A escultura feita de bronze de Nelson Mandela, anunciada como a maior representação de sua figura, com 9 metros de altura, esculpida durante o funeral do líder sul-africano - erigida com os braços estendidos, simbolizando a dedicação de Mandela para a inclusão de negros numa sociedade que privilegiava apenas os brancos - tem um capricho dos artistas que a construíram. E aparentemente ninguém sabia que haveria tal inclusão pitoresca..
A estátua foi inaugurada pelo presidente Jacob Zuma no dia 16 de dezembro, está localizada nos jardins do Union Buildings, sede da presidência sul-africana em Pretória, um dia após o funeral de Mandela. Foi descoberto que na orelha direita, discretamente posicionado, está esculpida a miniatura de um coelho. O bicho tem a metade do tamanho do orifício da orelha, está sobre duas patas, voltado como que a olhar para fora.
Segundo Paul Mashatile, ministro da cultura e artes, os artistas, Andre Prinsloo e Ruhan Jansen van Vuuren, cidadãos pertencentes à minoria branca da África do Sul, foram selecionados por seu talento, mas também porque o projeto tem o espírito de anunciar o principio de reconciliação entre negros e brancos, o esforço de Mandela para haver a sociedade multi-racial. Dali Tambo, figura ligada ao movimento anti-apartheid, considerou o ato ofensivo e comparou-o a colocar um rato dentro do nariz de uma estátua de Barak Obama.
Os escultores se recusaram a falar sobre o assunto para os jornalistas da Associated Press. Um jornal local divulgou que os artistas haviam revelado que o animal era uma espécie de "marca registrada", que haviam decidido fazê-la após o governo recusar que eles gravassem seus nomes na altura da calça da estátua. Disseram também que a escolha do coelho seria porque ele simboliza a pressão que receberam para terminar a obra em tempo reduzido, pois coelho (haas) no idioma africâner também significa "pressa".
O porta-voz do departamento de artes do governo de Pretória se pronunciou declarando não saber que os escultores Andre Prinsloo e Ruhan Jansen van Vuuren tinham acrescentado à obra o bicho. Em nota, o departamento anunciou que está em discussão uma forma de fazer a retirada sem causar nenhum dano à estátua, considerada motivo de orgulho para todo o povo da África do Sul. O Ministério da Cultura E Artes declarou que Prisloo e Vuurem pediram desculpas aos que consideraram o coelho como uma maneira desrespeitosa ao legado de Nelson Mandela.
E.A.G.
E.A.G.
Com informações de Associated Press via Harold-Mail-Media - www.heraldmailmedia.com/news/nation/rabbit-carved-into-ear-of-mandela-statue-causes-controversy/article_84875658-8373-11e3-96d7-001a4bcf6878.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário