Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2021

2 Timóteo 2.15 - características necessárias para ser um obreiro aprovado e não se envergonhar

"Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" - 2 Timóteo 2.15 [NAA].

Situação. O autêntico pregador cristão é um comunicador exemplar, se apresenta diante de homens, mas também está à vista de Deus. Recebe a aprovação do Senhor quando, humildemente, considera a si mesmo como operário na expansão do reino do céu aqui na terra. Ao considerar-se submisso à vontade divina, aplica-se aos estudos bíblicos com prazer, regularmente faz orações, lê e medita nas Escrituras Sagradas.

Como um bom obreiro, ele é trabalhador disponível para atender às necessidades da igreja, trabalha diligentemente, prova sua eficiência na execução de todo trabalho que se envolve. É verdadeiro, suas atitudes estão em concordância com a explicação que apresenta ao ensinar a Palavra.

O pregador aprovado por Deus não é uma pessoa incoerente, inábil no ensinamento da doutrina de Jesus Cristo. Como cidadão, não é refutável e negligente; é bom marido, pai e filho, preza pela honestidade. Não é ocioso quanto às suas obrigações e nem hipócrita em seus relacionamentos dentro do meio cristão e secular. 

Objetivo. Aquele que lida com a Palavra, apresente-se a Deus como um trabalhador em nível de eficiência, seja diligente em tudo que faz. Faça todos os esforços para ser considerado apto em sua função eclesiástica. Fale o que está nas Escrituras Sagradas de maneira irrepreensível e inspiradora, compartilhe o conteúdo bíblico com precisão, sem aumentar e nem diminuir o sentido da mensagem, ensine o Evangelho e motive a todos a fazer o mesmo.

O obreiro aprovado por Deus sabe que não é o bastante ser validado pelas pessoas que escutam sua preleção. Entende que é um equívoco alimentar a expectativa de agradar a plateia, está consciente que é necessário ganhar a aprovação total da parte do Senhor, que o vê e o ouve lidando com argumentos que evocam épocas e lugares relativos aos assuntos da Bíblia.

Ao realizar a exposição bíblica, o pregador deve ser alguém corajoso, disposto  a desempenhar com competência o papel de palestrante, pois o conteúdo da Bíblia é a mensagem da verdade que salva o pecador da condenação eterna. Deus requer do pregador a qualidade de um bom trabalhador desembaraçado, atuante como discipulador e evangelista. Portanto, o indivíduo que se dispõe a dividir o conhecimento bíblico precisa exercer tal atividade fazendo o seu melhor, empreender todos os esforços possíveis para divulgar a Palavra de Deus exatamente como ela é. 

Realização. Para ser o trabalhador que não tem motivos de se envergonhar do seu trabalho, é preciso buscar o preparo com firme disposição. Acolher o conhecimento acadêmico da teologia e sobretudo a experiência particular em conhecer a Deus através do exercício devocional na rotina diária. Todo aquele que age assim encontra a plena capacitação, espiritual e humana. E na condição de preletor das Escrituras, conquista o potencial para manejar habilidosamente o texto sagrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes