Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Amamentar - Você é mãe o suficiente?

É sabido que os bebês são muito carentes dos nutrientes contidos no leite materno. Também, que as mães que dão este leite são as que menos sofrem com o câncer de mama.

Apesar disso, uma pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz apontou que mães adultas e solteiras têm 5,3 vezes mais chance de abandonar precocemente o aleitamento materno exclusivo do que as mães com companheiro.

O motivo principal seria a ausência de apoio que
a mãe solteira enfrenta. Ela tem pouco ou nenhum apoio de um companheiro. Sem os estímulos de outra pessoa para acordar no meio da noite e dar o leite, pode ser mais difícil para ela assumir a responsabilidade de alimentar o seu bebê oferecendo o seio pelo tempo necessário. Outro motivo que faz com que troque o aleitamento materno pela mamadeira é a necessidade de trabalhar fora.

A expectativa da chegada do filho e a depressão pós-parto

Entre as mães adolescentes com um parceiro ao lado, os fatores que provocam a interrupção da alimentação do leite natural mais cedo, seriam dois. Primeiro, porque as mães acreditariam que a amamentação poderia interferir na sexualidade do casal. Segundo, são jovens e se vêem cheias de obrigações, precisando amamentar e administrar muitas tarefas, e para facilitar a vida introduzem o leite artificial precocemente.

Na quinta-feira, 11 de Maio, foi publicado  no Twitter a mais recente capa da revista Time, em que uma mulher  amamenta o filho com aproximadamente três anos. A manchete da revista é provocatica e causou polêmica nos Estados Unidos: "Você é mãe o suficiente?" Causou surpresa a idade da criança fotografada e provocou o questionamento sobre qual é a idade máxima que a criança deve ser servida com o leite materno.

A imagem do menino, com idade suficiente para ficar posicionado em pé, sobre um banco para que sua boca toque o seio da jovem mãe, que o abraça, incentiva a amamentação prolongada. A foto foi considerada ofensiva por diversas usuárias norte-americanas do microblog, enquanto outras revelaram acreditar que a situação é mais comum do que muitos pensam.

A orientação médica informa que as crianças precisam do leite natural. A amamentação cria um efeito positivo nas relações entre mãe e filho, aumenta a interação e o desenvolvimento cognitivo entre os dois. Pesquisas indicam que crianças amamentadas com leite materno, pelo menos por 180 dias, alcançam melhores resultados nos estudos, são melhores na leitura e na grafia, têm mais facilidades para aprender matemática. Quando amamentadas unicamente com leite materno até os seis meses de vida, os bebês possuem maior imunidade contra doenças e infecções.

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu (o Senhor) não me esquecerei de ti" - Isaías 49.15 - perentêses meus.

A revista Time chegará às bancas no dia 21 de Maio de 2012.

E.A.G.

Nenhum comentário: