1. Buscar as coisas que são de cima. "Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória" [3.1-4].
O texto é bem claro em nos alertar a buscar e a pensar nas coisas celestiais. A Bíblia relata que certa vez Jesus estava ensinando em uma sinagoga, quando uma mulher possuída por um espírito de enfermidade há dezoito anos, se aproximou dEle. A mulher andava encurvada e de nenhum modo podia endireitar-se. Espiritualmente, muitos cristãos estão encurvados, distraídos com as coisas do mundo, buscando apenas as coisas materiais. Cabisbaixos, não enxergam a promessa de Deus para suas vidas, não conseguem ver o Senhor Jesus.
No relato de Lucas, em 13.10.17, está escrito que Jesus viu a mulher encurvada, chamou-a e disse a ela: "Mulher, você está livre da sua enfermidade" [versículo 12]. Todos os cristão também podem, pela fé, ouvir Jesus ordenando a levantar a cabeça, animar-se, e firmar os seus objetivos pessoais. Receba de Deus a força e a sabedoria para fazer deste o melhor momento da sua vida. A ordem do Mestre vale ao campo espiritual, mas também é válido ao físico.
2. Ter o novo nascimento. "Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas. Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar. Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou. Aqui não pode haver mais grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência" [3.5-12].
A afirmação de Jesus a Nicodemos continua ecoando nos dias atuais: "É necessário nascer de novo" [João 3.7]. Se você não renasceu em Cristo, sua vida é como uma folha seca, sem a graça de Deus, sem vida, sem o poder emanado do Espírito Santo. Quem não é renascido não pode ver e nem entrar no reino de Deus.
3. Tolerar e perdoar uns aos outros. "Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros" [3.13].
Durante a trajetória da nossa vida, todos nós temos que suportar uns e perdoar outros. Você sabe suportar aqueles que te aborrecem ou irrita-se constantemente? Sabe perdoar seus inimigos? É importante não guardar mágoas. A Palavra de Deus nos recomenda: "Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: 'A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.' Façam o contrário: 'Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele' Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem" [Romanos 12.19-21].
4. Revestir-se do amor. "Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição" [3.14].
O capítulo 13, da primeira carta do apóstolo Paulo aos cristão de Corinto diz que o verdadeiro amor é paciente, bondoso, não se inflama em ciúmes, não se orgulha, não é soberbo; tudo espera, tudo crê, tudo suporta.
Se obedecermos aos dois mandamentos do Senhor, que é amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, com certeza, essa decisão ficará marcada para sempre em nossas vidas. O amor é a prova de que somos realmente discípulos de Jesus Cristo [João 13.35; 15.12]. Que o nosso amor seja sincero [Romanos 12.9].
5. Fazer tudo em nome do Senhor. "E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" [3.17].
Nós, cristãos, estamos convocados por Jesus Cristo a propagar o Evangelho a toda criatura, pregando e ensinando sobre o plano da salvação aos que ainda não tiveram a oportunidade de livrar-se da escravidão do pecado. Alguns cristãos são chamados especificamente para missões transculturais, enquanto outros a permanecerem no círculo social de sua cidade natal, entre parentes, vizinhos, amigos e colegas de emprego. Onde você estiver, anuncie o Salvador, ao anunciá-lo use o nome de Jesus em suas atitudes e palavras pois o nome do Senhor está revestido de poder, e o conduz à vida abundante [Mateus 28.18-20].
Nenhum comentário:
Postar um comentário