Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Arqueólogos encontram construções da época de Gideão

A Autoridade de Antiguidade de Israel (IAA) e a Fundação do Muro Ocidental anunciaram em 8 de julho que em breve será aberta ao público uma nova rota de túneis sob o Muro de Jerusalém, expondo assim, um dos "mais magníficos edifícios descobertos desde o período do Segundo Templo".

"É emocionante revelar uma estrutura magnífica do período do Segundo Templo, enquanto lamentamos a destruição  de Jerusalém e oramos por sua restauração" disse Mordachai Soli Eliav, presidente da Fundação do Muro das Lamentações. Eliav acrescentou que as salas subterrâneas estão  a menos de 30 metros do Monte do Templo. Porém, antes, no século 19, já havia sido descoberto outro túnel no local, indicando que havia existido uma construção relevante naquele lugar. "Esses recintos são parte de uma nova caminhada pelos Túneis do Muro das Lamentações, onde os visitantes verão descobertas fascinantes e caminharão pela primeira vez ao longo de toda a rota entre as ruínas do período do Segundo Templo, que ilustram a complexidade da vida judaica em Jerusalém entre os Hasmoneus e os períodos romanos", acrescentou.

Outra notável descoberta foi anunciada pelos arqueólogos: trata-se de um grandioso edifício de 2 mil anos, da época do Segundo Templo. A construção foi encontrada a centenas de metros de seu complemento moderno, durante as escavações sob a Cidade Velha de Jerusalém. "Este é, sem dúvida, um dos edifícios públicos mais magníficos do período do Segundo Templo que já foi descoberto fora das paredes do Monte do Templo em Jerusalém", disseram  os responsáveis pela escavação.

E no sul de Israel, os arqueólogos descobriram uma inscrição de cerâmica com o nome de Jerubaal, um juiz do período bíblico. Esse é o nome menos conhecido de Gideão (Juízes 7.1), o célebre juiz israelita que derrotou com 300 homens o exército midianita que devastava o seu país naquele período. A inscrição remonta a 3100 anos.

Os cientistas disseram ser essa a primeira vez que o nome é encontrado fora do texto bíblico. "Se a inscrição realmente se trata de Gideão, esta seria a primeira evidência de um nome das histórias bíblicas dos juízes", enfatizaram.


Imagem: JK Doyle - https://www.jkdoyle.com/more-on-the-jerubbaal-inscription/ Acesso em 17 de novembro de 2021.
Mensagem da Paz, ano 91, número 1636, setembro de 2021, página 13. Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes