Cabe aos pais usar com responsabilidade e amor a autoridade, que é legítima e imprescindível, visando a boa formação das crianças. Os pequeninos necessitam ter referencial paterno bem estabelecido, com limites justos, necessários e cristãos. Cabe aos filhos respeitar seus pais e ver neles "instrumentos" que Deus colocou em seus caminhos para conduzi-los à maturidade física e espiritual.
O homem deve exercer seu papel de pai na família, apoiado pela esposa - construtora da família e da sociedade quando usa a sabedoria do alto (Provérbios 14.1; 18.22; Tiago 3.17-18). A posição de educador é um fator importante, uma missão prioritária dada por Deus. O pai e a mãe, juntos, devem ensinar os filhos sobre o plano de Deus para a vida deles, fazê-los conhecedores de que é necessário obedecer todas as coisas que Cristo ordenou. Quando os filhos aprendem a submeter-se à autoridade paterna, é mais fácil treiná-los para que se submetam à autoridade e disciplina de Deus, e eventualmente a autodisciplina necessária para uma vida de obediência ao Senhor (Deuteronômio 6.4-9; Salmo 78.5).
Os pais não podem desprezar o fato que a disciplina é essencial à vida social. É a disciplina que nos sustenta no caminho e na vontade de Deus. É preciso reconhecer a importância de se impor limites no processo da criação a fim de que os filhos tenham um comportamento conveniente para seu bem-estar e conduta apropriada para toda a sociedade.
Desde quando Deus criou Adão e Eva quis comunicar-se com o ser humano. Desde o jardim do Éden Deus estava interessado em conversar com os casais. Esposo e esposa, pais e mães, necessitam ter este relacionamento espiritual para que seus filhos possam aprender a ter comunhão com o Criador.
Para que a Educação Cristã seja bem-sucedida, é mister combater falhas de comunicação na família. Boa parte das dificuldades no relacionamento mútuo de seus membros diz respeito a falhas de comunicação. Os mal-entendidos podem começar de várias maneiras: a palavra dita na hora errada; a indiscrição "com a melhor das intenções"; a "mentirinha inocente"; o pedido de perdão que faltou.
Por sua vez, o filho deve obedecer aos pais até que se torne adulto, pessoa independente psicológica e financeiramente, porém, a prestação de honra deve ser exercida por toda a vida. Os pais idosos merecem muito respeito e admiração, além do cuidado especial, pois antes da velhice chegar doaram muito de sua vida em favor dos jovens, para mantê-los alimentados e saudáveis, para ensiná-los, para torná-los cidadãos de bem.
Nem sempre viver em família é o que se pode chamar de "um mar de rosas" ou "um céu na terra". É desejo de Deus, no entanto, promover no lar, o quanto mais profundo e rápido possível, um relacionamento familiar alicerçado sobre o amor e o perdão manifestados para nós na pessoa e obra de seu Filho Jesus Cristo.
A Palavra de Deus ajuda a prevenir e consertar problemas familiares. Então, deve ser usada para essa finalidade. Há algumas maneiras de meditar sobre o conteúdo bíblico e aplicar a meditação no ambiente familiar: 1 - criando um momento diário ou semanal, de pelo menos quinze minutos para conversar sobre assuntos da Bíblia Sagrada; 2 - reunir-se para dialogar sobre passagens bíblicas meditadas particularmente.
A Bíblia é imparcial, justa e verdadeira, a principal ferramenta de serviço na Educação Cristã.
E.A.G.
Compilações intercaladas com textos de quem assina o artigo:
Deus fala à família, Barueri / SP, sem definição de data de edição e autoria, Sociedade Bíblica do Brasil;
Lições Bíblicas - Família Cristã - Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor, autoria a definir - 2º trimestre de 2004, Rio de Janeiro - RJ, CPAD;
Lições Bíblicas - A Família Cristã no Século XXI, Elinaldo Renovato, 2º trimestre de 2013. Rio de Janeiro - RJ, CPAD.
Excelente abordagem sobre um assunto que merece atenção em nossos dias: Família.
ResponderExcluirE, em se tratando, da "responsabilidade dos pais", vemos que no nosso século, muitos pais têm sido liberais, em relação aos filhos, o que resulta em uma sociedade deficiente.
Os tópicos abordados por você, Eliseu, deveriam ser acatados por todos os pais que primam pela boa conduta e/ou os princípios bíblico.
Deus o abençoe e, nesse Dia do Abraço, um forte abraço (risos).
Na Paz!!!
Caro irmão Eliseu!
ResponderExcluirCongrego em uma igreja neo pentecostal e infelizmente não temos escola dominical.
Irmão sinto que vivemos um momento como igreja que necessitamos assim como na época de Lutero de uma reforma.
ESTAMOS PERDENDO OS VALORES CRISTÃOS.
A educação dos filhos em primeiro lugar se baseia no exemplo dos Pais
ResponderExcluirmas isto não basta é preciso bons professores e educadores , e um ambiente propicio ,é um desafio grande para os dias atuais,mas com a graça de Deus podemos conseguir,se obedecermos os princípios da educação a maneira de Deus !
O assunto é de estrema relevância, sendo necessário ser mais trabalhado em nossas igreja. bom trabalho.
ResponderExcluirque Deus continue ajudado o amado irmão.