Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

Deus quis que João Batista. Estevão e Tiago morressem como mártires da Igreja Primitiva?

A Igreja Católica costuma beatificar personagens bíblicos. E temos esse costume como herança religiosa, somos obrigados a nos policiar, fugir dessa prática.

Apesar de João Batista e Estevão serem pessoas tementes a Deus, tal qualidade não os fez perfeitos. Eles falhavam, como todos nós falhamos.

João Batista foi degolado. Eu creio que não deveria ter sido. Ele tinha temperamento colérico, apesar de conhecer Provérbios 15.1, saber que responder com brandura desviava a fúria de todos seus interlocutores e promovia a paz, e ser duro em palavras e truculento provocava reações raivosas, cheias de sede de vingança contra ele. Mesmo assim ele saiu do deserto com pouca delicadeza.

Lembremos do que Paulo escreveu: "os espíritos dos profetas são sujeitos aos profetas" (1ª Coríntios 14.32). 

João Batista exerceu sua função profética. Qual era a missão de João Batista? Anunciar a chegada do Messias. Mas quis ir além, quis denunciar publicamente o pecado de adultério do rei e de Herodias e, com sua dureza, provocou a ira sobre si mesmo. Resultado: muito jovem teve a cabeça decapitada e colocada em uma bandeja. Veja: Mateus 14.1-12.

E quanto a Estevão? Quando Jesus subiu ao céu, deu uma ordem expressa e clara aos seus discípulos (incluso Estevão). Disse: "ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Marcos 16.15). Os cristãos deveriam sair de Israel, anunciar o Evangelho aos gentios, mas se esqueceram muito rapidamente o mandamento, ficaram no mesmo local em que residiam. Então se tornaram alvos de judeus enfurecidos.

Se Estevão tivesse obedecido a ordem de Jesus, não teria se tornado apedrejado, nem Tiago teria sido morto à espada, nem Pedro teria sido preso e passado pelo risco de morte (Atos 6.10-15; 7.1-60; 12.1-18).

Em suma, o Salmo 36.9 nos diz que em Deus está o manancial de vida, na luz dEle vemos a luz, mas João Batista não levou em conta a luz de Provérbios 15.1 e Estevão não considerou corretamente a importância das palavras iluminadas e registradas em Marcos 16.15. E pagaram com suas vidas!

E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes