Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 5 de maio de 2008

PATRICK SWAYSE DE "GHOST" E "DIRTY DANCING" – DIAGNÓSTICO: CÂNCER NO PÂNCREAS

Ghost - Do Outro Lado da Vida, atuando com Demi Moore
.
Já faz um ano que correu o burburinho na mídia norte-americana e internacional que Patrick Swayse, 55 anos, protagonista dos filmes Dirty Dancing e Ghost, tem um tumor no pâncreas. E, com total falta de sensibilidade, a imprensa marrom publicou várias matérias dizendo que ele tinha cinco semanas de vida e depois cinco meses. Também, que está transferindo parte dos seus bens para a esposa.
.
O seu médico, oncologista, na revista People, se apressou em dizer que o câncer não se espalhou, aparenta responder bem ao tratamento e que os boatos sobre o tempo de vida são todas mentirosas.
.Swayse, apesar do mal acometido ainda fuma três maços de cigarros por dia. Através da sua assessoria confirmou a doença: “Ele segue com sua vida normal trabalhando e agradece a preocupação e apoio do público”.
.
Mas, por debilidade física ou tempo dispensado ao tratamento médico, o ator desistiu de alguns projetos e mudou a rotina. Abandonou um filme (Fire Up) e também o papel principal de uma série de tevê (“The Beast” para o canal A&E). Faz sessões de quimioterapias com droga experimental, se submete à dieta de líquidos e perdeu dez quilos.
.
Deixando todas as especulações dos tablóides de lado, a situação de Patrick Swayse é crítica. Segundo o diretor cirúrgico do Centro de Pâncreas e Vesícula Biliar do St. Vincent Hospital, em Manhattan, a taxa de sobrevivência de pacientes com o mesmo tipo de câncer varia entre 17 e 25%. Isso se a doença for diagnosticada precocemente e for tratada com o devido cuidado. Caso o tumor seja descoberto em estado avançado, o índice diminui para menos de 5% de chances.
.
Eu assisti Ghost. Acompanhei a comovente estória do casal que é vítima de ladrões, que matam o marido (Swayse); após morrer o personagem dele perambula como alma penada ao redor da esposa para defendê-la dos criminosos. O filme foi importante para eu evangelizar um espírita. Lembro que disse a ele que o roteiro do filme é tão real quanto os vôos de Superman e citei Hebreus 9.27: “Da mesma forma, como o homem está ordenado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo” - NVI.
.
No passado houve outro ator, fumante inveterado também, que foi vítima do câncer. Steve MacQueen, protagonista de Bullitt, e Papillon, e outros filmes de grande sucesso nos cinemas da sua época. Após descobrir o mal e iniciar os tratamentos o ator se afastou das filmagens, se aproximou bastante dos familiares, passou a ler a Bíblia Sagrada e freqüentar uma igreja evangélica. Sofreu um ataque cardíaco logo depois de uma delicada cirurgia para extrair o câncer pulmonar. Morreu aos 50 anos em 1980.
.
Neste último final de semana Patrick Swayse foi fotografado por um paparazzi fazendo compras perto da sua residência, em Los Angeles, muito magro.
.
O jornal inglês “The Sun” da quinta-feira, último dia 6, cita uma fonte afirmando que o ator e seus parentes estão à espera de um milagre.

E.A.G.

Nenhum comentário: