Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A CRUZ DE CRISTO

.
Por Ed René Kivitz
.
"Qualquer pessoa que investigue o cristianismo pela primeira vez ficará impressionada pelo destaque extraordinário que os seguidores de Cristo dão à sua morte", disse John Stott. "No caso de todos os outros grandes líderes espirituais, a morte deles é lamentada como fator determinante do fim de suas carreiras. Não tem importância em si mesma; o que importa é a vida, o ensino e a inspiração do exemplo deles. Com Jesus, no entanto, é o contrário. Seu ensino e exemplo foram, na verdade, incomparáveis; mas, desde o princípio, seus seguidores enfatizaram sua morte. E isso o colocou à parte de outros líderes religiosos na história. Maomé morreu aos 62 anos; Confúcio, aos 72; Buda, aos 80; e Moisés aos 120. Mas Jesus morreu a morte horrível da crucificação na faixa dos 30 anos, repudiado por seu próprio povo. Aparentemente, ele foi um fracasso completo; no entanto, afirmou cumprir sua missão por meio de sua morte: "O Filho do homem deve sofrer e ser morto" (Marcos 8:31; 9:31, 10:32-34). Jesus se referiu à sua morte como a "hora" para qual viera ao mundo".
.
Não é possível compreender Jesus Cristo sem compreender sua cruz. Não é possível ser cristão sem compreender a cruz de Jesus Cristo. Na verdade, mais do que compreender, crer, confiar, experimentar, assumir a cruz de Jesus Cristo e o Jesus Cristo crucificado: "resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e especialmente sua morte na cruz" (Paulo, apóstolo, 1 Coríntios 2.2 BLH).
.
A cruz de Jesus Cristo é o centro da relação entre Deus e o homem. Ali na cruz há uma troca de papéis que explica toda a saga humana e sua relação, tanto conflituosa (no pecado) quanto reconciliada (na salvação), com o Deus criador dos céus e da terra. Ainda conforme John Stott, "substituição está no coração tanto do pecado quanto da salvação. Pois a essência do pecado é o homem substituindo-se a si mesmo por Deus, ao passo que a essência da salvação é Deus substituindo-se a si mesmo pelo pecado. O homem declara-se contra Deus e coloca-se onde Deus merece estar; Deus sacrifica-se a si mesmo pelo homem e coloca-se onde o homem merece estar. O homem reivindica prerrogativas que pertencem somente a Deus; Deus aceita penalidades que pertencem ao homem somente".
.
A cruz de Jesus Cristo é o fim de todas as maldições e penalidades que caberiam ao homem em razão de seu pecado. A cruz de Jesus Cristo é a fonte de todos os benefícios e dádivas que Deus pode e deseja conceder ao homem. Sem a cruz de Jesus Cristo a humanidade está condenada ao sofrimento, à escuridão, ao vazio e à morte eternamente. Com a cruz de Jesus Cristo a humanidade é objeto do amor, misericórdia, compaixão, bondade e graça de Deus eternamente.
.
A essência da mensagem cristã é essa: "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, deixando de levar em conta os pecados dos seres humanos. Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, recebamos toda a justiça que nele há" (2 Coríntios 5.18-21).
.
A Ceia em Memória de Jesus Cristo é uma celebração sob o signo da cruz. Na partilha do pão e do vinho, corpo de Cristo partido por nós e sangue de Cristo derramado por nós, celebramos o fato de que "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8.1), abrimos mãos para receber toda a boa dádiva de Deus nosso Pai, pois sabemos que se Deus nos deu seu próprio Filho, "nos dará graciosamente com Ele todas as coisas" (Romanos 8.32), e renovamos nosso compromisso de viver em Cristo, com Cristo, e para Cristo, pois "estamos crucificados com Cristo" (Gálatas 2.20).
.
Fonte: Informativo IBAD (Igreja Batista da Água Branca / SP) - edição 267 - 30 de setembro de 2007.

2 comentários:

  1. Paz e graça querido tudo em ordem? O meu gostei da palavra querido que Deus continue te abenççoando cada dia mais e mais. Eu sou o Mauricio e estamos ai juntos para abençoar ok.
    Um forte abraço e fique na paz desse grande amor que vem do alto.

    ResponderExcluir
  2. Caro Mauricio

    Como deve ter percebido, o artigo é de autoria de Ed René Kivitz, um líder batista. Ele é bem-quisto pela cristade. É da região oeste da cidade de São Paulo.

    Costumo publicar textos com mensagens que me impactam, e geralmente elas chegam até mim através da minha caixa de e-mail. Leio-as e depois as coloco no blog.

    Obrigado por sua visita e participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes