Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 4 de janeiro de 2009

PASTOR SILAS MAFALAIA VERSUS O MINISTÉRIO DA CRÍTICA


O Ministério da Crítica é um apelido carinhoso que foi dado aos irmãos que se ungiram como donos da verdades, senhores de todos, gente que torce o nariz contra tudo o que o que acha estranho ou que cruza seus caminhos quando acorda sem bom humor. Gentes que não costumam atentar para quem destilam veneno com suas línguas ferinas, e nem se preocuram por criticarem pessoas sem possuirem autoridade espiritual sobre elas. .

O mote dos irmãos que pertencem ao Ministério da Crítica para a acusação contra o Pastor Silas Malafaia é a publicação Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira, que a grande maioria desses críticos não conhecem o conteúdo e nem possuem interesse em conhecer. É enfadonho para eles ter que ler uma obra literária com mais de duas páginas e com poucas figuras ilustrativas....

O maior problema do Ministério da Crítica é que grande parte dos seus componentes desejam fazer apologia cristã mas têm falta de conhecimento bíblico e falta do senso de ética cristã..

O apologeta deve combater o pecado e não o pecador; combater a heresia e jamais a pessoa do herege, afinal, o nosso real inimigo não tem sangue e nem carne - não é o ser humano, é Satanás..

Para exercer apologia cristã é necessário ser um bom pesquisador, jamais um falastrão ou um "dedos - apressados" para digitar. É necessário ter a paciência de um pesquisador, fazer pesquisa séria. Usar fontes que mereçam credibilidade..

Veja uma fonte que talvez esse Ministério da Crítica não quererá usar para comentar sobre o Pastor Silas Malafaia:.

"A partir dos anos 90, difundiu-se, no Brasil, a doutrina da prosperidade, oriunda de um movimento que surgiu nos Estados Unidos (...) a qual o cristão, sendo filho do Rei, deve experimentar uma vida constante de perfeita saúde física e emocional, além de muita riqueza, sendo que qualquer sofrimento é indicativo de uma impureza na sua vida, pecado ou falta de fé (...) O crente "ovelha" está sujeito às diversas intempéries da vida, aos problemas, à escassez de recursos, perseguições, que cremos podem ser afastadas pela potente mão de Deus, e cuja mão está estendida para libertar o Seu povo. Não temos base doutrinária para estabelecer que alguém tomará posse imediatamente de alguma bênção, tão-somente pelo fato de declarar ou "decretar" algo, através do poder da fé. Digamos o seguinte: acreditamos em milagres, Jesus pode e cura na hora, mas não é pelo meu decreto, e sim através do poder de Deus e somente se Deus assim o permitir"..

Fonte: Lições da Palavra de Deus - Jovens & Adultos - Professor, nº 17 / ano 5 / páginas 34 e 35 (comentários do Pastor Gilberto Malafaia). Editora Central Gospel..

O texto acima é oficial. Esta revista de escola dominical é publicada pela editora pertencente ao Pastor Silas Malafaia. Portanto, o bom apologeta, que verdadeiramente tem compromisso com Deus, deveria considerar este material antes de afirmar que o Pastor Silas Malafaia é adepto da Teologia da Prosperidade. O apologeta de valor é uma pessoa imparcial, é honesto, trabalha buscando a clareza dos fatos e anuncia a verdade do que vê..

E, pelo que constatamos nesta leitura, a revista que o Pastor Silas publica não defende a Teologia da Prosperidade, ataca-a..

Moral dessa história: a verdade é que o Pastor Silas Malafaia não propaga a Teologia da Prosperidade, apenas prega sobre a prosperidade bíblica! E com isso, sem ter certeza absoluta das motivações, o Ministério da Crítica merece nota zero, porque não faz pesquisa séria, aparenta apenas querer lançar acusações para atrapalhar o avanço do Reino de Deus entre nós.
.
E.A.G.

22 comentários:

Raphael Rap disse...

Criticar o "Ministério da Crítica" é cair no mesmo "erro" que os críticos fazem não?

Todo mundo quer criticar só que ninguém quer dar o direito de resposta. E se houver resposta na marra será criado o Ministério da re-crítica.

Crentes são definitivamente as pessoas mais fanáticas por poder de dominação sobre outros que conheço. Isso porque dizem seguir uma pessoa aí que dizia que era necessário considerar a todos como superiores, coitado não sabia do que tava falando...

Anônimo disse...

Eliseu, por favor e se quiser, claro, dê uma olhada nesse post do pastor Altair Germano:
http://altairgermano.blogspot.com/2008/03/bblia-de-estudo-batalha-espiritual-e.html

Deus te abençoe.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá!

Jesus nunca proibiu uma crítica. Ele mesmo fez várias. O erro é ser uma pessoa preconceituosa. Criar e manter conceitos sem nenhuma base na realidade dos fatos.

Criticar com critérios definidos não é fazer o mesmo que o Ministério da Crítica.

Brevemente, lancarei novo artigo. Ele abordará a questão dos julgamnentos certos e dos julgamentos errados.

Abraço.

Raphael Rap disse...

Os critérios definidos para a crítica são próprios? Ou seriam ajustados de acordo com algum tipo de regra dialética que não vi em lugar algum?

Julgamento certo e errado? Deve ser algum tipo de brincadeira né?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Felipe Huvos Ribas

A Bíblia Batalha Espiritual e Vitoria Finaceira´, ao contrário das demais bíblias de estudos, não possui notas-de-rodapé!

O parágrafo acima é só uma descontração... O artigo do querido, e bom amigo, Altair fala em notas-de-rodapé... Não é, realmente, o caso da BBEVF.

O Pastor Altair discorre sobre uma pequenina nota, de canto de página, que foi escaneada e lançada na internet. Mas, a BBEFV não é apenas isso, possui mais de 1.700 páginas.

O trecho comentado por ele é um pequenino pedaço de um imenso estudo bíblico.

Eu também fiz um comentário sobre o mesmo escaneamento. Clique na barra de pesquisa, está no alto da sua tela, canto esquerdo, "Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira" e encontrará o artigo contendo a minha opinião.

Sendo conhecedor, estou aguardando o Pastor Altair dar prosseguimento nas suas considerações sobre esta bíblia. Creio que ele não ficará apenas com os comentários sobre o prquenino recorte que encontramos na internet.

Abraço.

Anônimo disse...

Mas esse recorte está contido na Bíblia? Ou fazia parte de alguma divulgação na internet ou até mesmo boatos, por exemplo?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Raphael Rap

Os critérios para exercer julgamentos são os critérios contidos na Bíblia Sagrada, mais precisamente no Novo Testamento.

Há, sim, formas de julgamentos certos e errados. Não estou brincando.

O esboço do artigo está em fase final, brevemente estará disponível neste blog.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Felipe Huvos Ribas

O Escaneamento foi feito de uma página da Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira, porém, ele é parte de um grande estudo bíblico. É necessário ler tudo para tirar conclusão precisa.

Um recorte com poucas palavras não tem condições de representar um estudo com mais de 1000 páginas.

Abraço.

Anônimo disse...

Mas Eliseu, mas se o resto do artigo compartilhar o mesmo pensamento daquele pequeno trecho ou até mesmo não refutá-lo, não continua sendo um erro? Abraços. (perceba que eu não estou brigando, estou apenas dialogando ^^).

Eliseu Antonio Gomes disse...

Felipe, você já deve ter ouvido alguém citar o provérbio popular que diz assim: não se deve julgar um livro pela capa.

A sitação é quase que exatamente esta.

O estudo bíblico é grande, feito de maneira exaustiva, e ganha desdobramentos ao longo que avança.

A minha certeza é a seguinte: a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira não faz parte deste movimento que intitularam Teologia da Prosperidade. Ouso dizer que os adeptos dela até não gostem de grande parte do seu conteúdo.

Abraço.

Anônimo disse...

Hum... interessante esse ponto que você falou agora. Você vai postar uma análise mais profunda quando ler bastante? Abraços.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Tenho algumas reflexões prontas, mas é necessário colocar as palavras de maneira calculada, para que o que disser não seja interpretado de maneira diferente da que eu escrever.

Quando um assunto é polêmico, todo cuidado é pouco.

Abraço.

Anônimo disse...

Você disse no outro post que pensar em prosperidade apenas com relação ao dinheiro é apequenar o termo.

Porque é então que essa Bíblia se propõe logo na capa a ser um estudo sobre "vitória financeira"?

Será que embora você compreenda corretamente o termo prosperidade essa Bíblia o apequena?

Ou a capa é uma propaganda enganosa?

Não seria mais correto ela se chamar "bíblia de estudo batalha espiritual e prosperidade" ?

Eliseu Antonio Gomes disse...

"Você disse no outro post que pensar em prosperidade apenas com relação ao dinheiro é apequenar o termo".

Sim, tratar da prosperidade bíblica, aludindo só às finanças é não englobar o significado do termo da palavra de maneira parcial.

"Por que é então que essa Bíblia se propõe logo na capa a ser um estudo sobre "vitória financeira"?

Porque é.

"Será que embora você compreenda corretamente o termo prosperidade essa Bíblia o apequena?"

Não.

"Ou a capa é uma propaganda enganosa?"

Também não.

"Não seria mais correto ela se chamar 'bíblia de estudo batalha espiritual e prosperidade'?

Não. Existe um estudo bíblico sobre FINANÇAS, mesmo. Este estudo mostra que a prosperidade bíblica existe, e que também tem a ver com DINHEIRO. O significado do termo PROSPERIDADE esteve por muitos anos sendo usado de maneira distorcida ou incompleta. Aludia-se à prosperidade de maneira espiritualizada. O estudo traz luz geral. Ela abrange a esfera espiritual e física (a física é referente ao campo financeiro. Creio que os editores quiseram colocar o enunciado de maneira direta, mostrando o diferencial.

A properidade é explicada em todos os aspectos.

Abraço.

Raphael Rap disse...

Se o julgamento pode ser certo ou errado quem o julgaria de tal forma? Aquele que emitiu o julgamento?
Lógica é bom e faz bem à saúde do pensamento.

Partir de uns mil pressupostos não é atitude de nenhum exegeta. Falar que o argumento do julgamento está na Bíblia não é um argumento é um simples falácia...

Afinal, vitória financeira na Bíblia, no NT ainda? Convenhamos que ele está tirando leite de pedra para justificar uma prosperidade que não conseguiu na vida secular e teve de conseguir a custa do dinheiro sugado pela fé alheia...

Anônimo disse...

Então você não deve ter me entendido no outro post.

Quando eu disse que cria que o que fez bem a Abraão não tem que fazer bem a todos, me referia a "vitória financeira" mesmo, visto que, embora eu creia que Deus quer sempre o nosso bem, isso não quer dizer que ele sempre nos dará "vitoria financeira".

Creio que para aquele que fará bem ter vitória financeira ele dará e ao que não fizer bem não dará, independente da fé da pessoa.

Já essa Bíblia de estudo aparenta(pela capa) ensinar que todos podem ter "vitória financeira" e esse simples fato(supondo que a capa corresponda mesmo ao conteúdo) já me faz crer que ela seja antibíblica.

Raphael Rap disse...

Meu último comentário não foi aprovado?

Anônimo disse...

Há vários vídeos dele pregando a teologia da prosperidade com frases como "quem planta, quer colher" claramente dizendo que quem dizima, tem que ter retorno financeiro, tem de determinar as coisas etc.. etc...

Inclusive há um vídeo dele contra ele mesmo...

Para mim a bíblia não é um livro de administração, e sim para a salvação de nossas almas.

A bíblia dele foi infeliz, mas certamente muitos críticos só viram o título mesmo.

Se você puder postar comentários nessa bíblia contra a teologia da prosperidade.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Charles Fernando - "Há vários vídeos dele pregando a teologia da prosperidade com frases como "quem planta, quer colher" claramente dizendo que quem dizima, tem que ter retorno financeiro, tem de determinar as coisas etc.. etc..."

Resposta - Desculpe, eu acompanho o ministério do Pastor Silas Malafaia, e nunca ouvi e nem vi ele pregar em defesa deste movimento Teologia da Prosperidade. Duas semanas atrás ele disse o seguinte numa das suas pregações televisionas: "Tenho bronca desse pessoal que prega que se uma pessoa pobre aceitar a Cristo, então, ficará rica". Isso é sewr pregador da TP? Acho que não...

Sobre o dízimo, leia Malaquias, existe uma promessa lá, inclusive com licença divina para lançar desafio (3.10). E sobre plantar colher, leia Gálatas 6.7-9.

Sobre os comentários, eles não são do Pastor Silas Malafaia. A Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira possui estudos bíblicos de Morris Cerullo. Judeu convertido ao cristianismo. Os motivos dele ter escrito não foram querer ganhar dinheiro. Ele é um homem com patrimônio avaliado em 1 BILHÃO DE DÓLARES. Ele não precisava escrever esses comentários, mas o fez com a intenção de compartilhar com todos os seus conhecimentos. .

**********
Charles Fernando - "Inclusive há um vídeo dele contra ele mesmo..."

Resposta - Desculpe outra vez... Acho que você se refere à uma montagem fraudulenta, feita por um garoto "brincalhão" que gosta de brincar na internet. Ele pegou duas mensagens, de aproximadamente duas horas, e editou, faz um vídeo com cerca de dez minutinhos.

Aconselho a você, e a todos que se levam à sério, a irem direto às fontes. Assistam os originais para terem a noção correta do que o Pastor Silas Malafaia dizia.

**********
Charles Fernando - "Para mim a bíblia não é um livro de administração, e sim para a salvação de nossas almas".

Resposta: Espero que esteja dizendo isso após ter lido tudo. Há diversos versículos, comentados lá, sobre administração. Administrar (remir) o tempo, por exemplo.

Eu concordo contigo na questão da salvação da almas, sim. Leia meu artigo definindo salvação no idioma grego (soteria). Quer dizer salvação da alma e do corpo, parte espiritual e física.

**********
Charles Fernando - "A bíblia dele foi infeliz, mas certamente muitos críticos só viram o título mesmo".

Resposta - Concordo com você na parte que disse que criticaram a Bíblia sem conhecer. Quem a conhece percebe logo essa triste realidade.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Roberto - "Quando eu disse que cria que o que fez bem a Abraão não tem que fazer bem a todos, me referia a "vitória financeira" mesmo, visto que, embora eu creia que Deus quer sempre o nosso bem, isso não quer dizer que ele sempre nos dará "vitoria financeira".

Resposta: A resposta de Deus ocorre pela fé. Com isto não quero dizer que uma pessoa que não tenha fé que o Senhor quer lhe abençoar financeiramente, não tem fé para ir para o céu. São lados diferentes de um mesmo prisma.

**********
Roberto - "Creio que para aquele que fará bem ter vitória financeira ele dará e ao que não fizer bem não dará, independente da fé da pessoa".

Resposta: Discordo, respeitando.

**********
Roberto - "Já essa Bíblia de estudo aparenta(pela capa) ensinar que todos podem ter "vitória financeira" e esse simples fato(supondo que a capa corresponda mesmo ao conteúdo) já me faz crer que ela seja antibíblica".

Resposta: A Escritura recomenda o seguinte: examinar tudo e escolher o que é bom - 1ª Tessalonicenses 5.21.

Nã ose conhece um livro pela capa, e ninguém conhece se uma água é doce ou amarga olhando o copo cheio. É preciso examinar com o paladar.

Abraço.

Anônimo disse...

Eliseu, dei uma lida nos comentários e quero aproveitar e te fazer mais uma pergunta (daqui a pouco você fala "chega!!!!" hehehe). O que o Roberto falou é interessante, sobre Deus abençoar (no sentido da vitória financeira) se a pessoa está PREPARADA para ter a bênção. Você não concorda com isso?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Felipe, é interessante o que o Roberto disse...

Deus abençoa quem está preparado. A preparação é a fé madura? Se disse que sim, estamos de acordo.