Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bíblias de Estudo - qual é a melhor? Tradicional ou pentecostal?

Recentemente, aqui na esfera virtual houve uma pergunta sobre qual seria a melhor bíblia com notas de estudos. Seria a Bíblia de Estudo Pentecostal ou a Bíblia de Estudo de Genebra?
.
Sabemos que a primeira citada possui conteúdo pentecostal (o nome diz tudo!), e a segunda conteúdo tradicional. Em determinado momento da "conversa", alguém argumentou que a Bíblia de Estudo de Genebra era melhor porque possui comentários elaborados por cristãos tradicionais, deixando subentendido que os pentecostais são cristãos com pouca cultura teológica, incapazes de produzir material bom.
.
Minha contra-argumentação:
.
Os direitos autorais das notas da Bíblia de Estudo de Genebra pertencem à Editora Cultura Cristã em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil. Dois selos de qualidade editorial. Ela possui um grande valor para todos os cristãos que desejam se aprofundar no conhecimento bíblico. Porém, o conteúdo dos estudos foram criados na linha tradicional, e não pentecostal. Característica que não a desabona. Mas, como ela foi criada especialmente aos estudiosos que desejam o conhecimento teológico de uma maneira geral, quem deseja obter estudos sobre o pentecoste e dons espirituais não achará nenhum conteúdo nela.
.
Ao cristão pentecostal é melhor a aquisição da Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD / SBB), ou Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (SBB / CPAD) ou a Bíblia de Estudo Plenitude (SBB), ou a Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira (Editora Central Gospel / impressão: Geográfica Editora).
.
Sobre o caso de PHDs, as bíblias criadas ao público-alvo pentecostal também possuem teor teológico de grande peso, elas não deixam a desejar à Bíblia de Estudo de Genebra ou outras de vertentes tradicionais.
.
Se possível, tenhamos todas elas em nossas prateleiras. Nos momentos de estudos, podemos consultá-las em conjunto, pois somam, não colidem umas com as outras no tema central do cristianismo. Qual? A declaração de que Jesus Cristo é nosso único e suficiente Senhor e Salvador.
.
E.A.G.

Veja mais: C.I. Scorfield e a Bíblia de Referência para Estudos

18 comentários:

Cristiano Nascimento disse...

Prezado irmão Eliseu

Escrevi um artigo extenso sobre as bíblias disponíveis no mercado atualmente e seus pontos negativos e positivos. Como é muito longo, não dá para postar como comentário em seu blog.

Caso tenha interesse é só ler em

http://cristisantana.blogspot.com/2009/04/qual-biblia-devo-comprar.html

Eliseu Antonio Gomes disse...

Cristiano

Com certeza o seu artigo é muito bom!

Abraço.

Matias Borba disse...

Bom, antes, seu texto merece nota 10, muito equilíbrado, parabéns!

Eu sou pentecostal mas não adiquiri ainda a Bíbia pentecostal que por sinal é uma excelente Bíblia, já tive a de genebra e gostei, apesar de ser tradicional tem um bom conteúdo doutgrinário. Tive que me desfazer fazendo uma doação a um grande amigo.

Mas uma Bíblia que me chama muito a atenção é a antiga Vida Nova, atual Sheed, as notas expositivas além de tratarem muito dos textos originais creio eu que são mais obijetivos.

É difícil definir qual a melhor, mas cada um sempre terá suas preferências.

Deus te abençoe querido irmão,

Em Cristo,
Matias Borba!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Matias

Também sou pentecostal, já batizado no Espírito há 24 anos.

Tendo as duas obras, digo com bastante tranquilidade que é possível encontrar muita informação útil tanto na Bíblia de Genebra quanto na Bíblia de Estudo Pentecostal. Uso ambas em meus momentos de leituras e também como fontes de consultas ao eleborar artigos para este blog.

Abraço.

cleidemaria disse...

APAZ DE JESUS,EU TINHA UMA BIBLIA PENTENCOSTAL, MUITOOOOOOO BOA JA TIVE OUTRAS MAIS,SEMPRE TIVE QUE DOAR KKKKKK POR AMOR A ALMAS,NÃO FAIS MA-LI O MAIS IMPORTANTE É NUNCA PERDER,O CONCTAQUITO COM O SNEHOR EU GOSTO MESMO DAS DUAS PODEM MIM PREZENTEAR COM UMA KKKKKKKK AMEI ESTE BLOG BM DE MAIS JESUS CONTINUI A BENÇOANDO VOÇÉS RICAMENTE. A BRAÇO DE CLEIDEMARIA.!!!

cleidemaria disse...

EU ESTOU HOJE COM A BIBLIA CONCORDANÇIA QUE TAMBEM É OTIMA,MAIS GOSTO DA PENTENCOSTAL ÉLA É MUITO COMPLETA E NÂO PENSA MUITO COMO ESTAR QUE EU,HOJÉ POSSU MAIS NÂO FAIS MAL,MELHOR E TER UMA DOQUE NEIUMA AMEM JESUS. FIQUEM COM JESUS AMO ESTE BLOG..!!!RO

Anônimo disse...

Paz do Senhor abençoado. Eu tenho desde que me converti em 2006 a Bíblia Aplicação Pessoal e não troco. Gostei da KJV e da Thompson também, além é claro da Pentecostal. Acredito que em todas elas encontramos grandes e importantes auxílios para a nossa edificação e também para fortalecimento da defesa de nossa fé.

Mateus Emilio Mazzochi disse...

Tenho desde que me converti em 2006 a Bíblia Aplicação Pessoal e não troco. Conheci e gostei também a KJV,, Thompson além da Pentecostal. Acredito que em todas encontramos auxílios preciosos para nossa edificação, além de argumentos e esclarecimentos para o fortalecimento da defesa de nossa fé.

Anônimo disse...

O importante è a palavra de DEUS

Ana Morando disse...

"Se possível, tenhamos todas elas em nossas prateleiras. Nos momentos de estudos, podemos consultá-las em conjunto, pois somam, não colidem umas com as outras no tema central do cristianismo." AMÉM! Concordo, gostei do post!
É uma verdade, as tradicionais são mais para crescimento em conhecimento teológico, porém não devemos excluir os dons do espírito e afins.
Fica na paz
aaninhazinha.blogspot.com.br

Unknown disse...

Amado Eliseu, renho a pentecostal, porém, fui pesquisar sobre o livro de Jó e encontrei muita dificuldade na sua revelação. Antônio Gilberto, (do qual tenho muito respeito), foi infeliz ao comentar a respeito de Eliú.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Reynaldo.

O autor das notas da Bíblia de Estudo Pentecostal é Donald C. Stamps, em memória.

Abraço.

Unknown disse...

A Paz do Senhor!!!
Gosto muito da Bíblia DAKE...muitos a criticam...mas ela vai além dos estudos tradicionais...uso como auxílio minha BÍBLIA APLICAÇÃO PESSOAL-CPAD.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Gilson.

Vale para todas as circunstâncias da vida a filosofia que em encontramos em 1 Tessalonicenses 5.21: "Examinai tudo e retende o bem".

Acredito que haja no coração das pessoas, que escrevem comentários de estudo bíblico, boas intenções. Mas, apesar disso, elas não são perfeitas, estão sujeitas ao erro. Portanto, aquele que compra e lê um material com teor de uma Dake, ou outra obra, deve filtrar e ficar com aquilo que seja proveitoso, e recusar as coisas descartáveis.

Abraço.

Léia Silva disse...

Graça e paz amado,
lendo a matéria sobre a biblia lançada, "do Talles roberto", cheguei aqui nesse post, eu gosto de várias bíblias, gosto de comparar uma com a outra.

Anônimo disse...

Paz do Senhor Jesus,estou a procurando de uma boa Bíblia, tenho a DAKE, mas. Estou no começo do meu ministério, e estou entre comprar a Bíblia Pentecostal, e a Missionária. Alguém p dar uma dica??

Anônimo disse...

Paz do Senhor Jesus,estou a procurando de uma boa Bíblia, tenho a DAKE, mas. Estou no começo do meu ministério, e estou entre comprar a Bíblia Pentecostal, e a Missionária. Alguém p dar uma dica??

Unknown disse...

Bom eu tenho a bíblia pentecostal e muito bom um forte da bíblia pentecostal estudo sobre espírito Santo e muito Boa tem várias figuras que explica um delas os fruto do espírito e salvação e muito mais para quem faz parte de misteiro