Por Manoel Ramos de Oliveira
Pergunta-se: Quando os anjos foram criados, Deus tinha ciência de que um deles - Satanás - se rebelaria? Por que, então, criou os anjos?
Sim, Deus sabia sobre o futuro da classe angelical. Um dos atributos de Deus é a onisciência. Seu conhecimento é primoroso e cabal. Ele conhece o que passou, o que é presente e o que ainda virá a ser. Conhece tão bem o passado como o futuro. Temos que nos conscientizar dessa verdade. Temos que aceitá-la, porque é uma realidade inegável.
Se Deus não conhecesse o futuro, Ele não seria Deus. Só concebemos Deus como aquele ser que tem todo poder no Céu, no Universo, e na Terra. Deus criou os anjos porque necessitava deles para o servirem, para o glorificarem, para o adorarem. A previsão da rebeldia de um grupo não podia impedir que o Todo Poderoso deixasse de executar o que fora planejado.
Pergunta-se, também: "Se Deus sabia que o homem pecaria, por que o criou?
Esta pergunta é oportuna, costumeiramente feita por quem deprecia a obra de Deus. Sempre será propícia a seguinte resposta: Deus apesar de saber disso, criou o homem por causa do seu colossal amor para com aqueles que haveriam de herdar a salvação (Hebreus 1.14).
O plano divino é perpétuo, por esse motivo nenhuma força do Universo pode modificá-lo ou impedi-lo que ele se realize. Por causa dos que não quiseram no passado, dos que rejeitam no presente e dos que recusarão no futuro a graça oferecida por Deus, esse Deus de amor não deixaria de mostrar a sua maravilhosa bondade com aqueles que no passado aceitaram, para com os que no presente estão recebendo e para com os que no futuro aceitarão com os corações transbordando de alegria o eternal plano da salvação.
Essas verdades sublimes, que não podem ser contraditadas, estão reveladas na Palavra inspirada do apóstolo Pedro: Eleitos segundo a presciência de Deus o Pai, em santificação do Espírito para a obediência" (1 Pedro 1.2 a). Não aceitamos uma predestinação arbitrária que permite uma vida desregrada para os "contemplados" porque isso ofende a santidade de Deus. Mas cremos numa eleição em santificação do Espírito para a obediência. Foi para isso que Deus nos chamou, e isso glorifica o seu nome.
Texto postado com adaptação ao blog.
Fonte: A Bíblia Responde, Manoel Ramos de Oliveira, página 18, 2ª edição 1984, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes