Páginas

domingo, 5 de dezembro de 2021

Lucas 5.21 - Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?

Jesus tomava para si a prerrogativa divina de perdoar pecados (Lucas 7.48-49; Marcos 2.5). 

Num dia em que estava ensinando a uma multidão, muitos líderes religiosos judeus também vieram ouvi-lo. A casa estava cheia. Alguns homens trouxeram um amigo paralítico para Jesus curar, mas não conseguiram nem chegar perto. Então fizeram um buraco no telhado da casa e desceram o amigo até Cristo. "Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: 'Homem, os seus pecados estão perdoados.'" (Lucas 5.20). Essas palavras de Jesus foram mal recebidas pelos religiosos, que o acusaram de blasfêmia. 

Num certo sentido, era "mais fácil" dizer que os pecados estavam  perdoados, pois qualquer um poderia dizer isso sem que se pudesse provar se aquilo era verdadeiro ou não. A cura, por sua vez, era "mais difícil", pois todos poderiam ver se ela tinha acontecido ou não. E Cristo, conhecendo-lhes o coração, decidiu perdoar os pecados e curar o paralítico, provando que tinha autoridade tanto para curar como para perdoar pecados.

 As doutrinas que são ensinadas e confirmadas a nós por meio dessa história de cura são:
  • Jesus Cristo é Deus;
  • Jesus Cristo tem o poder na terra de perdoar os pecados, e a cura das doenças foi a prova incontestável disso;
  • O pecado é a fonte de toda doença, e o perdão dos pecados é a base de toda cura.
O perdão dos pecados é a parte mais importante da mensagem de Jesus e seus seguidores: Lucas 1.77-78; 5.27-32; 7.34,36-50; 15; 19.1-10; 24.27; Atos 2.38; 3.19; 5.31; 10.43; 13.38.

Este episódio é contado por Lucas (5.17-26), Mateus (9.1-4) e Marcos (2.1-12). Entre os três relatos há diferenças bem pequenas, mas é só Lucas que diz que o curado foi para sua casa glorificando a Deus e que os seus amigos ficaram cheios de temor e disseram "hoje vimos coisas extraordinárias" (5.26 - NAA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes