Como fazer isso? Estudando escatologia. Ao estudá-la, faça isso em oração e pedindo ao Senhor que ilumine o seu entendimento.
O que escatologia?
A escatologia bíblica utiliza a Ciência da Metodologia Indutiva, para chegar à verdade revelada da Palavra de Deus contida nos escritos originais, em hebraico e grego . Assim, transpõe as barreiras culturais e linguística de mais de dois mil anos. Leva em consideração a linguagem distinta do texto bíblico, pesquisa a cultura diferente que existia na época em que o texto foi escrito. Analisa imagens, símbolos e metáforas, com a finalidade de elucidar quais textos usam mensagens literais e simbólicas.
Escatologia bíblica é a doutrina que lida com as “últimas coisas” relacionadas a Cristo e a Igreja, por meio da soberania de Deus, "segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor" (Efésios 3.11). A palavra tem raiz no idioma grego: “eschatos” (último); “logos” (estudo). Fazendo uso de análise exegética das Escrituras Sagradas, estuda todas as nossas crenças cristãs quanto ao fim dos tempos. A matéria ensina sobre os eventos que estão para começar a acontecer a qualquer instante. Aborda a vinda de Cristo e o que isso acarretará para a humanidade (os salvos, os não salvos e os judeus).
Expressões bíblicas escatológicas: “últimos dias” (Isaías 2.2; Miquéias 4.1); “últimos tempos” (1 Pedro 1.20) e “última hora” (1 João 2.18).
A escatologia faz uso das profecias.
De Gênesis à Apocalipse a Bíblia está cheia de profecias. Quem quiser entender corretamente as profecias da Palavra de Deus, deverá seguir as diretrizes teológicas, que representam parâmetros importantes aos estudiosos das Escrituras Sagradas.
O que é profecia? A palavra grega para profecia é “propheteia”, originárias de duas outras palavras gregas, pró (para frente) e “phemi” (falar). Significa falar a respeito da mente e do conselho de Deus. Por esta definição entendemos que a Escritura em certo sentido é profecia.
Eventos escatológicos
1 Tessalonicenses 4.16-17: O que acontecerá no Arrebatamento da Igreja;
2 Coríntios 5.10: O Tribunal de Cristo;
Daniel 9.25-27: Quanto tempo durará a Grande Tribulação?
Zacarias 14.4: Jesus voltará a Terra outra vez? Sim!
Apocalipse 20.11-15: O que a Bíblia diz sobre o Juízo Final;
2 Pedro 3.13: As revelações bíblicas sobre Novos Céus e Nova Terra.
Escatologia não é futurologia
Existem muitos futurólogos no mundo, mas somente a Bíblia contém a verdade sobre o futuro. Ela foi divinamente escrita, portanto nenhum leitor pode interpretá-la fazendo especulações ou interpretações e conclusões próprias.
É preciso estudar escatologia com o cuidado de não ir além do que está escrito (1 Coríntios 4.6). Para conhecer o futuro, é preciso buscar na Palavra de Deus o que está revelado.
Conclusão
Deus anuncia em sua Palavra o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam, e declara: “o meu conselho será firme e farei toda a minha vontade” – Isaías 46.9,10.
Os eventos escatológicos sempre ocorrem no sentido de montar o cenário ao esperado momento da Segunda Vinda de Cristo aos desdobramentos que acontecerão após este glorioso episódio da História do ser humano na Terra.
E.A.G.
Texto resumido e compilado, de:
Bíblia de Estudo Indutivo (Editora Vida), edição de 1997;
Biblical Eschatology Blog
Curso Bíblico de Escatologia - Eliseu Pereira
Pr. Jorge Albertacci
Lições Bíblicas - Juvenís; O que a Bíblia fala sobre o futuro da Igreja (CPAD);
TEOLOGIA!!! Creio ser um assunto digno de maior atenção. Jesus prometeu vir em um dia em que nigem estivesse esperando. Virá para os que estarão amando a sua vinda. Por esta razão penso ser o tempo de se dicutir e etudar a exaustão o momento em curso. Pois ninguem mais busca interesse em pregar ou mesmo ouvir sobre a vinda de Jesus para proceder o rapto da igreja. Negar isso é negar os principios do evangelho
ResponderExcluirproldemar.blogspot.com.br
Graça e Paz, amado irmão eliseu,
ResponderExcluirGostaria de aproveitar o tema e convidá-lo junto com seus seguidores a participar de nosso I Seminário Teológico com o seguinte tema:
Entendendo as 7 cartas às Igrejas da Àsia - Uma análise Histórica.
mais detalhes no link:
http://fateos.org/mail.html.
Em Cristo.
Pr. Altemar Oliveira
Graça e Paz, amado irmão eliseu,
ResponderExcluirGostaria de aproveitar o tema e convidá-lo junto com seus seguidores a participar de nosso I Seminário Teológico com o seguinte tema:
Entendendo as 7 cartas às Igrejas da Àsia - Uma análise Histórica.
mais detalhes no link:
http://fateos.org/mail.html.
Em Cristo.
Pr. Altemar Oliveira
de uma certa maneira a castolgia está ligada ao Epocalipse. Para podermos entender melhor é preciso que estaremos sempre por dentro de todas as cartas escritas e principalmente estarmos totalmente ligados ao epocalípse.
ResponderExcluirO estudo da escatologia aqui colocado nos nos dá uma visão muito boa dos acontecimentos futuros no que diz respeito ao povo de DEUS.
ResponderExcluirConvido a todos para ler também sobre este assunto no meu blog...blogdoprjosecosta.blogspot.com.
Grato
Pr José Costa
Gostei imensamente desta explicação. A transmitirei para aqueles que ainda
ResponderExcluirnão possuírem o conhecimento do assunto.
Fabio, cristaodebereia.blogspot.com
Bom é conhecer e entender o que nos diz a palavra de Deus e aprender o que ainda não entendemos com os que se dispõem a ensinar com amor e sabedoria todo o viver por Cristo e as profecias do final dos tempos. "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" de dúvidas, do medo e de crenças que fantasiam por ouvir
ResponderExcluirdizer e outros com a intenção de iludir.Obrigada por compartilhar conosco.
Saudações em Cristo!