado de retidão e paz entre todos os povos e nações. A ideia de que a Igreja reinará durante um milênio após a Segunda Vinda de Cristo, até haver um surto do mal e Cristo aparecera na Terra garantindo a era de ouro da Igreja.

Definições apocalípticas sobre a volta de Cristo a Grande Tribulação e o Milênio.

E.A.G.

Atualizado em 16 de abril de 2019, às 00h55.

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E.A.G.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

É TEMPO DE OUVIR A PALAVRA DE DEUS

Por Rudi Zimmer
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"Ouvir" tem um duplo sentido. Primeiramente, se refere ao ato físico de escutar sons, seja de alguém que fala ou lê, ou qualquer outro som. Em segundo lugar, "ouvir" também tem o sentido de atender, levar em conta, observar e obedecer a. Assim, por outro lado, "ouvir" implica em tomar a sério e seguir a Palavra de Deus, seja lida ou ouvida. Com este lema, queremos, portanto, ajudar as pessoas a fazerem exatamente isso: que elas, escutando ou lendo a Palavra de Deus, atendam ao que ela diz e a observem em sua vida.
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A Bíblia Sagrada apresenta muitas bênçãos ligadas ao ouvir a Palavra de Deus. Antes de entregar os 10 Mandamentos, Deus estabeleceu uma aliança com o seu povo. Nesta ocasião solene, Deus lhes faz esta promessa especial. O texto bíblico diz: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a mina voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha" (Êxodo 19.5). Deus tinha levado Jacó e a sua família ao Egito para salvá-los da fome. Lá eles prosperaram. Aí pararam de seguir os caminhos de Deus e foram escravizados. Deus novamente intervém e os tira do Egito. E, quando faz aliança com eles, Ele faz essa promessa, a fim de estimulá-los a seguirem nos seus caminhos.
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No Novo Testamento, isso se repete. No final do Sermão do Monte, Jesus faz a comparação do homem prudente e do insensato. "Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mateus 7.24) "e todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia" (v. 26). Ouvir a Palavra de Deus é extremamente importante, tão importante quanto são os fundamentos sobre os quais se constrói uma casa.
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O apóstolo Paulo mostra que ouvir a Palavra de Deus é fundamental. É por meio do anúncio e da audição dessa Palavra que vem a fé e a salvação. Não há motivo mais importante para ouvir a Palavra de Deus do que este. "Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E, como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela palavra de Cristo" (Romanos 10.14-17).
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Existem muitos outros motivos para ouvir a Palavra de Deus. Ouvir a Bíblia estimula a alfabetização. Ouvir a Palavra de Deus desenvolve pessoas melhores, estabelece bons valores para a vida em sociedade, estimula a prática do bem, e assim por diante. Diante de tudo isso, conclamamos a todos, para que, estimulem as pessoas concretamente a lerem e ouvirem o Novo testamento. É tempo de ouvir a Palavra de Deus.
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Rudi Zimmer é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil.
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A Bíblia no Brasil; nº 222; página 34; janeiro a março de 2009; ano 61.
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Artigo resumido e usado com permissão.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crentes crianças e crianças crentes


Crianças crentes

"Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que encher deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com o inimigo à porta” - Salmo 127.3-5 (ARA).

Na Bíblia Sagrada, encontramos a afirmação que os filhos são heranças dadas pelo Senhor aos casais. E pela graça de Deus tenho duas bênçãos em casa. São filhas que o Senhor me deu, que enchem o meu lar de alegria. 

A mais velha agora já está adulta, e é uma pessoa independente financeiramente. Quando era apenas uma criança, chorava para ir à escola dominical. Na faixa dos doze, aprendeu a desenvolver conta matemática de porcentagem comigo. Eu lhe dava R$ 11,11 e pedia para separar o dízimo. Sobravam exatos R$ 10,00, e assim ela ficava muito feliz com o valor que restava em suas mãos.

A filha menor ainda é uma criança com sete anos de idade. Gosta de ir à igreja também. É participativa nos cultos, canta, envolve-se em peças teatrais que a equipe de jovens realiza.

Cabe aos pais ganhar a alma de seus filhos para Jesus Cristo. O pastor da congregação tem sua responsabilidade, professora da escola dominical também. Mas os progenitores são as pessoas a quem Deus incumbiu de evangelizá-los e mostrar-lhes que o nascimento biológico não basta, é necessário nascer do Espírito.

É muito triste ver crianças sem noção da importância de Jesus na vida delas. Recentemente apartei uma briga na garagem do templo. Um garotinho, de aproximadamente dez anos de idade tentava espancar uma menina seis. Não havia nesse menino a noção que estava em uma reunião de culto a Deus e que precisava agir com reverência ao Senhor.

Meninices espirituais

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” - 1ª Corintios 13.11 (ARA).

Num dos fóruns do site orkut, tive o desprazer de encontrar o perfil de um irmão que fazia diversas postagens, muito bem elaboradas teologicamente. A tristeza não foi com a apresentação bíblica, mas com o seu comportamento diante de uma situação que se sentia injustiçado.

O site orkut ainda está em formato beta [1]. Assim sendo, acontecem alguns erros. Um deles é o sumiço temporário de tópicos. Foi o que ocorreu com o Crente-Criança. Sem esperar a resposta da Equipe de Moderação, avisando-lhe que não tinha apagado sua postagem, passou a agredir os moderadores com palavras duras. Em seguida, assemelhando-se aos lamers [2], espalhou em diversos tópicos do fórum mensagens agressivas que insuflavam os membros contra os moderadores.

Crentes-Crianças são assim, imaturos espiritualmente, falta-lhes desistir das meninices. Quando pensam estar injustiçados perdem o domínio-próprio. De um instante para outro Jesus Cristo perde o senhorio no coração deles, e o sentimento de raiva passa a ser o senhor na vida delas. A ira sempre impele seus portadores à vingança e os Crentes-Crianças a obedecem rapidamente, querendo se vingar. Uns usam a força física, outros a língua ferina.

Se os Crentes-Crianças usassem a mesma força de empenho para obedecer a Cristo, como usam para obedecer aos ímpetos de raiva, seriam bem-aventurados!

Crentes amadurecidos na fé

“Contudo, o justo segue o seu caminho e o puro de mãos cresce mais e mais em força” - Jó 17.9 (ARA).

Os crentes maduros são pacificadores, não perdem o fruto do Espírito quando tudo em volta parece ser mar revolto. Em situação de conflito perdoam quem os fere e esperam em Deus, que é o vingador dos seus servos diante dos algozes contumazes. Quem alcançou a estatura espiritual continuam a crer no amor de Deus por eles, lembrando que o Senhor é justo, intervém quando é preciso, nunca erra em momentos conflitantes.

E.A.G.

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1. A versão beta é a versão de um software que se encontra em fase de desenvolvimento, passa por testes, mas já é disponibilizados para que os usuários possam testar, reportar bugs para os desenvolvedores. Em geral, esses produtos se tornam populares antes de sair a versão definitiva.
2. Usuários de internet sem nenhuma ética e escrúpulo.

Atualizado: Sábado | 26/05/2018 | 07h09.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Bênção e maldição em Jeremias 17.5-8

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR

Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.

Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto."