Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Salvo - artigo de Gunnar Vingren

Adolf Gunnar Vingren
"Quem crer e for batizado será salvo". Esta palavra foi pronunciada por Nosso Senhor Jesus Cristo em Marcos 16.16; portanto, existe salvos e não salvos. Sabemos que foi, justamente, para salvar os pecadores, que Cristo veio ao mundo, pois Ele mesmo disse: "O Filho do homem veio ao mundo para salvar o que se havia perdido" [Mateus 18.11].

Vamos, em primeiro lugar, mostrar que o homem é pecador e precisa ser salvo. Escutemos então o testemunho das Sagradas Escrituras, acerca disto. "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho" [Isaías 53.6].

Todos estão debaixo do pecado, não há justo, nem ainda um; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz aos que estão debaixo da Lei, o diz para que toda boca se feche, e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso, pelas obras da Lei nenhuma carne seja justificada diante dEle, porque pela Lei vem o conhecimento do pecado. "Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" [Romanos 3.23].

Por causa do pecado, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça [Romanos 1.18]. Jesus Cristo veio a este mundo para desfazer as obras do diabo e salvar os pecadores. Ele Jesus, se manifestou para tirar os nossos pecados, e nEle não há pecado. Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou, para desfazer as obras do diabo [1 João 3.8; 1 Pedro 2.22].

Agora, quando as Escrituras Sagradas dizem que todos pecaram e que então estão debaixo da ira de Deus, resta-nos saber que há um que nos pode salvar dos nossos pecados.

Para este fim, por nós foi que Jesus sofreu a maldição, quando o penduraram no madeiro. Sendo Ele o nosso substituto, morrendo em nosso lugar, satisfazendo assim a justiça  divina, tornou-se o nosso Salvador. "Assim que agora, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" [Romanos 5.1].

O tempo para se salvar

O dia da salvação é hoje, é agora. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" [2 Coríntios 6.2,3].

Pela parábola do rico e do Lázaro, Jesus mostrou que não há salvação depois da morte [Lucas 16.19-31]. Aquele que morreu em seus pecados está perdido eternamente, o verso 26 da referida parábola, assim diz: "De sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá." Com isto cai a doutrina dos católicos, concernente ao purgatório, e também dos espíritas, de que o homem é purificado pela reencarnação. Também a dos russelitas [estudantes da Bíblia] (*) , acerca de uma segunda oportunidade para salvação depois da morte.

Quando Jesus passou pela cidade de Jericó, disse a Zaqueu: desce depressa, porque hoje convém pousar em sua casa.  Zaqueu a oportunidade que recebeu e foi salvo [Lucas 19.1-6]. Da mesma forma, o ladrão da cruz, ouvindo a palavra de Jesus - "hoje estarás comigo no paraíso" - creu e foi salvo [Lucas 23.43]. O eunuco da Etiópia no dia em que ouviu a mensagem de Filipe, creu e foi batizado. O carcereiro, ouvindo as palavras de Paulo e Silas - "crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" - creu e foi batizado naquela mesma noite [Atos 16.31]. No dia de Pentecostes, num só dia, converteram-se três mil pessoas [Atos 2.41].

O fato é que no momento em que o homem ouve a Palavra e crê, Deus lhe acende no coração o facho de salvação. É a operação do Espírito Santo.

O meio da salvação

Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação [Romanos 4.24,25]. Jesus disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado [Marcos 16.15,16]. Os apóstolos pregaram pregaram o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. "Jesus Cristo e este crucificado" foi o tema da pregação de Paulo [1 Coríntios 2.2]. Este Evangelho precisa ser aceito pela fé; eis o único meio pelo qual o homem pode apropriar-se da salvação. A fé vem pelo que ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus [Romanos 10.17]. Portanto, o homem não possui nenhum merecimento próprio, que lhe possa valer; não pode ser o seu próprio salvador, pois em nenhum outro nome há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há dado entre os homens, em que devemos ser salvos [Atos 4.12]. A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nEle crerem, receberão perdão dos pecados pelo seu nome [Atos 10.43].

Boas obras não salvam, pois o apóstolo Paulo diz: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus"[Efésios 2.8-10]. O único meio de se receber a salvação, é crer em Jesus, e na Sua obra expiatória, consumada na cruz do Calvário.

O que nós não podíamos fazer Jesus fez - pagou a nossa dívida, expiou as nossas culpas, fez-se pecado por nós, para que fôssemos feitos justiça nEle. Agora, crendo nEle, somos purificado pelo Seu sangue precioso.

Mensageiro da Paz. Ano 1, número 8, 15 de abril de 1931, página 3 
* Russelitas e estudante da Bíblia: assim eram conhecidos os adeptos da seita Testemunhas de Jeová em 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes