Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 13 de março de 2010

SOBRE OS QUATRO HOMENS COM NOME TIAGO NO NOVO TESTAMENTO

O nome Tiago é uma derivação em grego do nome Jacó.

1. Tiago filho de Zebedeu


Era apelidado Tiago o Maior para distinguir do seu homônimo. Também conhecido como Tiago Boanerges (filho do trovão, juntamente com seu irmão, o apóstolo João - Marcos 3.17).

Foi um dos primeiros discipulos, sua família tinha posses, seu pai tinha empregados, era do ramo da pesca. Ele veio a ser um dos doze apóstolos e participou do momento da transfiguração (Mateus 4.21; 10.2; 17.1; Marcos 1.20). Sua mãe se chamava Salomé, era irmã da mãe de Jesus (Marcos 15.40; 16.1; João 19.25). Morreu ferido à espada (Atos 12.2).


2. Tiago, o menor

Também foi um entre os doze apóstolos. Era filho de Alfeu e de uma mulher que se chamava Maria (Mateus 10.3; Marcos 15.40; 16.1). A morte dele não está registrada nas Escrituras e nem há dados históricos.


3. Tiago, o irmão do Senhor

Demorou-se bastante para decidir a aceitar a Jesus como Senhor ; após a ressurreição uniu-se aos discípulos; provavelmente foi conquistado no momento da aparição do Senhor após a ressurreição; considerado por muitos como um dos líderes da Igreja em Jerusalém e coluna entre os cristãos; reconhecido como o autor da epístola de Tiago (João 7.5; Atos 1.14; Mateus 13.55; 1ª Corintios 15.7; Atos 15.13; Gálatas 1.18-19; 2.9; Atos 15.13-34; 21.18-19; Tiago 1.1).
Não existe informação da sua morte na Bíblia. A fonte da informação parte de discípulos dos apóstolos. Eles escreveram o que testemunharam. Os documentos não são considerados registros canônicos, porém, são tidos como valiosos dados históricos.

Registros de Josefo afirmam que ele foi lançado do alto de um prédio do templo e após isso foi apedrejado por ordem de Ananias, o sumo sacerdote.

"Sua morte, segundo a tradição cristã, foi a de um mártir. Cerca do ano 63 d.C., os judeus lhe ordenaram que de uma das galerias do templo proclamasse que Jesus de Nazaré não era o Messias. Contudo, em vez de falar assim, ele anunciou à multidão que Cristo era o Filho de Deus e Juiz do mundo. Então, seus inimigos, enraivecidos, o lançaram ao chão e o moeram com pancadas. Não estando ainda completamente morto, acabaram de matá-lo com pedradas, enquanto ele orava por seus algozes. Isso aconteceu pouco antes do cerco da cidade. Tiago era tão altamente considerado que os judeus julgaram ter sido a destruição de Jerusalém e do templo um castigo do céu por terem assassinado esse santo homem" .

4. Tiago, pai de Judas

Ver: Lucas 6.16; Atos 1.23.

Fontes: Pequena Enciclopédia Bíblica O.S. Boyer - Editora Vida; Dicionário Bíblico Universal - A.R. Buckland & Lukyn Williams - Editora Vida.

Nenhum comentário: