No site Wikipedia, lemos que a palavra “Dezembro” migrou ao nosso Português saída do idioma Latim. “Decem”: significa dez, porque era o décimo mês...
Confuso ou confusa? No início, é complicado entender, mesmo. A explicação continua e as nuvens se dissipam.
É esclarecido que Dezembro foi o décimo mês no Calendário Romano. Hoje, o calendário no qual contamos os nossos dias é o Calendário Gregoriano.
E, por falar em contar os dias, meditemos no Salmo 90.12: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (RA).
É claro que a contagem que o salmista se referiu não era com objetivo de saber o nome do dia da semana em que estava. Segunda-feira ou sábado? Também, o salmista não estava pensando no número do dia do mês. É importante estar situado, porém, o assunto da oração era outro.
Ele pediu a Deus inteligência para usar o tempo sabiamente, desejava nunca ter dificuldade para reconhecer, a cada momento, sua própria limitação como ser humano. Queria saber com clareza, quanto ao tempo de sua vida, como e em quais tarefas ocupar-se. Estava desejoso em manter a humildade bem afixada em seu coração, sentimento este que gera a capacidade de reconhecer que os momentos presente e futuro não nos pertencem.
O hoje e o amanhã são do Criador, estão nas mãos do Altíssimo dEle.
Que os 31 dias deste dezembro sejam todos abençoados em sua vida e nas vidas de todas as pessoas que você mais ama.
E.A.G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário