Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 10 de março de 2012

Ai, língua



"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
(Provérbios 22.6)

No começo da semana, minha filha voltou da escola contando sobre um coleguinha, que está estudando na mesma sala que ela, e cuja família congrega na mesma igreja que congregamos. "Pai, o fulano gritou um palavrão!" Respondi: "Ele é um coitado".

Sempre ensinei que as pessoas fortes são aquelas que consegum dominar a raiva, e todas as outras emoções. O autocontrole é fruto do Espírito (Gálatas 5.16-23).




" ... o amor não arde em ciúmes ..."
(1 Coríntios 13.4)

A paixão não é amor. A atividade do amor é sempre equilibrada, enquanto a paixão é propensa às loucuras.  Não se desvalorize, não se humilhe. Deus manda você amar, mas amar o outro na mesma proporção que ama a si mesmo (a). Confira: Gálatas 5.14.



"Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira!"
(Salmo 120.2)

Existe muitas modalidades de mentirosos, mas vou citar duas. A primeira modalidade de mentira é aquela que dizem inverdades sobre você para outras pessoas. Tais mentirosos são movidos por interesses pessoais, são escravos da inveja ou outro tipo de sentimento negativo. A segunda, é muito mais nociva: lisonja. Os mentirosos que lisonjeiam estão bem perto de você. Usam palavras exaltando você, com elogios falsos, para ganhar sua confiança e aproveitar a proximidade para tirar proveitos inconfessáveis. Essa tática vale a oração: Senhor, livra-me do mal (Mateus 6.13).

Usando o recurso linguístico da hibérpole, expressões com exagero para chamar a atenção, Jesus Cristo recomendou que, se o nosso olhar causa tropeço, deveríamos arrancar os olhos; se a mão escandaliza, deveríamos rancá-la fora do braço. É claro, ninguém deve se mutilar. Se estiver preso por algum vício ruim, jejue e ore. Jesus jejuava, jejue também.

E.A.G.

Nenhum comentário: