Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A liderança da Deus é Amor tenta interferir nas relações íntimas dos casais membros da igreja?


Uma pessoa, que se identificou com as iniciais L.L. escreveu um e-mail com uma pergunta bastante peculiar, desconcertante mas que merece atenção, porque serve como quebra de boataria desmedida e muito prejudicial à cristandade como um todo.

Confira a pergunta e também a minha resposta.

12 de novembro de 2016 em 12h20.
"A paz do Senhor, Eliseu.
Eu li o seu site e vi que você conhece um pouco sobre a doutrina da Igreja Pentecostal Deus é Amor. 
Também sou evangélica, tenho uma curiosidade a respeito da doutrina desta denominação. Certa vez, disseram para mim que os membros da IPDA não podem tirar a roupa durante o ato sexual. Isso é verdade?
Perdoe-me pela pergunta, sei que é bem estranha e até vulgar, mas realmente gostaria de saber. Ficaria grata se pudesse me responder.
Que Deus o abençoe."
Minha resposta:

Olá, irmã L.L.

Em primeiro lugar, quero lhe dizer que não considero a sua pergunta vulgar, ao contrário, é pertinente e feita com polidez. Penso que você ousou perguntar motivada pelo seu amor a Deus e quer agradá-lo em todas as áreas da sua vida. Este propósito é algo muito bom. 

O Regulamento Interno da IPDA

Não conheço em profundidade a doutrina da Igreja Pentecostal Deus é Amor. Mas, possuo o Regulamento Interno (R.I) desta denominação, na versão mais recente, que foi doado por uma leitora do blog Belverede; ela congregava na igreja-sede e trabalhava lá em uma das áreas ligada à administração.

A liderança da IPDA, reproduzindo o ensinamento bíblico, orienta aos seus membros a não relacionarem-se sexualmente enquanto solteiro ou solteira e quando casados a não aceitarem relações sexuais com pessoas que não seja o cônjuge. Mas dentro do ambiente matrimonial, na intimidade a dois do casal entre as quatro paredes do dormitório, a denominação não se manifesta sobre usar ou não trajes. Tal declaração não passa de boato. Seria uma ação por demais ridícula se houvesse imposição desse tipo de regra sobre o leito conjugal de seus membros.

De acordo com o conteúdo do RI, posso dizer a você que a pessoa que disse que os membros da IPDA recebem instruções para não se despirem durante o coito estão redondamente enganadas sobre as orientações oficiais desta igreja.

Interpretações bíblicas equivocadas

Eu não posso afirmar com certeza, mas posso lhe dizer que talvez existam alguns pregadores dessa igreja que ousam dizer algo neste sentido em que você pergunta, porém, eles agem assim sem nenhum respaldo da doutrina oficial da IPDA. E, se alguém quer determinar como os casais, devidamente ligados em laço matrimonial, devem agir intimamente, o faz por excesso de zelo e por uma religiosidade doentia impulsionada por extrema falta de conhecimento das Escrituras Sagradas.

Pessoas que afirmam isso devem pensar que o sexo é algo pecaminoso e sujo, mesmo entre pessoas casadas e fiéis a Deus. Elas não entendem que quem criou os órgãos genitais, masculino e feminino, foi o próprio Deus; o mesmo Deus que criou a fêmea, Eva, para ser a companheira de todas as horas do macho chamado Adão; o mesmo Deus que disse “e serão os dois uma só carne”, aludindo à conjunção carnal entre homem e mulher.

Dignidade

É importante citar Hebreus 13.4 a, que diz o seguinte: “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula...” (ARA). Em grego, o idioma original no qual foi escrito o Novo Testamento, a palavra vertida como “leito” ao nosso idioma é o termo “sexo”. Este texto no livro Hebreus explica que o relacionamento entre marido e esposa é uma relação em santidade, portanto, é digno de honra. A parte b deste versículo, diz: “...pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará”. O contexto bíblico nos leva a entender que a devassidão tem a ver com as práticas sexuais com pessoas fora do casamento; e o adultério é exatamente isso. 

