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quarta-feira, 9 de março de 2011

A barba de José e a barba de Jesus Cristo

Apesar de estar no meio evangélico há muito tempo, fico pasmo com líderes que pregam usos e costumes denominacionais. Eu fiquei sobressaltado com um deles, não apenas pelo que disse, mas por ser líder de renome nacional. Pela perspectiva teológica, a fala foi frívola demais!

Disse mais ou menos assim:

- José tomou banho e se barbeou para comparecer diante de Faraó, meus irmãos, temos que fazer o mesmo como servos do Senhor.

Sim, é verdade que as Escrituras Sagradas afirmam que José se barbeou para comparecer diante de Faraó, rei dos egípcios. É verdade também que em muitas vezes esses mesmos defensores de usos e costumes usam a figura de Faraó como representação de Satanás.

O caso de José raspando sua barba é sui generis aos judeus. Ele estava na condição de prisioneiro em terra estrangeira. O texto é apenas uma narração de um fato, sem haver juízo de ser certo ou errado.

Os defensores de usos e costumes vivem interpolando textos narrativos com os textos normativos. "Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa, e foi apresentar-se a Faraó" - Gênesis 41.14.

Vejamos o contexto desse texto:
• os leprosos eram proibidos de deixar a barba crescer por questão de higiene da pele doente (Levíticos 14.9);
• o judeu não deveria cortar os cantos da barba em momentos de luto (Levítico 19.27; 2 Samuel 19.24; Esdras 9.3; Isaías 15.2; Jeremias 41.5; 48.37);
• injuriar a barba era interpretado como ação de insanidade (1 Samuel 21.13);
• raspar a barba de um judeu era sinal de ofensa (2 Samuel 10.4, 6, 7);
• os judeus usavam barba e se envergonhavam se não as mantivesse (2 Samuel 10.5);
• tocar e beijar a barba de um judeu era sinal de respeito (2 Samuel 20.9);
• os sacerdotes usavam barba (Salmo 133.2);
• puxar a barba de um judeu significa ato de zombaria, grave insulto (1 Crônicas 19.4; Isaías 50.6);
• ao judeu, barba raspada simbolizava momento de penitência e dor (Jeremias 41.5).
José cortou a barba, podemos afirmar que com tristeza, raspou-a mesmo ela representando sinal de virilidade e respeitabilidade aos judeus. Sim, José barbeou-se, apesar da barba ser uma diferença entre israelitas e egípcios, que os escravizaram.

Não somos seguidores de José, mas de Jesus Cristo. Quando o profeta Isaías mencionou o sofrimento do Salvador pouco antes de ser levado para a cruz, descreveu o seguinte sobre seu rosto: "As costas dou aos que me ferem e a face, aos que me arrancam os cabelos; não escondo a face dos que me afrontam e me cospem" (Isaías 50.6 - Almeida Revista e Corrigida, ARC). Na Bíblia cuja tradução é a Nova Versão Internacional, lemos assim: "arrancavam minha barba", porque no idioma hebraico o vocábulo encontrado é "lemoretim", cuja conotação é "tornar liso ou careca". E conforme os textos citados acima, puxar e raspar a barba de um judeu era sinal de desrespeito e grave ofensa.

Como judeu, Jesus Cristo foi coerente, seu discurso não destoava da sua prática. Tenha a certeza que Ele manteve sua barba crescida e bem cuidada. Por quê? A Lei proibia cortá-la à maneira dos egípcios. Ele foi cumpridor de toda a Lei sem exigir que os gentios praticassem o judaísmo. 

E.A.G.

8 comentários:

  1. Saudações no senhor jesus, parabéns pelo blog.
    Li o livro "COISAS QUE DEUS PERMITE E A IGREJA PROÍBE" do Pr. Ricardo Gondim em dois dias, e como me abriu a mente, todo crente deveria ler esse livro. Realmente os argumentos do autor são fortes e bíblicos.
    Infelizmente em muitas igrejas, principalmente na Assembléia de Deus do Min. Belém SP o povo e certos obreiros, são fariseus e tem a mente fechada quanto as doutrinas bíblicas ou seja, misturam usos e costumes com doutrinas bíblicas.
    Agora vem o Pr. presidente e diz uma pataquada dessa, só podemos chamar isso de Analfabetismo Biblíco.
    É lamentável que a igreja de hoje continua passando por esse ANALFABETISMO BÍBLICO. Onde eu congrego mesmo,´muitas vezes ouvimos cada besteira, que dá vontade de pegar a bíblia e ir embora pra casa.
    Muitos irmãos insistem em colocar usos e costumes no mesmo pé das doutrinas bíblicas.
    Se os usos e costumes salvam, logo o sacrifício de Cristo na cruz foi em vão, e a salvação não é pela graça é pelas obras, ou seja, para ser salva é só a irmã não usar brinco e calça comprida. Meu Deus quanta pataquada que ouvimos certos obreiros ensinarem (Obreiros????).

    Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo - AD Min. Belém SP.

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  2. Caro João.

    Possuo o livro Coisas que Deus Permite e a Igreja Proíbe, eu o considero importante e esclarecedor.

    Penso que existem muita gente religiosa seguindo usos e costumes, sinceras e bem intencionadas, desejosas em agradar a Deus. Até aí tudo bem... O problema é ultrapassar esse limite e pensar que seus atos sejam básicos, um kit de salvação.

    A liderança é responsável pela consciência de seus liderados. Jesus ordenou sair pelo mundo e pregar o Evangelho. E igualmente, discipular as almas evangelizadas.

    Abraço.

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  3. Caro amigo José não raspou a barba e sim aparou ,pois na prisão com certeza no momento que foi chamado ,deveria estar muito mal aparente.

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  4. Caro amigo José não raspou a barba apenas aparou ...

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  5. Adriano.

    Fico feliz que se manifeste aqui no blog Belverede.

    Eu ainda não tinha feito um aprofundamento de Gênesis 41.14. Fiz isso agora, para responder a você.

    Usei a Concordância Strong. A palavra hebraica no qual foi traduzido ao idioma português "barbeou-se" é "galach (referência 1548 da Concordância Strong). O sentido do termo hebraico é bastante claro: raspar-se para ficar careca; barbear-se; destruir (no caso, a barba).

    Deus continue a abençoar sua vida.

    Abraço.

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  6. Não tem sentido. Leia os textos indicados na postagem. Ter barba era um mandamento bíblico. No EGITO a concepção de barba era dirigida apenas aos deuses. A barbicha dos faraós eram postiças.

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  7. Prezado Ademar.

    Se o pregador usa o texto em que José se preocupa em se apresentar da melhor maneira diante do Faraó, para argumentar aos cristãos que o crente não deve manter barba crescida, ele faz uma "exeigegue". Ora, na Bíblia Faraó é uma figura que tipifica o diabo. Temos que nos preocupar com nossa boa aparência diante do inimigo de nossas almas?

    Você: "É claro que não estamos falando, literalmente, na barba ou em vestimenta. É mais profundo: é procurar honrar, respeitar, aquele a quem consideramos como nosso Senhor.
    A roupa não salva, a barba não salva... Mas você se apresenta diante do goverbnador ou do prefeito da sua cidade de qualquer jeito? De bermuda e chinelo? Barba por favor? Sinceramente, não. Você procura se apresentar da melhor maneira possível."


    Nos dias atuais, até as autoridades do mais alto escalão usam barba crescida, o presidente da república aparece em praias usando shorts e camiseta, inclusive já o vi em foto na areia sem a camiseta... As coisas mudam... A única roupa que Deus exige de nós é o vestuário branco que cobre a alma, pois ela representa nossa santidade.

    "Creio ter sido isso que o pregador quis enfatizar: se nós nos preocupamos com a nossa aparência (física) diante de um homem, porque não teríamos o mesmo cuidado (espiritualmente falando) diante de Deus?"

    O pregador foi muito infeliz e eu penso que ele deve orar pedindo perdão a Deus e refazer o seu posicionamento a respeito desse assunto, se quiser entrar no Céu. Temos, sim, que prestar reverência a Deus, mas Deus nunca disse que usar barba crescida atitude irreverente.

    Tenha cuidado com pregadores que fazem pregações impondo regras além do que está escrito na Bíblia. Minha impressão é que eles sentem prazer em ver o povo de Deus se curvando a eles. Devemos nos curvar somente ao Senhor, que merece nossa adoração.

    Sobre esses tais, que vão além das normas impostas pela doutrina de Cristo, recai maldições. Leia: "Portanto, declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar algo, Deus lhe acrescentará os flagelos descritos neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na Cidade Santa, que são descritas neste livro." Apocalipse 22.18-19.

    Abraço.

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  8. Olá, Robson Aguiar.

    Prazer em lê-lo por aqui. Concordo plenamente com sua refutação e argumento.

    Abraço.

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