Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

EBD 2012: como alcançar a verdadeira prosperidade?

Artigo publicado com o objetivo de ser uma opção de subsídio às  escolas bíblicas dominicais que fazem uso da revista Lições Bíblicas, comentarista José Gonçalves, cujo título é A Verdadeira Prosperidade - a Vida Cristã Abundante, lição nº 11.

O que não é prosperidade bíblica?
.
Não é a miséria. Erra quem pensa que há virtude e louvor ao Senhor sendo uma pessoa privada de necessidades básicas, sem ter nada de bom para compartilhar com outra pessoa.

Deus dá posses por amor, com objetivo de que nós compartilhemos essas posses com o próximo, provando assim que amamos mais a Deus e ao semelhante do que as coisas materiais.

A melhor definição para a Teologia da Prosperidade que eu já ouvi é essa: A Teologia da Prosperidade tem por base a felicidade, o bem-estar, a cura, a solução imediata dos problemas, a realização na área financeira. Essa doutrina incentiva seus adeptos a buscar a paz mediante a aquisição financeira. Diz que se você é pobre, tem que ser rico, se tem carro velho deve trocar pelo novo, se é empregado tem que ser patrão. Alega que essa mudança financeira proporciona a verdadeira paz.  ¹

"... Cristo Jesus, ... ele é a nossa paz... " - Efésios 2.13-14.

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." -  1 Coríntios 15.19.

Não sou contra o desejo de quem queira melhorar de vida, que goste de viver com dignidade, e não penso que este desejo seja errado. Mas, é preciso dizer que as pessoas que vão às igrejas com objetivos apenas de enriquecimento são crentes carnais. Não uso o termo "carnal" querendo ofender, atacar... É na intenção de descrever quem ainda precisa crescer mais espiritualmente. A fase carnal é a fase da necessidade do leite espiritual, é a fase do engatinhar...

Eu tenho que confessar que pesquisei e não encontrei um pregador neopentecostal ensinar que o cristão deve ficar de braços cruzados esperando Deus enriquecê-lo, mas já vi muitos pentecostais dizerem que o neopentecostalismo ensina isso. Não tomo partido de um ou outro lado, comento apenas porque tenho compromisso com a Verdade. (Quem souber o contrário, passe-me a fonte no espaço de comentários desse artigo).

O trabalho gera riqueza. 

Trabalhar é uma ocupação importante na vida de de todos. O trabalho não passou a existir com a queda de Adão, mas antes, bem antes dele mesmo trabalhar no jardim do Éden, aliás, o Éden veio a existir como resultado do trabalho divino. Ver: Trabalho - maldição ou bênção de Deus? Nesta abordagem, escrita neste blog em Maio de 2008, lembro que o livro de Gênesis começa com o Criador trabalhando.

O rico que não tem Cristo como Senhor em seu coração não é, biblicamente, próspero.

A prosperidade divina é mais do que acúmulo de riquezas. Ser próspero é estar completo, no plano físico, na alma e no espírito. A prosperidade do Senhor é a salvação, que abrange o ser humano no corpo, nas esferas da psiquê e na área espiritual.
.
Os termos bênção, paz e salvação significam prosperidade. Artigo relativos:



E.A.G.
.
1 - Paulo Jr. -  http://www.youtube.com/watch?v=L2vmP9dM5ek&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes