Adolf Gunnar Vingren |
Vamos, em primeiro lugar, mostrar que o homem é pecador e precisa ser salvo. Escutemos então o testemunho das Sagradas Escrituras, acerca disto. "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho" [Isaías 53.6].
Todos estão debaixo do pecado, não há justo, nem ainda um; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz aos que estão debaixo da Lei, o diz para que toda boca se feche, e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso, pelas obras da Lei nenhuma carne seja justificada diante dEle, porque pela Lei vem o conhecimento do pecado. "Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" [Romanos 3.23].
Por causa do pecado, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça [Romanos 1.18]. Jesus Cristo veio a este mundo para desfazer as obras do diabo e salvar os pecadores. Ele Jesus, se manifestou para tirar os nossos pecados, e nEle não há pecado. Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou, para desfazer as obras do diabo [1 João 3.8; 1 Pedro 2.22].
Agora, quando as Escrituras Sagradas dizem que todos pecaram e que então estão debaixo da ira de Deus, resta-nos saber que há um que nos pode salvar dos nossos pecados.
Para este fim, por nós foi que Jesus sofreu a maldição, quando o penduraram no madeiro. Sendo Ele o nosso substituto, morrendo em nosso lugar, satisfazendo assim a justiça divina, tornou-se o nosso Salvador. "Assim que agora, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" [Romanos 5.1].
O tempo para se salvar
O dia da salvação é hoje, é agora. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" [2 Coríntios 6.2,3].
Pela parábola do rico e do Lázaro, Jesus mostrou que não há salvação depois da morte [Lucas 16.19-31]. Aquele que morreu em seus pecados está perdido eternamente, o verso 26 da referida parábola, assim diz: "De sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá." Com isto cai a doutrina dos católicos, concernente ao purgatório, e também dos espíritas, de que o homem é purificado pela reencarnação. Também a dos russelitas [estudantes da Bíblia] (*) , acerca de uma segunda oportunidade para salvação depois da morte.
Quando Jesus passou pela cidade de Jericó, disse a Zaqueu: desce depressa, porque hoje convém pousar em sua casa. Zaqueu a oportunidade que recebeu e foi salvo [Lucas 19.1-6]. Da mesma forma, o ladrão da cruz, ouvindo a palavra de Jesus - "hoje estarás comigo no paraíso" - creu e foi salvo [Lucas 23.43]. O eunuco da Etiópia no dia em que ouviu a mensagem de Filipe, creu e foi batizado. O carcereiro, ouvindo as palavras de Paulo e Silas - "crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" - creu e foi batizado naquela mesma noite [Atos 16.31]. No dia de Pentecostes, num só dia, converteram-se três mil pessoas [Atos 2.41].
O fato é que no momento em que o homem ouve a Palavra e crê, Deus lhe acende no coração o facho de salvação. É a operação do Espírito Santo.
O meio da salvação
Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação [Romanos 4.24,25]. Jesus disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado [Marcos 16.15,16]. Os apóstolos pregaram pregaram o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. "Jesus Cristo e este crucificado" foi o tema da pregação de Paulo [1 Coríntios 2.2]. Este Evangelho precisa ser aceito pela fé; eis o único meio pelo qual o homem pode apropriar-se da salvação. A fé vem pelo que ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus [Romanos 10.17]. Portanto, o homem não possui nenhum merecimento próprio, que lhe possa valer; não pode ser o seu próprio salvador, pois em nenhum outro nome há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há dado entre os homens, em que devemos ser salvos [Atos 4.12]. A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nEle crerem, receberão perdão dos pecados pelo seu nome [Atos 10.43].
Boas obras não salvam, pois o apóstolo Paulo diz: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus"[Efésios 2.8-10]. O único meio de se receber a salvação, é crer em Jesus, e na Sua obra expiatória, consumada na cruz do Calvário.
O que nós não podíamos fazer Jesus fez - pagou a nossa dívida, expiou as nossas culpas, fez-se pecado por nós, para que fôssemos feitos justiça nEle. Agora, crendo nEle, somos purificado pelo Seu sangue precioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário