Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 15 de maio de 2012

EBD 2012 - Filadelfia: a Igreja do Amor Perfeito

A cidade de Filadelfia pertencia à província da Asia Menor, ao oeste da atual Turquia Asiática. Seu fundador foi Eumenes, o rei de Pérgamo, no século 2 a.C.. O nome Filadelfia tinha origem em Atalo, o irmão do rei, que recebeu da realeza a alcunha de Filadelfo, que significa leal, amigo.

A cidade era extremamente próspera, famosa por seus muitos templos e festividades religiosas. Haviam muitos judeus na cidade, e estes perseguiam os cristãos. Situava-se no extremo superior de um grande vale que se extendia até o mar, no alto de um platô fértil. Possuía um comércio bastante promissor, com elos diretos com as cidades de Esmirna e Sardes.

Os cidadãos de Filadelfia viviam acometidos pela insegurança de constantes terremotos. Em 17 d.C. houve um enorme abalo sismíco e a população foi obrigada a deixar a cidade e viver em tendas e ao ar livre. O governo reconstruiu Filadelfia e o povo retornou a ela, quando trocou o nome dela para Neokalsareia. Anos depois, sob o governo de Vespasiano, passou a ser chamada de Flavia. Atualmente, a região é designada como a aldeia de Alaseir.

 A igreja de Filadelfia recebeu a sexta entre os sete cartas enviadas pelo apóstolo João às igrejas situadas na Ásia (Apocalipse 3.7-13). Assim como a igreja de Esmirna, não foi destinatária de uma repreensão do Senhor.

Nós sabemos que os seres humanos são pecadores. A vida desses irmãos não foi censurada porque eles viviam em amor, colocavam a Palavra de Deus em primazia. Apesar dos erros do cotidiano, amavam a Deus  e amavam ao próximo. A prática do amor salva o pecador e cobre uma multidão de pecados (Tiago 5.20).

No Antigo Testamento encontramos um exemplo sobre essa situação. Davi - mencionado na carta no verso 7 - é descrito na Bíblia Sagrada como o homem segundo o coração de Deus, apesar do lamentável episódio de assassinato e adultério com Betsebá. A consideração recebida não se deve aos erros graves cometidos, mas pelo seu arrependimento sincero, por não sentir prazer em viver pecando, confessar e deixar o pecado (2 Samuel 11.1-27; Salmo 51.1-21).

As igrejas situadas em Esmirna e em Filadelfia pecavam, mas a maioria dos crentes dessas duas localidades eram verdadeiros e sinceros ao confessar suas falhas. Deus perdoa o pecador arrependido e não se lembra de todos os pecados confessados (Hebreus 10.16-17).

A carta ao anjo da igreja em Filadelfia faz alusão para algumas das circunstâncias da cidade. Da mesma maneira como Atalo recebeu o nome de Filadelfo por ser leal ao rei, os cristãos recebem a promessa de ganharem novo nome se permanecerem fiéis a Cristo. Assim como Filadelfia tinha dentro de seus limites territoriais uma região cujo solo gerava extrema  prosperidade, os cristãos fiéis, que não negarem o nome de Cristo, possuem diante de si uma porta aberta que ninguém poderá fechar.

Leia também: A Bíblia Explica o Amor

E.A.G.

Consulta: O Novo Dicionário da Bíblia, volume 2, quarta edição, 1981 (Edições Vida Nova).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.