Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

1º de Outubro: o Dia Internacional do Idoso no Brasil e no mundo

Com o objetivo de conscientizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o dia 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idosa é toda pessoa com 60 anos de idade ou mais. A Política Nacional do Idoso, lei federal número 8.842, de 4 de janeiro de 1994, também demarca a chegada da velhice aos 60 anos, e de igual forma o Estatuto Nacional do Idoso, outra lei federal, esta com o número 10.741, de 1º de outubro de 2003.

O Brasil tem uma população com um pouco mais de 213 milhões de habitantes, quase um quinto dessa população é composta por cidadãos com 60 anos ou mais. Infelizmente, os familiares e a sociedade, em pleno século 21, demonstram-se despreparados para cuidar e apoiar parentes com idade avançada.

Todo ser humano atravessa mudanças sucessivas em seu desenvolvimento físico e psíquico, se não partir dessa vida inesperadamente. A jornada começa pela infância, que vai do nascimento ao início da puberdade; segue depois da adolescência para a fase adulta, que é a plenitude de suas funções biológicas; e caminham até a velhice, que para muitos é definição para o tempo da decadência. 

Na verdade, aquele que recebeu muitos anos de vida ganhou da parte de Deus a oportunidade de compartilhar em seu círculo social o acúmulo de experiências adquiridas na soma de muitas primaveras, verões, outonos e invernos. Que haja sabedoria em quem tem condição de conviver com gente idosa, para analisar o que aconselham e imitar sua prudência.

"Na velhice, os passos são lentos, porque o velho carrega dentro uma criança, um jovem e um adulto na própria história", escreveu Davi Roballo em seu dia de poeta. Talvez, considerando que em muitos lares, o pai e a mãe que atingiram a ancianidade, são desvalorizados e muitos são vistos como incômodos ao invés de gente digna de respeito.

A Bíblia diz muito enfaticamente sobre longevidade, descendentes e progenitores: "Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar os seus pais, pois isto é aceitável diante de Deus' [...] 'Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente'" - 1 Timóteo 5.4 e 8.

No coração de pais e mães que sentem prazer no cuidado de seus filhos e netos, há lugar para dedicar atenção especial aos que estão na terceira idade. Promovendo proteção, cortesia, amabilidade. Com certeza, Deus tem muitas bênçãos para distribuir sobre as pessoas que agem com benevolência em favor daqueles que envelheceram e agora merecem todo respeito de quem é mais jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes