Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 6 de julho de 2010

Mauro de Oliveira - análise de vídeos no YouTube o acusando de falso profeta e falso pastor

Não pretendo fazer defesa de Mauro de Oliveira. Não o conheço. Minha análise é sem partidarismos, olho a situação pelo lado global, por todos os ângulos.

A descrição do perfil dele no MySpace é esta: "Pr. Mauro de Oliveira é pastor avivalista, membrado na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Minas Gerais, tem um ministério itinerante, o qual o tem levado para várias partes do mundo pregando a palavra Rhema do Senhor; e Deus o tem colocado como um dos conferencistas mais requisitado da atualidade; com um ministério de Palavra, Fogo e Poder. Pr. Mauro de Oliveira é Escritor, Bacharel em Teologia e Pós-Graduado em Missiologia, natural de Belo Horizonte – MG (...) Por onde tem passado, Curas , Milagres e Revelações tem se manifestado no ministério desse homem de Deus. Este SITE também irá de uma forma profética lhe abençoar de maneira sobrenatural com mensagens que Deus tem dado a esse fervoroso servo do Senhor de forma profética e reveladora, como você nunca viu igual. Se prepare para entrar no SOBRENATURAL DE DEUS !"

Na página do MySpace de Mauro Oliveira (aqui), existe um vídeo que foi extraído do YouTube, que parecia ser uma das preleções de Oliveira. Foi extraído por qual motivo? A Internet deixa rastros impossíveis de serem apagados. Ao optar a visualização deste vídeo no YouTube, ele não abrirá, mas nos leva para uma página que contém outros, rolando-a para baixo poderemos visualizar outros vídeos. A maioria escarnece dos cristãos. Situação estranhíssima!

Eu também fiz uma varredura no YouTube, objetivando saber quando e por quem esta imagem surgiu pela primeira vez. E as duas primeiras aparições são de usuários que não são cristãos.

Na primeira, me causa muita estranheza que o dono da página do YouTube deixe inseridos no espaço de comentários muitos palavrões. Pelo fruto se conhece a árvore.

Na segunda, quem postou se apresenta como Tela Crente. O dono desta página é conhecido da blogosfera evangélica, pois é um ateu confesso, ateu zombador, escarnecedor, alguém que é atuante ardoroso contra a cristandade, inclusive usando blog.

Confiram as páginas:

• REVELAÇÃOMENTIROSA | lançado 20 de junho de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=31gamTD1tCc

• Tela Crente | lançado 27 de junho de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=Nz_6TZoRGUo

• Verdade Oculta | 30 de junho de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=-8wRbkFKAiE

• REVELAÇÃO MENTIROSA | 30 de junho de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=6D_eyEzGuWo

Conclusão:

Tenho uma observação a fazer. É a seguinte: o vídeo possui edições, onde são mostradas as imagens do Orkut. E justamente aí que é possivel ter havido manipulação da realidade. Como? A partir do que Oliveira falou, a posteriori, foram criadas páginas falsas no Orkut e juntadas ao vídeo.

Para não sermos levados pelo vento, como folhas secas, massas de manobras, aguardemos, não façamos julgamentos precipitados.

O que seria realmente elucidador para nós é ter o depoimento das pessoas envolvidas nestes vídeos. Elas poderiam vir a público e confirmarem ou negarem ser as donas das páginas no Orkut. 


E, é preciso lembrar que a responsabilidade pela presença de Mauro Oliveira na congregação inglesa é totalmente do seu dirigente. Ele não poderá, como pastor, em hipótese alguma deixar de ser cobrado.

E.A.G.


18 comentários:

Anônimo disse...

PRESTE ATENÇÃO, ELISEU!!! VC É ADVOGADO DO DIABO!!!

O CARA FALA DOUGLAS C PONTO. O ESPIRITO SANTO SABE O NOME COMPLETO DA PESSOA, CIDADÃO!!!!

OUTRA: O CARA DIZ "EU LI".

OUTRA: O CARA CITA OS NOMES DE FORMA ERRADA, E O POVO O CORRIGE.

ACORDA, ELISEU!!!!!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro anônimo

Introdução

Você poderá perguntar: O que eu vi no vídeo? Eu respondo a você: Vi um homem que é identificado como pastor, cujo nome é Mauro de Oliveira. Não o conheço.

Eu creio que me faço entendido, não o apoio. Ele é visto no púlpito, aparentemente fazendo adivinhações. Para que serve fazer o que ele fez? Penso que isso não serve para edificação espiritual de ninguém, apenas ilude as pessoas despreparadas e dá margens para que a propagação do Evangelho seja ainda mais dificultada.

Se lerem o meu primeiro post encontrarão a seguinte frase: "Não pretendo fazer defesa de Mauro de Oliveira. Não o conheço. Minha análise é sem partidarismos, olho a situação pelo lado global, por todos os ângulos".

Acho que pensei igual a todos ao assistirem pela primeira vez o vídeo. Em nada edifica demonstrar saber nomes, datas especiais na vida de pessoas e seus lugares de origem. Tal atitude não tem edificação espiritual nenhuma para a igreja. Em seguida eu pensei: existem cortes neste vídeo, o culto não tem só os poucos oito minutos que eu vejo, então, muito mais aconteceu naquele ambiente. O que será que aconteceu com as pessoas cujos nomes foram mencionados? Curas? o quê?

É necessário analisar a situação por todos os ângulos, não fazer julgamento sumário. Não devemos julgar as pessoas de maneira precipitada.

Cronometragem

A pergunta mais apropriada seria: o que não vimos neste vídeo?

E a resposta é: não vimos mais de 99 % do que ocorreu naquele ambiente. Não vimos porque houve UMA ENORME E DESAVERGONHADA edição, foi subtraído de todos nós praticamente imagens da reunião inteira e foi acrescentado imagens de páginas do Orkut.

Não é difícil entender essa situação. Basta-nos responder algumas pergunta básicas:

1 - Quanto tempo tem o vídeo? Quase oito minutos.

2 - Os cultos giram em torno de duas horas ou serão só pelo tempo de oito minutos do vídeo que estamos comentando? Qual é o tempo médio de uma reunião de culto? Aproximadamente duas horas. Então, fazendo as contas, faltam 112 minutos de registro.

3 - O que aconteceu neste período não registrado? Não sabemos...

O uso do bom senso

Analisar todas as situações com prudência evita causar deturpação da realidade e cometer injustiças.

Você gostaria que a sua reputação fosse julgada por um espaço pequenino de tempo como este? Acho que não quereria nem se fossem pelas duas horas, porque 120 minutos não representam quem você tem sido ao longo da sua vida.

Se ocorresse algo parecido com você, uma situação qualquer levada ao YouTube, colocando a sua reputação em jogo, cenas editadas, como estamos tratando aqui no caso de Oliveira, pode ter certeza que o meu posicionamento seria o mesmo. Eu defenderia você sem pensar duas vezes, porque não é possível fazer um julgamento justo desse jeito para ninguém.

Sou contra a precipitação, a fé cega no YouTube. Eu acho triste ler considerações feitas com bases em meros vídeos, porque quem as faz não conhece quem são os internautas que postou as imagens na Internet e nem se essas imagens estão adulteradas.

Com muita propriedade, certa propaganda de televisão afirma: não é porque algo está na Internet que é uma verdade!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Minhas observações sobre a situação é uma questão de bom senso. Entendo que é preciso checar sem pressa tudo antes de emitir juízos! Afinal, os salvos são chamados de JUSTOS.

Não é à toa que está escrito que o caminho para o céu é estreito, não é fácil praticar o cristianismo, mas é necessário praticá-lo durante todos os dias de nossas vidas! Como? Com senso cristão: amamdo quem o ama e amando também quem o trata com indiferença ou o odeia. Fazendo o bem a todos, desinteressadamente.

Mesa de edição

A edição de imagens é uma das formas mais poderosas de gerar massas de manobra.

Minha observação a fazer é a seguinte: chamo a atenção ao vídeo pelo detalhe que trata-se de um conteúdo editado, não temos acesso às imagens de tudo o que aconteceu no ambiente, considerando que tenha havido um reunião de culto com duas horas, estão cortados 112 minutos. Assistimos imagens que não fazem parte do que está filmado no lugar onde Oliveira esteve. O vídeo possui edições de duas formas: cortes e imagens inseridas.

Uma pessoa com um pouco de noção de informática, mesa de edição de imagens, pode manipular de maneira engenhosa a realidade. Fazer o fato parecer o que não é.

A partir do que Oliveira falou, a posteriori, foram acrescentadas páginas de perfis do Orkut e juntadas ao vídeo. As páginas poderão ser verdadeiras ou falsas. E justamente neste detalhe eu chamo a atenção de todos, afirmo que poderá haver manipulação da realidade.

Talvez, a grande maioria aqui tenha dificuldade de entender o que digo porque nunca estiveram diante de uma mesa de edição. Não viram o que um operador é capaz de fazer com as manipulações de imagens. Na era analógica o operador fazia muito, e na digital ele pode fazer muito mais.

Quem lançou o vídeo no YouTube?

Ao pesquisar as origens dos vídeos ridicularizando a cristandade, sempre aparecem os mesmos nomes por trás da coisa toda.

E o que eu tenho analisado? O vídeo está sendo divulgado por um ateu escarnecedor e um suposto crente que tem a sua página no YouTube cheia de palavrões, o que me leva crer que ele não seja um crente realmente comprometido com Cristo, as suas motivações são estranhas ao Evangelho.

Acho algo pitoresco haver sempre os mesmos envolvidos. Ao rastrear, eu cheguei ao Tela Crente outra vez...o blogueiro do Tela Crente está nesta estória. Ele é um ateu escarnecedor.

Julgamentos precipitados

Eu creio que Deus é justo, não deixará que caluniadores entrem no céu. Nenhuma palavra frívola será esquecida, mesmo vindas daquelas pessoas que a pronunciam pensando que estão com razão ao pronunciá-las.

Penso que para chamar uma pessoa de ladrão, antes devemos ter a certeza de que ela seja realmente. Se eu disser: Beltrano é um ladrão! E aí? Não é apenas porque eu afirmei isso que tal pessoa seja... É preciso cautela. É por causa disso que sou contra as precipitações.

Conclusão:

Bem, agora eu tenho que dizer que essa denúncia parte de uma fonte de vídeo com 8 minutos, lançado no YouTube de forma editada escandalosamente, e cuja origem é bastante duvidosa.

Há amor cristão ao encampar a proposta deste vídeo? Existe misericórdia ao próximo ao fazer isso?

Repito: não conheço Mauro de Oliveira e nem estou fazendo apologia da sua atitude, ao citar np púlpito nomes de pessoas e detalhes de suas vidas, seja com ou sem o uso de informações do Orkut. Minha posição é de oposição aos internautas que lançaram o conteúdo no YouTube, principalmente porque o fez com o recurso da edição.

Abraço.

Blogueiros do Brasil, notícias & poesias disse...

Não existe justificativa. As pessoas se deixam levar pelo vento. A palavra viva é deixada de lado, e por isso muitos são enganados. Se tudo isso veio a tona, é porque algo está errado. Não acredito que inumeras páginas do orkut foram criadas para denegrir a imagem desse pastor.
E contra fatos e imagens não há argumentos. Ele disse: Eu li.........não tem como negar.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Erlon

Obrigado por sua participação. Está registrada sua opinião.

Deus te abençoe.

Julio disse...

Pode parecer montagem, mas uma coisa eu queria saber, porque toda vez que ele vai revelar a vida de alguém, ele vai tomar um gole de água e fica lendo uma papelada que ele deixa em cima do púlpito?

Não seria ali que está as anotações que ele faz das pessoas que vai revelar?

Porque ninguém faz uma vistoria nessa papelada que fica em cima, quem sabe descobre se é verdade ou não essas revelações, isso que eu acho.

Léo disse...

O fato dele não falar o nome da pessoa, com no caso o "C. de Souza", é um indício d que ele olhou o perfil do orkut. Conheço pessoas que tem a memória muito boa para decorar certas informações. Ele pode fazer um levantamento de alguns membros das igrejas as quais vai pregar. É como um trabalho de detetive. E não precisa ser de todos, com umas cinco "revelações" ele já ganha crédito de toda a congregação.

sergio holanda disse...

Concordo que não podemos tirar conclusões precipitadas, mas o argumento de que alguém intencionado em manchar a reputação do aludido pastor iria criar paginas pessoais no orkut só com esse intuito é muito desprovido de crédito,haja vista que as páginas pessoais continham,além de informações muito pessoais,fotos, sem contar que o "profeta" lia da mesma forma que estava escrito nas paginas do orkut,logicamente que o vídeo foi editado, pois seria impossível não fazê-lo para demonstrar a "fraude profética". No mais de tudo que se houve retenhamos o bem e cá entre nós sessão de adivinhação em culto não é algo muito edificante. Que Deus em sua infinita misericórdia fale melhor aos nossos corações.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Sérgio.

Sua postagem opinativa está publicada.

Que todos nós retenhamos o senso crítico sem perder o amor que devemos praticar de uns para com os outros.

Abraço.

Anônimo disse...

Jesus afirmou sobre os judeus de seu tempo" nenhum sinal será dado á essa geração incrédula.." Infelizmente o cristianismo assumiu hoje um papel totalmente cheio de misticismo, os homens deveriam buscar Jesus pela essência de seus ensinos e não pelas imagens ou sinais e prodígios.

E como fazem em grande maioria, acabam por cair nas mãos deste estelionatários, que infelizmente se possuem a coragem de mentir usando o nome de Deus, e conhecem a bíblia, principalmente as profecías de Jeremias que fala de Taus (falso profetas), é sinal que este não possuem nenhum temor a Deus!!!

