Em Lucas 15, Jesus conta três parábolas sobre perdas a uma audiência constituída por pecadores, fariseus, escribas, coletores de impostos. Primeiro narra a parábola da ovelha perdida, onde um pai perde uma ovelha no deserto e se regozija quando a encontra. Em segundo lugar vem a parábola da moeda perdida, onde uma mulher perde uma moeda na sua casa e se alegra quando a encontra. Em terceiro, vem a parábola sobre um pai com dois filhos.
"Era preciso festejar e alegrar-se, porque este seu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado."
Lucas 15.32.
Quando o filho mais novo pede sua herança, o pai divide os seus bens, dando um terço ao filho mais novo e dois terços ao filho mais velho. O filho mais novo parte para bem longe da sua família e esbanja a sua herança com uma vida dissoluta. No momento que uma fome inesperada ataca a região, o filho mais novo fica desprovido de todo o dinheiro e volta vergonhosamente para casa, oferecendo-se para ser um dos escravos do pai porque não se sentia digno do seu amor. No entanto, numa mudança radical totalmente inesperada, o pai corre ao seu encontro, cai-lhe ao pescoço e beija-o. Além disso, oferece a ele uma festa de regresso, pois "estava perdido e agora foi encontrado".
Todos nós conhecemos esta parábola. Um homem com um filho perdido, que é celebrado quando encontrado. O que muitas vezes ignoramos é o fim da história, que se concentra no outro filho. aquele que nunca saiu de casa e também estava perdido.
O irmão mais velho estava ocupado trabalhando no campo quando o irmão mais novo regressa ao lar. Em vez de se alegrar com seu pai quando o seu irmão regressa, não aceita comemorar. Recusa-se até a chamar-lhe seu irmão, pensa o pior sobre ele, exclama sem provas que o seu irmão tinha desperdiçado o dinheiro com prostitutas.
Com tudo isto em mente, vamos considerar o que um judeu do primeiro século teria pensado ao ouvir esta parábola. Consideremos alguns elementos desse relacionamento familiar: um pai com dois filhos, irmãos discutindo sobre uma herança, o irmão caçula deixa a cidade com a bênção paterna, o irmão mais velho se dedica ao trabalho no campo.
Na mente de um ouvinte judeu, esta história chamaria imediatamente à mente a história de Esaú e Jacó. O mais novo Jacó roubou a herança do seu irmão mais velho Esaú, enquanto Esaú estava ausente trabalhando no campo, e depois deixou a cidade. Na verdade, há muitos paralelos ao longo destas duas histórias. Qualquer pessoa familiarizada com o texto bíblico notaria as semelhanças entre as duas narrativas. Mas também notariam algumas diferenças fundamentais:
Por um lado, o irmão mais novo da parábola não roubou a herança do seu irmão; pelo contrário, solicitou prematuramente a sua própria herança. Note-se que quando o irmão mais novo recebeu a sua herança de um terço, o irmão mais velho também recebeu a sua herança de dois terços. O filho mais novo não roubou nada do seu irmão (Lucas 15.12).
Repare também que na narrativa de Esaú e Jacó, é Esaú que acolhe amorosamente o seu irmão em casa. Ele já não está amargo; em vez disso, está feliz por receber o seu irmão, e não precisa de nenhum dos presentes que Jacó lhe enviou para apaziguar a relação entre ambos. Compare isso com o irmão mais velho - apesar de receber o dobro do que o seu irmão, se recusa a recebê-lo em casa.
Ao proferir a parábola, a mensagem de Jesus era clara: aqueles que se comportam como o irmão mais velho são piores do que Esaú. Aqueles que perderam moedas no interior da casa do seu senhor, estão perdidos; aqueles fariseus e escribas que rejeitaram as ovelhas perdidas em vez de as acolherem são iguais aos que desprezaram o seu direito de nascença, que rejeitaram a sua herança, que viraram as costas ao seu Deus e Pai.
De fato, o comportamento do irmão mais velho pode chamar a atenção para outro irmão mais velho: Caim, que levou o seu irmão mais novo para um campo onde o assassinou. "Sou eu o guardião do meu irmão?" (Gênesis 4.9).
Na altura em que Jesus disse estas palavras, Herodes reinava como o Rei dos Judeus. No entanto, ele não era judeu, era idumeu, um edomita, descendente de Esaú, nomeado pelo Império Romano para governar os judeus. Para os judeus, Herodes era como uma segunda versão de Esaú - um rei impostor que tinha desprezado a herança dos judeus e que no entanto a queria exibi-la sobre os judeus. E, segundo Jesus, a elite religiosa era tão má como ele. E no final dos evangelhos, esses mesmos líderes religiosos agiram com Herodes para manifestar todo o ódio contra o verdadeiro Rei dos Judeus, o Herdeiro de Jacó e o Localizador de ovelhas e moedas e filhos.
A mensagem retumbante, para aqueles que a ouviram no primeiro século e para aqueles de nós que a leram no século 21, é clara. Deveríamos regozijar-nos quando a ovelha perdida é encontrada. Deveríamos regozijar-nos quando as moedas perdidas são encontradas. E se os nossos corações se entristecem enquanto os anjos festejam no céu quando o pecador se arrepende, podemos estar perdidos e não percebemos esta situação.
Garret Millovivich. The Parable of the Brother Everyone Forgot, 3 de março de 2022. https://tinyurl.com/Garrett-Milovich
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