Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 9 de julho de 2010

SOBRE A HETEROSSEXUALIDADE DO REI DAVI

Davi, o homem descrito na Bíblia Sagrada como segundo o coração de Deus (Atos 13.22b) é protagonista de um caso passional, extra-conjugal, de ordem heterossexual.

Alguns homossexuais, procurando bases para afirmar que as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo eram aceitáveis diante de Deus no Antigo Testamento, e por conseguinte nos dias de hoje, interpretam uma declaração de amizade como se fosse uma declaração romântica. Eles desprezam todos os contextos bíblicos da vida de Davi e fazem vista grossa ao tema casamento na Bíblia. Querem incutir na mente de todos que Davi e Jônatas tinham relação gay. Recitam: "Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; muito querido me eras! Maravilhoso me era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres" (2º Samuel 1.26).

Os homossexuais omitem uma informação importantíssima existente no mesmo livro, apenas dez capítulos adiante. Em 2º Samuel, capítulo 11, encontramos a narrativa que evidencia a heterossexualidade de Davi. O episódio mostra o quanto ele tinha atração por mulheres, pois chega a "perder a cabeça" por uma delas.

Nas linhas da narração, constatamos que o testosterona de Davi era pulgente, e que num dia em que o hormônio estava à flor da pele, seu coração esqueceu-se de Deus: Davi vê uma mulher formosa banhar-se, cobiça-a, pesquisa quem seria ela, descobre que se chama Betseba e que é casada com Hurias, um de seus soldados que estava fora de casa em batalha. Mesmo assim, ele faz com que haja um encontro e realiza o louco desejo da conjunção carnal. Depois disso, ele descobre que a esposa adúltera engravidou. E diante dessa situação, querendo cuidar para que a reputação da parceira não corresse risco, produz a situação para que haja intimidades entre o marido e ela, para que assim dissipasse a certeza absoluta do adultério. O marido volta ao seu lar, mas o plano fracassa. Como alternativa, Davi induz o esposo traído a morrer na guerra.

Quando aparecem pessoas dizendo que Davi não era hétero, sempre relembro em primeiro lugar do caso triste no casamento de Hurias e Betseba. Mas, há outros contextos na vida do rei a serem citados:

• Davi tornou-se cunhado de Jônatas, ao casar-se com a irmã dele, Mical (1º Samuel 17.25; 18.19-20).

• Davi teve outras mulheres (1º Samuel 30.5-6; 1º Crônicas 14.3-7.

• Davi casou-se com a viúva de Hurias e teve outros filhos com ela.

Davi gerou muitos filhos (1º Crônicas 3.1-9; 14.3-7). É importante relembrar também que Davi se arrependeu dos seus pecados de adultério e assassinato. O Salmo 51 é um registro do arrependimento.

E.A.G.

Artigo liberado para cópias, desde que citados nome do autor e link (HTML) do blog Belverede.

__________

Veja maiores detalhes sobre a vida de Davi:

Os altos e baixos do rei Davi

O cristianismo e a poligamia

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.