Alguém lê e pode pensar que encontrou contradição das Escrituras Sagradas ao colocar em paralelo os textos contidos em Romanos 3.10 e Hebreus 10.38, que falam sobre a justiça. Mas a simples contextualização esclarece que existe coerência doutrinária de pensamentos entre os textos.
Romanos 3.10-12 diz: "Como está escrito: 'Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus.
Todos se desviaram e juntamente se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.'"
Hebreus 10.38 fala: "Mas o meu justo viverá pela fé; e, se retroceder, dele a minha alma não se agradará."
Não há contradição alguma. O principal elo contextual entre a afirmação em Romanos e a declaração em Hebreus, neste caso da justiça, está no Evangelho de João 3.1-8. Nesta passagem, a narrativa bíblica mostra que ninguém nasce justo, e é exatamente por este motivo que Jesus disse a Nicodemos que ele precisava nascer outra vez. O ser humano deve nascer de novo para ser salvo e considerado justo aos olhos de Deus. O segundo nascimento não é vir à luz saindo novamente do útero materno, mas reconhecendo que Jesus é a luz do mundo (João 8.12). Ser justo, significa ter nascido da água e do Espírito. Nascemos biologicamente injustos e ao renascer em Cristo, pela fé, nos tornamos justos através do sacrifício de Cristo.
Vejamos 1 João 1.8-9: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."
"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" - 2 Coríntios 5.17.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes