Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

José Luis Datena entre os brasileiros com fé em Deus e os ateus

Foto: Vinícios Stasolla | Flickr
O apresentador José Luis Datena, católico, em uma das edições recentes do programa Brasil Urgente se declara vítima de perseguição religiosa.

Em 1º de janeiro de 2010, a Folha de São Paulo publicou uma pesquisa sobre a credibilidade  de celebridades. Segundo o Datafolha, Datena figurou na 12ª posição, acima de José Serra, Hebe Camargo, Ciro Gomes, Dilma Rousseff, Marina Silva, Aécio Neves, entre outros.

A Rede Bandeirantes de Televisão e Datena são alvos de processos por preconceito contra ateus. Ações correm no Fórum de Taubaté e no Tribunal de Justiça da Paraíba, por um comentário proferido por ele no Brasil Urgente, seu programa semanal, que vai ao ar sempre ao vivo no começo das noites de segunda à sábado. O programa tem editorial jornalístico, foca questões de segurança, saúde, trabalho e comportamento, dando espaço à interatividade com o telespectador via conversas ao telefone e torpedos de celulares.

Em 27 de julho, ao exibir um crime de invasão ao domícilio, seguido de latrocínio, Datena falou que o ato demonstrava “falta de Deus no coração”, o que motivou a indignação e reação de membros da Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos. O site da associação incita seus agregados a entrarem na Justiça.

E, no início de dezembro, o Ministério Público Federal entrou com ação pública, contra o apresentador e a emissora, visando que o Brasil Urgente ceda direito de respostas, volte atrás em suas afirmações, por considerá-las altamente preconceituosas e incitações aos grupos radicais de perseguição contra as minorias.

Nesta data, o Portal Imprensa - UOL - informa que a empresa Fast Mídia proibiu uma campanha na cidade de Salvador - BA, denominada "Religião não define caráter, diga não ao preconceito contra ateus", financiada pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos. Segundo Daniel Sottomaior, presidente da  associação de ateus, a  propaganda seria veiculada nesta segunda-feira (13), e faz parte de uma campanha internacional.

Os anúncios vetados seriam veiculados em ônibus apresentando duas fotos. A primeira imagem seria de Charlie Chaplin, acompanhada dos dizeres "não acredita em Deus"; na segunda imagem, Adolf Hitler, e a legenda "acredita em Deus".

Vetos semelhantes ocorreram em São Paulo e em Porto Alegre.

A Fast Mídia amparou-se no Decreto 12.642/2000 para barrar a veiculação. O artigo proíbe a colocação e exposição de qualquer meio de anúncio que favoreça e estimule ofensa ou discriminação religiosa, sexual, racial e social.

Pode parecer um paradoxo: a cada dia que passa o ateísmo dá mostrar de ser uma religião. Haja vista a Teoria da Evolução, que é só teoria, mas crida pela maioria dos ateus como verdade incontestável.

E.A.G.

Fontes: UOL, ATVRede Brasil Atual

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.