Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

JESUS CRISTO E O PESO DA RELIGIOSIDADE DOS USOS E COSTUMES

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” - Mateus 11.30.
--> -->
A tradução de João Ferreira de Almeida para a palavra portuguesa“suave” veio da palavra grega “chrestos”, que é ligada ao verbo “chraomai” (chraomai / usar). A tradução não trouxe a amplitude do significado original. Ouso dizer que poderia ser traduzido por prática satisfatória.
-->
A palavra “chrestos” denota a prática de costumes agradáveis, confortáveis, bons, certos, úteis, e aproveitáveis, que provocam satisfação.
-->
Ou seja, Jesus condenava o judaísmo porque era um sistema religioso legalista, cheio de imposições de regras inúteis quanto ao bom relacionamento com Deus. O sistema judaico se consistia de intervenções na vida todos, obrigando o judeu a adotar ao seu cotidiano algumas práticas rigorosas que atrasavam o dia-a-dia, eram usos e costumes chatos, descrito por Jesus como fardos pesados.
-->
A natureza humana, pecaminosa, sente muito prazer de exercer religião com castigos, sofrimentos e dor. A razão deste prazer vem de uma espécie de compensação psicológica (a troca da escolha do pecado pela penitência). Mas Jesus ao usar o termo “chrestos” (bom costume de uso fácil), dizia ao povo que para agradar a Deus, servi-lo de maneira eficaz, não precisava mudar o jeito de ser, incorporando ao cotidiano usos sem sentido, costumes sem nenhum aproveitamento inteligente, coisas que são sinônimo de aborrecimentos.
-->
Jesus ensinou que o Evangelho significa um estilo de vida prática, que produz alegria, pois é relacionamento pessoal com o Senhor por meio do Espírito.
Continuarei neste assunto...
E.A.G.

Um comentário:

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes