Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2021

O sucessor do rei Saul: Isbosete ou Davi?

Muita gente não sabe, mas Davi não assumiu o trono logo após a morte de Saul. Quando o rei perdeu a vida na batalha contra os filisteus, os três filhos mais velhos pereceram com ele. Prevendo que Davi seria aclamado rei, Abner, primo e comandante-chefe do exército de Saul, fez com que Isbosete* (אִישׁ־בּשֶׁת, lê-se Ish-Boshet), o quarto filho do rei Saul, aos quarenta anos, se tornasse o último representante de sua família a ser rei de Israel.
  
Seu nome era originalmente Esbaal (1 Crônicas 8.33; 9.39), que significa "homem de Baal". Baal, cujo significado era “mestre”, um título de dignidade. Como o nome passou a ser cada vez mais associado aos deuses da fertilidade cananeus, os editores hebraicos mais tarde substituíram baal por bosheth, que significa “vergonha”.

A coroação de Isbosete não era unânime. A tribo de Judá não o reconheceu, e a guerra eclodiu entre os dois reinos. Mas, então, onde reinou Davi? Davi foi proclamado rei de Hebrom, uma cidade menos importante à época. Ele reinou por sete anos e seis meses em Hebrom, e a tribo de Judá o seguia. 

Durante esse período a guerra não cessou. Era notório a cada dia, porém, o enfraquecimento político de Isbosete. Quando Abner, seu mais temido comandante, tomou Rispa, uma das concubinas de Saul, Isbosete se opôs, porque tal ação significou usurpação simbólica de poder. Abner então desertou para Davi, deixando as tribos do norte sem liderança efetiva e foi morto pelas mãos de Joab, capitão de Davi. 

Sete anos depois de assumir o trono, Isbosete foi morto por seus capitães, Recabe e Baaná. Só então Davi, da idade de 30 anos, foi aclamado rei de todo o Israel. Seu reino durou 40 anos (7 em Hebron e 33 em todo Israel) e foi um dos mais longevos. 

Continue neste assunto lendo os capítulos 2 a 5 do livro de 2 Samuel.
_______
* Não confunda Isbosete com Mefibosete. Este último foi um filho de Jônatas que se tornou coxo numa queda e que foi beneficiado por Davi anos mais tarde.


Compilações: Dalardier Lima - https://bit.ly/3dwakwg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes