Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 29 de julho de 2010

As características dos anjos - o estado incorpóreo dos seres angelicais

É compreensível haver interesse em saber sobre os anjos, perguntar que tipo de criaturas são eles, pois a Palavra de Deus nos informa que eles são seres que nos rodeiam e foram formados pelo Senhor de maneira diferente da raça humana.


Através do estudo bíblico, é possível encontrar respostas sobre as características deles, e até encontrar razões que nos motivem a manter firme nossa fé em Jesus Cristo.

As Escrituras esclarecem que Deus é o Criador do que é visível e também do que é invisível: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” - Colossenses 1.16.

Em Hebreus 1.14, encontramos a revelação que os anjos são seres espirituais, enviados para servir aos que hão de herdar a salvação. Ou seja, eles não são composto de matéria, não têm corpo visível aos olhos humanos, e não ocupam espaço material.

Mas, embora os anjos sejam invisíveis e sem matéria, temos relatos bíblicos de episódios em que eles agiram no espaço físico, sendo visualizados pelos seres humanos. Eles puxaram Ló e sua família para fora de Sodoma (Gênesis 19.10,16); na manhã da Páscoa um anjo rolou a pedra que barrava a entrada do sepulcro onde o corpo de Jesus esteve por três dias (Mateus 28.2); um anjo entrou na prisão onde Pedro estava detido e o libertou das cadeias e abriu todas as portas que o mantinham preso (Atos 12.7).

Traços que caracterizam os anjos: são seres poderosos (Salmo 103.20; 2ª Tessalonicenses 1.7, 2ª Pedro 2.10-11); dóceis (Juizes 6.22-23; Lucas 1.30); santos (Mateus 25.31; Marcos 9.38; Lucas 9.26; Atos 10.22); inteligentes ( 2º Samuel 14.17,20); reverentes (Isaías 6.2); obedientes a Deus (Salmo 103.20-21; Mateus 6.20; 1ª Pedro 1.12); e, festivos (Jó 38.7; Lucas 2.13; 15.10).


Ao tocar no tema "caracteristica dos anjos", é importante dizer também o que eles não são.

• A descrição dos gnósticos sobre os anjos não está de acordo com as Escrituras Sagradas.

A cabala, a astrologia, a terapia holística, a numerologia, as ciências ocultas, a tarologia, quando falam sobre quem são e quais são as missões de seres angelicais deturpam todo o conteúdo bíblico sobre o assunto. Todos os cristãos, ao se envolverem com o tema angeologia, devem centrar pesquisa em fontes bíblicas.

Segundo a Bíblia, os anjos atuam de maneira diferente de todas as informações que são passadas pelo movimento Nova Era.


• Os anjos não são agentes intercessores entre Deus e os homens (João 14.13; Atos 4.12; 1ª Timóteo 2.5).

Ao orar, o cristão deve remeter sua súplica a Deus, em nome de Jesus Cristo. Jamais deveremos invocar ou recorrer aos anjos pedindo soluções. Eles são ministros de Deus e agem de acordo com as orientações e autoridade dEle.

Os anjos não devem ser adorados (Mateus 4.10).

Nas Escrituras Sagradas, todas as ocasiões em que encontramos relatos de relacionamentos entre anjos e seres humanos, eles sempre foram respeitados por representarem a Deus, jamais foram adorados.

E.A.G.
__________


Artigo criado com a intenção de servir como subsídio às classes bíblicas que fizerem uso da revista Lições da Palavra de Deus; ano 6, nº 26. Comentários de autoria do Pastor Walter Brunelli, com o tema Anjo, Mensageiros de Deus (Editora Central Gospel). Texto dirigido à lição nº 3: As características dos anjos.

O conteúdo está liberado para cópias, desde que citados o nome do autor e o link (HTML) do blog Belverede.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paz do Senhor, seja convosco... Essa postagem foi muito importante para mim, pois sou professora da escola dominical e estava procurando algo que complementasse a lição(mensageiros de Deus, lição 3)... Sou grata por essas informações que vai ser de muita importância para minhas alunas...

Eliseu Antonio Gomes disse...

Professora.

A minha intenção é colocar neste blog subsídios para as 13 lições.

Que Deus te abençoe.

Abraço.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.