Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 9 de julho de 2010

SOBRE A HETEROSSEXUALIDADE DO REI DAVI

Davi, o homem descrito na Bíblia Sagrada como segundo o coração de Deus (Atos 13.22b) é protagonista de um caso passional, extra-conjugal, de ordem heterossexual.

Alguns homossexuais, procurando bases para afirmar que as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo eram aceitáveis diante de Deus no Antigo Testamento, e por conseguinte nos dias de hoje, interpretam uma declaração de amizade como se fosse uma declaração romântica. Eles desprezam todos os contextos bíblicos da vida de Davi e fazem vista grossa ao tema casamento na Bíblia. Querem incutir na mente de todos que Davi e Jônatas tinham relação gay. Recitam: "Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; muito querido me eras! Maravilhoso me era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres" (2º Samuel 1.26).

Os homossexuais omitem uma informação importantíssima existente no mesmo livro, apenas dez capítulos adiante. Em 2º Samuel, capítulo 11, encontramos a narrativa que evidencia a heterossexualidade de Davi. O episódio mostra o quanto ele tinha atração por mulheres, pois chega a "perder a cabeça" por uma delas.

Nas linhas da narração, constatamos que o testosterona de Davi era pulgente, e que num dia em que o hormônio estava à flor da pele, seu coração esqueceu-se de Deus: Davi vê uma mulher formosa banhar-se, cobiça-a, pesquisa quem seria ela, descobre que se chama Betseba e que é casada com Hurias, um de seus soldados que estava fora de casa em batalha. Mesmo assim, ele faz com que haja um encontro e realiza o louco desejo da conjunção carnal. Depois disso, ele descobre que a esposa adúltera engravidou. E diante dessa situação, querendo cuidar para que a reputação da parceira não corresse risco, produz a situação para que haja intimidades entre o marido e ela, para que assim dissipasse a certeza absoluta do adultério. O marido volta ao seu lar, mas o plano fracassa. Como alternativa, Davi induz o esposo traído a morrer na guerra.

Quando aparecem pessoas dizendo que Davi não era hétero, sempre relembro em primeiro lugar do caso triste no casamento de Hurias e Betseba. Mas, há outros contextos na vida do rei a serem citados:

• Davi tornou-se cunhado de Jônatas, ao casar-se com a irmã dele, Mical (1º Samuel 17.25; 18.19-20).

• Davi teve outras mulheres (1º Samuel 30.5-6; 1º Crônicas 14.3-7.

• Davi casou-se com a viúva de Hurias e teve outros filhos com ela.

Davi gerou muitos filhos (1º Crônicas 3.1-9; 14.3-7). É importante relembrar também que Davi se arrependeu dos seus pecados de adultério e assassinato. O Salmo 51 é um registro do arrependimento.

E.A.G.

Artigo liberado para cópias, desde que citados nome do autor e link (HTML) do blog Belverede.

__________

Veja maiores detalhes sobre a vida de Davi:

Os altos e baixos do rei Davi

O cristianismo e a poligamia

Nenhum comentário: