Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Fundador da Assembleia de Deus no Brasil Gunnar Vingren - o pioneiro do re-te-té, cair Espírito e unção do riso

Contradições assembleianas ou desprezo pela origem?
Ao lado de Daniel Berg, o sueco Gunnar Vingren fundou as Assembleias de Deus em Belém do Pará, Brasil, em 1911. Às portas do Centenário dessa denominação, vemos muitos líderes de então, criticarem as práticas do mover do Espírito que aconteciam rotineiramente na vida daquele fundador. Os críticos ironizam movimentos que são expressivos. Eles não vêem como crentes espirituais os crentes que riem, pulam, caem no Espírito. Em tom jocoso, chamam tais práticas de Unção do Riso, Cair no Espírito e Re-Te-Té.
Ivar Vingren, filho do missionário sueco, compilou os diários do pai. E a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) transformou em livro.
Abaixo, disponibilizo trechos extraídos de Diario do Pioneiro - Gunnar Vingren, é uma seleção sobre as práticas da vida de Vingren, que muitos apologetas / apogistas assembleianos criticam veementemente nos dias de hoje. Penso que se o fundador das Assembleias de Deus vivesse em nossa geração, também seria execrado por esses críticos assembleianos!
"Unção Riso"
“Vingren conta várias vezes, nas suas notas, como a sua alegria em Deus frequentemente se manifestava em riso. Nós, que tivemos o privilégio de estar com ele, nos lembramos como ria muitas vezes quando estas ondas de alegria do poder de Deus vinham sobre ele” - Lewi Pethrus, Introdução, página 15.
“O novo ano começou de maneira gloriosa, Jesus batizou uma jovem irmã com o Espírito Santo. Foi no culto da vigília do Ano Novo. Duas meninas, que sentiram o poder de Deus, riam e se alegravam tanto, que eu fiquei com medo que elas não aguentassem. Muitas pessoas no culto ficaram debaixo do poder de Deus. Oh! Que alegria! Louvado seja o meu Salvador Jesus!” - Capítulo 4: O derramamento do Espírito no Brasil; página 66.
“Tivemos um culto hoje cheio do poder de Deus e de muita alegria. Eu ri tanto debaixo do poder de Deus, que quase perdi as forças. O mesmo aconteceu com outros” - Capítulo 4: O derramamento do Espírito no Brasil; página 67.
“Num culto em Malden, quando falava sobre a obra missionária, o poder de Deus veio sobre Vingren tão poderosamente, que teve que sentar-se um pouco para rir, e depois continuar a pregação. Durante um culto em Providence, no dia 24 de agosto, numa igreja anglo-portuguesa, uma irmã veio e tocou o seu braço e profetizou que ele deveria seguir corajosamente para a frente, pois o Senhor estava consigo; que deveria pregar a vinda de Jesus, curar os enfermos, expulsar os demônios, fazer milagres e buscar coisas profundas” - Capítulo 4: O derramamento do Espírito no Brasil;página 72.
“Em outra oportunidade, eu tive de rir o quanto pude no poder de Deus e depois chorar muito, enquanto orava para que Deus abençoasse os irmãos no Brasil. Depois do culto, ficamos todos ali, em pé, cheios de júbilo, regozijando-nos na presença do Senhor” - Capítulo 4: O derramamento do Espírito no Brasil; página 73.
Cair no Espírito
“Durante estas semanas de oração, sentimos o poder de Deus sobre nós como uma pressão, ou um forte peso, de tal maneira, que muitas vezes nem podíamos estar sentados à mesa para comer, mas tínhamos de cair no chão, dobrar os joelhos e, com alta voz, louvar o nome do Senhor” - Capítulo 1: Escolhido por Deus; página 25.
“Enquanto eu estava orando, um homem sentiu o poder de Deus de maneira tão forte, que foi levantado do chão por duas vezes. Eu tive de louvar muito ao Senhor e senti grande gozo no meu Deus” - Capítulo 4: O derramamento do Espírito no Brasil; página 69.
“Dois dias depois deste culto, tivemos oração outra vez e eu me sentia tão seco, como se não tivesse nenhum poder ou força. Mas de repente, veio o poder de Deus sobre mim de maneira maravilhosa. Os outros me deixaram para ir tomar café. Mas eu nem me podia levantar; só depois fui à mesa tomar café com os outros” - Capítulo 4: O derramamento do Espírito no Brasil; páginas 72, 73.
“Certa oportunidade, num culto em Fingenborda, uma irmã viu uma nuvem sobre a casa onde estávamos reunidos e daquela nuvem também saía fogo. Isto apareceu tanto dentro de casa, como fora. Eu tive de me deitar no chão, tão alegre me sentia. Glória a Jesus! Vários foram curados e batizados com o Espírito Santo” - Capítulo 4: O derramamento do Espírito no Brasil; página 81.
“Na sala de jantar, o poder de Deus veio sobre mim e sobre a senhora Tora Hedlund e nos alegramos muito. Eu tive de deitar-me no sofá, pois o poder de Deus estava muito forte sobre mim” (...) Os cultos eram como um campo de batalha. Vários foram lançados no chão pelo poder de Deus”- Capítulo 5: Regresso ao campo missionário, página 87.
Re-te-té
“Dia 13 de janeiro. O Senhor, por sua infinita graça, me deu uma mensagem tão gloriosa, e eu senti o poder de Deus em todo o meu corpo de tal maneira, que tive de cantar no Espírito e me senti como se estivesse no Céu” - Capítulo 4: O derramamento do Espírito no Brasil; página 75.
"Durante esta Conferência, Vingren morou na casa de uma irmã chamada Maria Lindgren, em Lilian. Nessa casa tiveram noites inteiras de oração e vigília e 'uma vez' disse no diário 'eu estava tão cheio de gozo, que tive de saltar e pular de alegria' ” - Capítulo 4: O derramamento do Espírito no Brasil; página 82.
Fonte: O Diário do Pioneiro Gunnar Vingren – CPAD; 2ª edição / 1983 - Ivar Vigren.
E.A.G.

8 comentários:

Lucas Marim Santos disse...

Algo a se analisar com muita prudência...
Nem todos os fatos devem ser desprezados...

Sobre a "unção do Riso", não é DE FORMA ALGUMA agradável o que temos visto em vídeos sobre no youtube... Por isso, é bom um pouco de cautela antes de dizermos algo sobre experiências de "unção do riso"...

1 Pedro 2:2 desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo,

Julio Severo disse...

Louvado seja Deus por suas grandes obras! Tais textos precisam ser divulgados, pois algumas igrejas (como a IURD, que acha que tem o ministério de defender o aborto) atacam o que não sabem. Quantas vezes não vi a IURD atacar riso no Espírito, cair no Espírito, etc? Lá estão eles agora, caídos nas trevas do aborto.

leonildo vianna lameo disse...

Eu acho que ñ devemo rir de ninguém,e quando se trata do poder de Deus e do Espirito Santo tudo é mistério de Deus,muito cuidado ao fazer qualquer tipo de comentários, porque o Espirito Santo se manifesta da maneira que Deus quer e ñ como vc quer que aconteça,porque tem pessoas que o Espirito se em linguás ,outros em cânticos, outros bate palmas,outros pula e enfim, ñ importa como Deus se manifesta através do Espirito, o importante é que Ele se manifeste isso sim, uma coisa é certa, quem critica ñ é batizado no Espirito Santo,então ñ deveria falar sobre aquilo que ñ sabe, mas orar para Deus te encher do Espirito Santo ai vc iria conhecer o poder de Deus em sua vida.Amém?

Emerson disse...

Admirável a obra de Deus pela vida dos missionários suécos,o interessante em tudo isso é que,ao contrário de muitos pastores de nossos dias, eles não fizeram disso uma doutrina,mas simplesmente relataram suas experiências
Nunca devemos por a experiência acima das escrituras,como se fosse um nova doutrina,afinal biblia é biblia

Júnior disse...

Isso é lindo e glorioso. Deus se manifesta em sua multiforme sabedoria da maneira que lhe agrada. Podemos gozar de experiências fantásticas diante de Deus, sem querer transformar nossa experiência individual numa prática coletiva. Creio firmemente nas experiências sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo e creio também que se o Senhor as concede, tem uma razão de ser. Ele não dá a experiência simplesmente pela experiência, mas para algo proveitoso em nssa vida. Ser afetado pelo Santo Espírito de Deus de forma que nossas emoções sejam despertadas tem tudo a ver com a nossa fé. A manifestação da pessoa de Deus em nós tem necessariamente que afetar espírito, alma e corpo. Espiritual, intelectual e corporal.

Rô Moreira disse...

Olá Eliseu, saudades de ti maninho. rss

Você viu que a AD agora fará uma declaração de fé, né? Só que acho errado tentar colocar esta pecha do cair no Espírito pros neopentecostais. Acho que estão negando suas raízes. Veja aqui. Inclusive postei seu artigo na minha linha do tempo. Paz maninho!
http://www.teologiapentecostal.com/2016/06/alguns-esclarecimentos-necessarios.html?m=1

Pr Henrique EBD NA TV 99-99152-0454 disse...

Não se analisa manifestações do ESPÍRITO SANTO. Não podemos questionar DEUS. Ele faz como quer, onde quer e com quem quer. Analisar sem ter estado no momento que aconteceu é no mínimo desonesto e crítico de DEUS. Participei de dois grandes avivamentos e o que DEUS faz no meio do seu povo é maravilhoso, é glorioso. Não há nada comparável a isso na Terra. É gozo espiritual, é intimidade com DEUS. Veja que em nossas ministrações a presença de DEUS invade a igreja. Sou professor de EBD e estudante da Palavra de DEUS. https://www.youtube.com/watch?v=OeGKBxfQ_XI São mais de 100 pessoas curadas por semana, muitas almas salvas, muitos batismos e libertações. Glória a DEUS.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Pastor Henrique.

Eu concordo, não é prudente pensar em analisar as manifestações do Espírito Santo e nem questionar a Deus, pois em Sua soberania Ele age como lhe convém.

No caso do missionário Gunnar Vingren, me alegro em ter lido o relato de que ele era um homem aberto ao contato com o Espírito durante as reuniões de culto a Deus, e se deixava ser visto pelos irmãos em gozo espiritual.

Não é de bom alvitre julgar, apressadamente, que os pentecostais simulem tais ações. Porém,há casos em que é difícil acreditar que a pessoa sinta realmente a presença de Deus. Cito como exemplo um infeliz alguém que sai do local de culto e passa a zombar dos trejeitos de irmãos e irmãs, imita o linguajar e trejeitos de irmãos e irmãs durante a alegria deles. O mesmo "explode" em aleluias e glórias a Deus, mas ridiculariza outros. Jesus nos ensinou que se conhece a árvore pelo qualidade de seus frutos. Eu não creio que tal sujeito está avivado porque é um escarnecedor.

O Espírito age maravilhosamente no meio do seu povo. Creio nisso, vivenciei isso inúmeras vezes. Porém, é preciso analisar que o verdadeiro avivamento espiritual é muito além do que uma manifestação estridente de alegria momentânea entre as quatro paredes do templo, enquanto o pregador entrega uma mensagem ou o cantor ou cantora entoa um belo hino de louvor.

O verdadeiro avivamento muda a pessoa, produz conversão a Cristo por completo, traz consigo o despertamento para ganhar almas e viver em amor para com o próximo e separado da corrupção desse mundo. A pessoa avivada, voluntariamente, assume compromisso com Deus 24 horas ao dia em todos os dias de sua vida.

Gunnar Vingren era homem avivado. A alegria que ele expressava era genuína, pois se colocou inteiramente como instrumento de Deus na tarefa de evangelismo e ensino das Escrituras Sagradas.

Sobre curas, preciso lembrar que os dons espirituais não são termômetros de boa espiritualidade. Deus permite que tenhamos e administremos dons espirituais para que o seu povo receba a bênção através de nós, a permissão do uso de dons não é para sinalizar que o portador do dom está avivado. A regra para definir o crente espiritualmente avivado é a sua prática do fruto do Espírito durante toda a sua vida.

Fraternalmente, em Cristo.