O voto impresso do passado não é o mesmo voto impresso que o presidente Jair Bolsonaro faz campanha para que seja instalado na próxima eleição.
Lá no passado, na zona eleitoral o eleitor recebia uma cédula, imprimida pelo Tribunal Superior Eleitoral, que continha os nomes dos candidatos que disputavam o pleito, usando uma caneta esferográfica em cor azul ou preta, marcava um xis num quadradinho que indicava o político que havia escolhido e depois depositava esta cédula em uma urna lacrada.
1º de agosto de 2021. Avenida Paulista recebe milhares de manifestantes
exigindo o voto auditável.
Hoje, o voto impresso que o presidente e o povo brasileiro quer, é parecido com aquele papel que sai da máquina quando usamos o cartão de crédito ou débito. Só que o impresso do voto eleitoral, ficará em uma caixa sem que o eleitor tenha acesso, só será possível visualizá-lo para atestar aos mesários que a informação no papel confere com a sua digitação na urna eletrônica.
Ao contrário do que muitos possam pensar, não é a volta ao antigo sistema. O voto auditável garante a maior segurança e produz maior confiabilidade às eleições. É algo necessário. Em 2018, em entrevista para o El Pais, José Dirceu, petista e ex-ministro da Casa Civil no governo de Lula, afirmou: "É questão de tempo para a gente tomar o poder." Isto é, o PT não precisa ganhar eleições democraticamente. Muitos interpretaram a declaração como ameaça de golpe usando armas, mas o que se avista é um ataque cibernético com a manipulação de urnas eleitorais
O eleitor tem o direito de conferir se o seu voto foi realmente computado conforme sua vontade, precisa ter a tranquilidade de saber que seu candidato terá condições de examinar os votos que recebeu. Isto é exercício democrático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes