Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 23 de agosto de 2008

A Etimologia Bíblica: O ministro e a liturgia do culto - o entendimento de palavras conduzem à vitória

.


"Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos" - Mateus 21.2
Esqueça conceitos antigos
Observem com atenção o sentido etimológico do substantivo ministério nas Escrituras Sagradas. Sigam meu raciocínio e analisem sem ter pressa.
Hoje o termo ministro tem conotação deturpada. Pensa-se logo em glamour. Olha-se para o estilo de vida dos ministros da República Federativa do Brasil, cheios de pompas e circunstâncias, repletos de opulência em volta, e muitos pensam que exercer um ministério seja algo que denota status de grandeza e eminência, uma escalada da plebe à nobreza. Mas é um erro pensar dessa maneira.
A liturgia de Cristo
Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal (escravo/ministro); e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo (escravo/ministro), bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir (ser ministro) e para dar a sua vida em resgate de muitos” - Mateus 20.26-28, parênteses meus.

Atos litúrgicos: exercicio de humildade sincera
Ministério: do grego “leitourgia”. Daí o termo liturgia, litúrgico.
Leitourgia nasceu da junção de duas palavras: “laos” (povo) +“ergon” (trabalho). Assim sendo, ministério e liturgia, têm a conotação-primeira de trabalho do / ao povo.
A palavra foi originalmente usada sobre cidadãos servindo em cargo público por conta própria (voluntários, gentes não assalariadas). Com o tempo passou a incluir serviço militar ou participação comunitária.
No Novo Testamento é usada tanto para ministério sacerdotal quanto para doação altruísta:
Lucas 1.23 - o trabalho sacerdotal de Zacarias no templo;
2ª Corintios 9.12 - alegre disposição mental da generosa contribuição financeira feita pelos cristão da Macedônia aos irmãos necessitados da igreja de Jerusalém;
Filipenses 2.17 - Paulo identifica seu trabalho evangelístico para a Igreja de “leitourgia”.
Ministro: do grego, “leitourgos”. A mesma origem de junção de palavras supracitadas: “laos” + “ergon” (trabalho do /ao povo). Então, ser ministro nada mais é do que trabalhar para o povo.
O Novo Testamento aplica o termo ministro para todo alguém que prestava serviços públicos com seus próprios recursos, se dedicava aos trabalhos voluntários, depois o ministro também passou a significar o servente público.
Lucas 4.20 - A passagem narra Jesus Cristo na sinagoga de Nazaré: Ele lê o livro de Isaías e em seguida entrega-o ao assistente do templo, um ministro (.“leitourgos”). Segundo os biblistas era a pessoa que hoje conhecemos como zelador. Tinha a obrigação de abrir e fechar o prédio, distribuir os livros para os cultos e depois recolhê-los e guardá-los e também auxiliava o principal oficiante / dirigente da congregação.
Romanos 13.6 - referência aos governastes terrenos;
Romanos 15.16 - o apóstolo Paulo se define como“leitourgos” ;
1ª Corintios 3.5 - definição aos pastores e mestres;
Filipenses 2.25 - a identicação de Epafrodito (“leitourgos”), quando presta socorro ao apóstolo Paulo;
Hebreus 1.7 - relativo aos anjos; e,
Hebreus 8.2 - Jesus como sacerdote.
Jesus Cristo, foi o exemplo máximo do significado do termo ministro e de como ocupar-se em uma liturgia que agrade a Deus. Esteve em carne e osso entre os seres humanos E se prestou ao papel de servo, condição humilhante, exercício de suprema humildade. Morreu como se fosse um malfeitor sendo que sempre praticou o bem. E por ser ministro na essência dessa palavra, ressuscitou ao terceiro dia, ascendeu ao céu e está glorificado à direita do trono do Pai.
E.A.G.
Fontes: Dicionário Bíblico Universal (Editora Vida); Bíblia de Estudo Plenitude (Sociedade Bíblica do Brasil).

5 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Somente ajudando a reflexão a palavra ministro, vem do latim "ministru", que significa serviço, executor.

Abraços!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado Dalardir

Adendo importante! Obrigado, irmão.

Paz do Senhor.

Anônimo disse...

Muito bom Eliseu...

Unknown disse...

Louvado seja o Eterno. Excelente explicação. Obrigado.

Eliseu Antonio Gomes disse...

COMUNICADO:

Comentários são sempre bem-vindos!

Lamentavelmente, por acidente comentários foram apagados neste espaço. Peço desculpas aos Leitores de Belverede por este motivo. Em especial aos Internautas que prestigiam este trabalho publicando suas opiniões aqui.

Agradeço por compreenderem a situação.

Abraço.