Um adendo sobre depilação

Também, preciso dizer sobre outra situação, que é levantada sobre os corpos femininos de membros da IPDA. No passado de algumas décadas atrás, alguns pregadores da IPAD afirmavam - espero que não haja algo parecido hoje -  que as mulheres desta igreja não deveriam se depilar, alegavam que a depilação era questão de vaidade pecaminosa. E algumas mulheres de fato não raspavam os pêlos de suas axilas e pernas, gerando horror e ojeriza em pessoas que não faziam parte do roll de membros desta igreja. 

Sobre esta questão, também não há uma norma interna específica da IPDA, as cristãs dessa igreja agem como pensam ser a melhor maneira de se dedicar ao Senhor. Minha opinião a respeito da depilação da mulher é que elas são livres para se depilarem. A verdade sobre esta questão é que não existe nenhuma orientação da Bíblia sobre isso, então elas podem raspar os pêlos de debaixo dos braços e de suas pernas e manter a consciência tranquila diante de Deus, porque não há pecado nesta prática. Habitamos em um país de clima tropical, o que nos faz olhar para esta situação como um modo de manter o corpo asseado. E, voltando ao tema anterior, quando uma esposa se mantém limpa para seu marido, ela está honrando o seu casamento.

Enfim, sugiro que faça uso das tags (marcas) que eu criei neste blog. Tags / marcas são as palavras que ligam os artigos por assuntos específicos. Para isso, basta a você digitar “casamento” na caixa de pesquisa, que está localizada na parte superior deste blog, ou clicar nas palavras “casamento” e “sexualidade”, que estão localizadas na parte inferior do blog, na seção “Assuntos Abordados em Belverede”. 

E.A.G.

4 comentários:

Sol disse...

A paz do senhor Jesus.
Eu faço parte da ipda,sou uma jovem que faço a obra de Deus, nunca namorei com ninguém e sempre eu dizia que nunca eu ia querer casar, porém conhecir um irmao e comecei a gostar dele, e ele de mim.
Estávamos namorando e planejando tudo pra casar. Porem descobrir que ele e divorciado, a sua mulher o deixou pra ficar com outro,eu porém estava inocente ele não contou com medo de eu o deixa e foi exatamente isso que fiz , mas eu amo ele de verdade e ele mim ama e Deus sabe disso , ele insisti pra nós casar porém tenho medo de está fazendo o errado, eu sei que a bíblia diz que Deus não se agrada do divórcio, mas foi ela que pediu porque estávamos com outro homem .
Ela está feliz porém eu e o rapaz que eu amo ele estamos triste e angustiados sem saber oque fazer .
Eu sei que Deus não quer vê ninguém sofrendo, mas a nossa situação tá difícil porisso resolvido enviar essa mensagem pra obter conselhos e orientação .

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Sol.

No seu caso, de acordo com a Bíblia Sagrada, não existe pecado em você se casar com a pessoa que está interessada.

Considerando que a esposa do seu amado o deixou e casou-se novamente, ela vive em adultério. E o adultério é uma situação em que o Novo Testamento diz que é válido divorciar-se.

Em Mateus 19.9 está escrito assim: "Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério."

O caso do divórcio em questão ocorre a relação sexual ilícita. E aasim muitos intérpretes da Bíblia afirmam que não há pecado em a vítima da traição casar outra vez.

Abraço.

Mateus 19:9

Unknown disse...

A paz do senhor!! Também sou membro da IPDA e conheço a doutrina
Bom...Quando eles se casaram eles juraram diante de Deus que seria até que a morte separasse eles
Eu aconselharia eles a voltarem ou ficarem sozinhos se eles não se "aturam" pois se Jesus voltar e a mulher dele ainda estiver se comportando assim o lugar dela é no inferno , e a msm coisa o marido é se você se casar com ele você também vai pro inferno

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown

Hoje em dia vemos muitos cristãos em segundo casamento. O assunto é deveras complicado de se tratar. Ultimamente eu estou mais orando do que abordando o tema. Peço a Deus em oração que tenha misericórdia de todos os envolvidos.

Abraço.