Thiago Gimenez disse...

nossa o dono desse site eh o detetive bugiganga dos templos mesmo neh...

o hipócrita... já que manja tanto mesmo ô raposa... pq não pegou os nomes e pesquisou no orkut?

eu pesquisei...
três pessoas citadas no vídeo desfizeram o seu orkut. A vergonha foi grande neh. Milhões de pessoas viram isso. Como diz o apostolo Paulo esse homem é digno de morte.
"Igreja" evangélica é templo de demônios.
aquele que crê em CRISTO só tenho uma mensagem
"FUJA DA IGREJA EVANGÉLICA MAIS PERTO DA SUA CASA".

GRAÇAS A DEUS TO ME LIBERTANDO DO CÂNCER LEGADO QUE É ESSA "RELIGIÃO".

boa sorte a todos... pq a paz jah ñ eh mais possível

Micael Barbosa disse...

Eliseu, sou evangelista, itinerante, membro da Igreja Batista Renovada, em Aracaju/SE. Vendo isso, o que me dói é saber que alguns irmãos tem oportunidades que todos nós queremos, e as deixam ir embora como se nada houvesse acontecido.

Não criando um julgamento, e analisando de uma maneira bem pessoal, você tem noção de quantas igrejas fecharam as portas para evangelistas como eu, que desejariam uma única oportunidade de levar a mensagem do evangelho?

É lastimável!

Ev. Micael Barbosa
www.MicaelBarbosa.wordpress.com

ELSON DIVINO disse...

SOU EVANGELISTA ITINERANTE ,E QUANDO VI ISTO NA INTERNET FIQUEI COM MINHA FÉ MAIS FORTE AINDA , SABENDO ANDAR MAIS AINDA COM OS OLHOS ABERTOS MAIS E MAIS . E NÃO TEM SO ESTE PASTOR AI NÃO , TEM MAIS UNS QUE ESTÃO COPIANDO ELE , E ALGUNS QUE JA FORAM ENVERGONHADOS NA FRENTE DE TODO MUNDO ,SÃO ENGANADORES MESMO.SE EU ENCONTRAR COM ELES EU VOU PREGAR PRA ELES SE CONVERTEREM DA MENTIRA !

Anônimo disse...

uma coisa queria saber.

Depois de toda essa repercussão, o que será que a lideranças das igrejas fizeram a respeito?
Teve alguma punição?
E esse sr Mauro ele continua no seu cargo eclesiástico?

Parece que sumiu não vejo mais nada sobre ele na internet depois desses fatos.

Edson Souza
São Paulo _ Capital

Anônimo disse...

Olá, sou da Igreja do Evangelho Quadrangular e o Pastor Mauro esteve em minha igreja. Eu já tinha visto esses vídeos no Youtube, por isso fui lá meio desacreditada. Mas pedi a Deus que falasse comigo através dele se fosse verdade, se ele fosse mesmo homem de Deus. Ele preou 3 dias na minha igreja e quando foi o ultimo dia, Deus me respondeu aquilo que só eu e Deus sabiaos através da boca do Pastor Mauro, essas informações não haviam em meu orkut.
Então estou postando aqui pra dizer que Deus usou a vida do Pastor Mauro de Oliveira pra falar comigo sim.

Abraços

EDISON PEREIRA SANTANA disse...

AS IGREJAS ESTAO CHEIAS DE ESPIRITOS DE ADIVINHACAO E PROFECIAS PARA EXALTACAO E RECOLHIMENTO DE DINHEIRO. ESTA SEMANA EU VI O ESPIRITO DE ADIVINHACAO DENTRO DE UM ONIBUS, CLARAMENTE O DEMONIO FALOU ATRAVES DO HOMEM, ASSIM ANDA AS IGREJAS, SO MUNDANISMO E FALSIDADES. ACESSEM AS MENSAGENS DO PASTOR TUPIRANI DA HORA LORES E ENTENDERAO MELHOR O QUE ESTA SE PASSANDO NA IGREJA DE JESUS CRISTO. PAZ.

WILSON BARBOZA DA SILVA disse...

Eliseu,
A paz do Senhor, meu querido. A grande pergunta que os crentes não costumam fazer é simples: "Para quê". Os dons não estão à disposição da Igreja para que o seu manipulador (é uma pena usar este termo) o tenha para sucesso pessoal. Os dons são para edificação do Corpo. Assistindo ao vídeo, fica clara, mesmo para quem não quer ser injusto, mesmo para os que querem usar prudência, mesmo para quem tem medo de julgar, sim, fica claro que a precopuação em edificar o Corpo está muito abaixo da de fazer sucesso.

Unknown disse...

Não tem como defender o que esse senhor fez dentro daquela igreja. Foi vergonhoso, foi constrangedor para os membros da igreja.
Ele obteve informações do ORKUT SIM. E não foi montagem.
"O povo padece por falta de conhecimento"