Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O significado de nomes - Inara, filha de Baal?


No dia 30 de março eu publiquei o artigo O profeta Jeremias e falso deus Baal. Através dele recebi a visita de uma internauta. Ela escreveu o seguinte:


"Boa noite! Procurando sobre o significado de meu nome, Inara, vi que era filha de Baal... mas quem era Inara na mitologia? Obrigada!"

Eis a resposta, postada aqui com pequenas mudanças:

Prezada Inara.

Seu nome lembra um hit de sucesso do grupo de pagode Katinguelê, e creio que deve tê-lo recebido por causa dessa música.

Lendo o que escreveu neste blog, fiz uma pesquisa.

Na Internet, vários sites brasileiros oferecem significados de nomes. De uns recebemos a informação que Inara tem origem indígena, sendo ela a progenitora da água. Outros, afirmam que Inara tem origem numa deusa mitológica hitita, a filha de Baal.

Mas, em alguns sites similares no idioma inglês, nos é informado que Inara é nome masculino. E que tem origem árabe. Apresentam nomes similares em húngaro (Iivire), irlandês (Íoivihar) e escocês (Ioivihar). Conferir: Behing the Name  e Baby Names. .

Inara em árabe é إنارةE é traduzido a partir da expressão “de iluminação”, termo que remete à janela aberta e às luminárias e quadros.

No site Wikipédia, em inglês, achamos Inara Serra. A página nos informa que trata-se de uma das principais personagens do seriado de ficção científica Firefly / filme Serenity, ao roteirista, produtor e diretor de Hollywood, chamado Joss Whedon (de Buffy a Caçadora de Vampiros, Angel). Inara Serra é interpretada pela atriz brasileira Morena Baccarin - uma carioca naturalizada americana. A personagem é uma mulher budista que presta serviços como dama de companhia.

Outra página da Wikipedia, em inglês, diz que Inara, no idioma hitita, seria a deusa dos animais selvagens e filha do deus Tempestade, remetendo este nome para a mitologia grega, mais precisamente aos personagens mitológicos Artemis, Perséfone e Deméter ( http://en.wikipedia.org/wiki/Inara ).

Na Bíblia Sagrada, embora os povos hititas (variante de heteu) sejam encontrados no Antigo Testamento, o nome Inara não é encontrado.

Voltando a citar os sites em inglês, dedicados a explicar significados e origens de nomes, encontrei neles, também, usuárias usando Inara. Elas também informam que a origem do nome é árabe, acrescentando que significa raios de luz, enviado do céu. Algumas delas, revelam que o nome teve influência na série da televisão Firefly.

Enfim, o nome Inara possui diversas informações que vão uma de encontro com as outras. Mas, acredito que ele tenha a ver com luz. Com a palavra os universitários de origem árabe!

Volte outra vez ao Belverede.

Abraço.

4 comentários:

inara disse...

meu nome é inara e já pesquisei varias vesses o significado do meu nome e como vc disse muitos sites brasileiros falam que significa uma deusa da mitologia enfim eu queria saber mais sobre o que ela fazia e como ela era se tiver mais informações me passe por-favor

Unknown disse...

Inara é considerado também uma forma feminina do nome basco masculino Inar, uma variante de Inhar, que significa “faísca, raio de luz” em basco.

Unknown disse...

Inara é um nome simples e muito lindo enfim embora tenha talvet vários significados acredito que tenha haver com mãe d água e nada haver com Ball pq. A Bíblia nem cita esse lindo nome ...!!!!!!

Anônimo disse...

E INARÁ .... .... qual significado