- Férias
- Descanso semanal
- Horas de sono
- Saúde física
- Tempo dedicado aos filhos
- Tempo dedicado ao cônjuge
- Lazer
- Alimentação
- Atividades físicas
- Relacionamento com a igreja
- Relacionamento com Deus
Se achar que vive em condições ideais é um dos meios viáveis à probabilidade de realmente haver alcançado o bem-estar. A pessoa que determina em seu coração ter o nosso Deus como sua relação de prioridades número um, muito acima da sua predileção pelo trabalho, amor pela família e preferência pela igreja, tem grandes chances de ser alguém muito feliz. Isto, mesmo que haja variações entre trabalho e igreja. Quando se está bem com Deus, tudo tende a fluir melhor, pois as demais coisas necessárias são acrescentadas, conforme a promessa do Senhor.
Alimente-se bem. A alimentação rica em fibras, frutas e vegetais, cereais integrais, nozes, castanhas, usadas com equilíbrio em três refeições ao dia, com intervalos de 5 horas entre uma e outra refeição é o suficiente para as pessoas, com exceção de algumas que possuem alguma doença que requer esquema dietéticos.
Durma bem. Ao repousar, o corpo humano entra no estágio de recomposição dos desgastes do dia de atividades. Alguns hormônios são produzidos em maior quantidade enquanto dormimos, como é o caso da melatonina, que age na restauração do DNA. Todos precisamos de uma quantidade certa de sono; o ideal é ir para a cama em torno de 22 horas e ter uma média de 8 horas de sono por noite.
Exercite-se fisicamente. Programar a vida incorporando à rotina o hábito da prática esportiva ou atividades físicas é altamente recomendável, pois o sedentarismo atrai problemas de saúde, enquanto que exercitar-se favorece a boa circulação sanguínea, a pressão arterial, afasta a insônia e a depressão, alivia as tensões e auxilia na produção de energia.
Assim como devemos amar a Deus nós também precisamos amar a nós mesmos, jamais esquecer que o nosso corpo é templo do Espírito Santo.
Impulsione o convívio familiar. O importante no relacionamento familiar é a comunicação, na qual os sentimentos são expressados, para que assim a afetividade seja mantida.
Descanse semanalmente. Quando Deus criou o ser humano, colocou em seu organismo a necessidade de uma interrupção semanal de atividades. Esta condição tem constatação clínica, médica, científica. Precisamos de um dia de descanso por semana.
Tire ao menos um tempo de férias a cada ano. Os dias consecutivos destinados à folga, após um período anual ou semestral de trabalho, ajuda o trabalhador a restaurar sua disposição. Férias são necessárias para recomposição das energias, para o descanso físico e mental, para o lazer em família e amigos. O corpo e a mente são carentes de descanso.
O empenho pela conquista de melhoria faz alguns "atolarem" no trabalho, com o objetivo de trazer ao lar condições que satisfaça o impulso do consumo. E assim, o trabalho, que deveria ser visto como um dos aspectos da vida, é visto como a própria vida, torna-se um vício quando deveria ser atividade geradora de bênçãos.
Enfim, o estado do organismo, físico, psicológico e mental, quando em equilíbrio com o ambiente em que está, favorece a continuidade da vida longeva. Viver bem, pressupõe estar bem para o corpo, mantendo-o saudável. Para a alma, na melhoria dos relacionamentos, e da satisfação dos anseios básicos psicossociais. Bem-estar também para o espírito, que deve harmonizar-se com o Criador. O ponto de equilíbrio nisto tudo é a presença de Jesus Cristo no coração do ser humano.
E.A.G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário