Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Jeová é Deus festeiro



“Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do SENHOR, que proclamareis, serão santas convocações, são estas as minhas festas” - Levítico 23.1-2.

Tenho lido que festas são sempre coisas da velha natureza carnal, passando a ideia de que meu Deus é um ser carrancudo, chato e com chicotes nas mãos, em prontidão para espancar quem sorri. A minha Bíblia Sagrada me mostra um Deus alegre.

Vejam dez festas bíblicas descritas abaixo que o Criador inventou ao povo que Ele criou:

1 - O Sábado (Levítico 23.1-3)

Um dia de descanso, celebrando o descanso de Deus depois da criação.

2 – A Festa da Páscoa e os dos Pães Asmos (Levítico 23.4-8)

Celebração por Deus haver libertado os judeus da escravidão no Egito, ocasião em que poupou os primogênitos de Israel. Consagração a Deus da primeira porção das primeiras colheitas (cevada), lembrando ao povo que a vida antiga ficara para trás, e eles estavam iniciando um novo modo de viver.

3 – Festa das Primícias (Levítico 9-14)

Louvor a Deus pelas colheitas e consagração da primeira parte das últimas colheitas. O motivo da celebração era lembrar a provisão de Deus.

4 – Festa do Pentecostes (Levítico 23-15-22) [cinqüenta em grego é “pentecostes”])

Festa comemorando os cinqüenta dias depois das primícias, demonstrando gratidão pela generosidade divina.

5 – Festa das Trombetas (Levítico 23.23-25)

Celebração do começo do ano-novo civil, expressando alegria e gratidão ao Senhor.

6 – Festa do Dia da Expiação (Levítico 23.26-32)

 Celebração pelos pecados expiados de todo Israel, servia para restaurar a comunhão com Deus.

7 - Festa dos Tabernáculos (Levítico 23.33-44)

Celebração da libertação de Israel do Egito, gratidão pela proteção ao longo da jornada pelo deserto e renovava o compromisso do povo com seu Deus.

Depois do exílio os judeus tinham duas festas:

1 - A Festa do Purim (Ester 9.20-28)

Celebração em memória da libertação do povo judeu das maquinações de Hamã.

2 - A Festa da Dedicação (João 10.22)

Celebração pela purificação do templo por Judas Macabeu, depois que Antioco Epifânio o contaminou sacrificando um porco no altar.

Enfim, no Novo Testamento a Santa Ceia é chamada de festa (1 Coríntios 5.8) e o encontro da Igreja com Cristo, após o arrebatamento, de Bodas - festa de casamento - do Cordeiro (Apocalipse 19.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes