Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Opinião pessoal e apologia bíblica

Por Eliseu Antonio Gomes

Não há nada de errado em expressar opinião, mas ao menos um cristão deveria expressar-se com conhecimento absoluto sobre o que, ou quem, se expressa.

Às vezes eu paro e observo algumas atitudes. Existe quem opine como se tivesse o atributo de onisciência, ser detentor de um senso apuradíssimo sobre tudo e todos, como se fosse realmente capaz de sondar os corações muito bem! Os tais se comportam como se pudessem de fato enxergar o interior do coração das pessoas que vivem distantes delas, como se vivessem dentro do cérebro delas. E fazem isso para reprovar a conduta alheia baseado em critérios próprios sobre o que é agir de maneira correta ou equivocada.

Uma pessoa cristã, emissora de expressões analíticas sobre a cristandade, antes de fazer sua análise conhecida precisa ser profunda conhecedora das Escrituras Sagradas. Ler a Palavra de Deus habitualmente dia após dia. O leitor que tem contato com as Escrituras Sagradas da maneira e intenção certas encontra na leitura o sustento absoluto que o conduz à vida eterna, a instrução divinamente inspirada para que se aperfeiçoe plenamente e esteja sempre preparado para todas as boas ações nesta vida (2 Timóteo 3.16-17).

É fácil classificar pessoas desconhecidas como "lobo", "cambada de lobos", "executivo da fé", "mentiroso", corruptível, rendido ao dinheiro. É fácil classificar pessoas, com quem não convivemos e não conhecemos, como marionetes e incautos. Difícil é ser justo ao emitir essas classificações sobre elas.

Ao opinar, a opinião pessoal do cristão deve ficar em segundo plano e a Palavra de Deus em primeiro, porque é dever cristão proclamar o reino de Deus e não os próprios pensamentos como regras de comportamento, seja isso feito em defesa de interesses pessoais ou não.

A exposição de opiniões de um cristão deve estar acompanhada pela vontade de analisar a situação pelo crivo do conteúdo bíblico. Jamais ser apenas um canal para aflorar a catarse devido antipatia ou disputas de interesses.

Se apresentando como cristão, quem gosta de criticar o meio evangélico deveria pesquisar mais o conteúdo do Evangelho e se pautar nele para formular opiniões sobre a cristandade e a sociedade em geral. A opinião meramente humana não produz edificação espiritual.

Uma pessoa cristã precisa ser justa, porque só os justos entrarão no céu (1 Corintios 6.9).

E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes